Governador fala sobre Praça Paradesportiva em Bauru

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho; deputado estadual, presidente do meu partido, o Pedro Tobias; nosso Carlos Braga, sempre deputado; […]

seg, 19/09/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho; deputado estadual, presidente do meu partido, o Pedro Tobias; nosso Carlos Braga, sempre deputado; a secretária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, professora Linamara Battistella; prefeitos: o Dorival Marzola, o Renato, o Jardel, o Coolidge, o Carlos Gama, o Thiago, o Nenê, o Joãozinho, Maria Helena, Antônio Carlos Vaca, Aderaldo, Heitor Verdú, Abel, Haroldo Pio, o Buchinha, China, Renata Devito, Waldemar Casadei, Boiani, Dr. Helson, José Márcio, Osvaldo Gianti, Odail, Hélio Nascimento, Everton Octaviani, José Quartiero, o Peco, o Zé Antônio… Os ex-prefeitos: O Peco, o José Antônio Marise, o Amarildo Fernandes. O coordenador de ensino do interior, o professor Rubens; diretor regional do DER, o Dr. Denis; diretor-executivo do Hospital Estadual de Bauru, o Dr. Antero; Eduardo Janone, coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Dra. Olga, a presidente da APAE, nossa querida D. Olga Bicudo; Braz Albertini, presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura; Mizael Conrado, vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro; Fábio Manfrinato, o Fabio, pentacampeão mundial de luta de braço e um dos idealizadores dessa praça; Ana Tércia Soares, atleta velocista; o João Bidu, presidente da Sorri; atletas e paratletas, Emerson Crivelli, Priscila, que fizeram aqui esse belo projeto, parabéns; vereador Marcelo Borges, vice-prefeito, secretários, pastor Varme de Oliveira, coronel Pedro Lamoso.

É uma alegria vir com a Lu, minha esposa, aqui a Bauru entregar esta obra tão importante. É uma grande alegria, nós estamos na semana dos direitos da pessoa com deficiência, exatamente na semana. Sábado inauguramos uma unidade moderníssima da Rede Lucy Montoro em São José dos Campos. Hoje cedo, inauguramos duas unidades da AACD em São Paulo, uma na zona norte e outra na zona sul, e agora a tarde aqui em Bauru estamos entregando esta praça que talvez seja, em São Paulo é a única, talvez seja uma das únicas do Brasil. Uma praça esportiva para todos, para pessoas com deficiência ou não e para todas as idades, um belíssimo projeto arquitetônico de inclusão que Bauru dá um exemplo para o Brasil. Isso é saúde, que é importante para todo mundo. Fazer ginástica, fazer esporte, para ter saúde física e mental. Então importância cultural, importante. É inclusiva, todos juntos. Não tem separação, segregação. Um estímulo aos atletas. Nós vamos ter, daqui a pouco, Olimpíadas no Brasil. E nós queremos brilhar na Paraolimpíada e nas Olimpíadas. Então, queria dar os parabéns aqui a Bauru.

Nós estamos também entregando hoje uma vicinal de 5 km que foi recuperada e uma escola nova, no bairro… É a Escola Estadual Guia Lopes. Que bairro que fica? Vila Dutra. Uma nova escola aqui pra cidade. Estamos fazendo mais uma escola na Pousada da Esperança, residencial Nova Bauru, e três reformas. E hoje, dia 19, aqui tem ETEC, aqui tem FATEC, e hoje estão começando os cursos do Via Rápida. Dois cursos: motorista de carga, 30 vagas; e logística básica, 30 vagas. E no dia 30 começam mais quatro cursos: mecânico de automóveis, 32 vagas; confeiteiro, 32 vagas; informática, 32 vagas; e uma outra de mecânica. Cursos que quem estiver desempregado recebe uma bolsa de R$ 330,00 para fazer o curso, para não deixar ninguém para trás. A FATEC é faculdade, precisa ter o Ensino Médio completo. A ETEC, tem que fazer o vestibulinho, o Via Rápida para o Emprego não tem limite de idade, não tem vestibular, é curso de 80 horas, 100 horas, 200 horas, voltado para o mercado de trabalho da região, e quem estiver desempregado e não estiver recebendo Seguro Desemprego, recebe uma bolsa para poder estudar.

Nós temos também aqui na região… Não é isso, Linamara? A unidade da Lucy Montoro em Jaú e vamos fazer ao lado da Associação da Pessoa com Deficiência todo o complexo aquático das piscinas lá em Lençóis Paulista. Então, a gente fica muito feliz, trazer os parabéns, aliás, Bauru é uma cidade singular, porque aqui nós temos cinco hospitais do estado aqui, em Bauru. O Centrinho vai ter uma grande… Um hospital novo praticamente, questão de dias já está funcionando, e estamos assumindo, através da faculdade de medicina, a maternidade até o dia 30 de setembro, até o fim do ano assumimos o Hospital… Associação Hospitalar que é outra entidade, o Hospital de Base. Temos o Hospital Regional, temos o Souza Lima que é uma referência internacional, então é uma cidade que é um grande centro universitário e um grande centro na área da saúde e da inclusão da pessoa humana. E saúde dá muito emprego esse é um setor altamente empregador, mão-de-obra intensiva, o Hospital Regional quantos funcionários tem? Deve ter 1.500, né, o hospital e serviços de saúde têm alta empregabilidade.

Mas, nós queremos é deixar um grande abraço, dar os parabéns a Bauru. Resolvemos também… Resolvemos também, o problema da Santa Casa de Lins… Está aqui o prefeito Casadei, o grande prefeito de Lins, fizemos lá um entendimento e o estado vai apoiar também, enfim, não a nada mais importante do que cuidar das pessoas, do que dar oportunidade para as pessoas e do que atender a nossa comunidade. Queria cumprimentar o prefeito, o Rodrigo, que é um grande parceiro, cumprimentar o Pedro Tobias, vocês têm o melhor deputado do Brasil, aqui em Bauru. Cumprimentar a professora Linamara Battistella, Linamara… Linamara não é fraca, não, viu. Diz que o Dr. Kalil, o cardiologista lá do Incor, ele toda hora diz que é médico… Era do presidente, do Lula, agora da presidenta, da Dilma, e ele fica todo “importantão”, porque é médico presidente. Então, eu falei:  “Ó Kalil, quem está com tudo é a Linamara, você é médico de presidente, mas a Linamara é médica do rei, porque ela é médica do Roberto Carlos, né?” Mas o mais importante, ela faz a sua profissão para todos, para todos, para todos, e aí está a Rede Lucy Montoro para atender com excelência, com qualidade a todo mundo que precisa. E queria dizer da alegria de vir com a melhor parte da minha família, que é a Lu, nós daqui estamos indo a Belo Horizonte, e trazer os parabéns a toda população aqui de Bauru, parabéns a vocês.