Governador fala sobre homenagem da FHORESP e CNtur

Governador Geraldo Alckmin: Muito boa tarde a todas e a todos. Agradecer a honra da homenagem, muito obrigado, e da presença de cada um de vocês. Deputado Márcio França, nosso […]

qui, 09/02/2012 - 19h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Muito boa tarde a todas e a todos. Agradecer a honra da homenagem, muito obrigado, e da presença de cada um de vocês. Deputado Márcio França, nosso secretário de Estado de Turismo; deputados estaduais: Célia Leão, que preside à frente parlamentar do Turismo; deputado Cauê Macris; Nelson de Abreu Pinto, presidente da CNTur – Confederação Nacional do Turismo e da Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo; secretário Castelo Branco; Michel Tuma Ness, preside a Fenactur; Rogério Vieira, presidente da Fernec – Empresa de Refeições Coletivas; Tarcísio Schmidt, Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina, em nome de quem quero cumprimentar todos que vieram do estado, os irmãos; Mário Beni, presidente da CNTur; Centur – Conselho de Entidades Nacionais do Turismo, da CNTur; Jarbas Favoretto, presidente do Conselho Estadual da CNTur; Sandra Campos, presidente da Federação Sindical dos Trabalhadores Cooperados do Estado de São Paulo; representantes de entidades, associações, sindicatos, lideranças do setor, amigas e amigos.

Fiquei muito feliz, Nelson. Primeiro de revê-lo, e rever aqui os amigos. Essa é a parte boa da política, a gente rever amigos antigos e faz amigos novos. Então, ficamos muito felizes aqui, de estarmos juntos. E, depois, de um setor que é o motor do emprego e da renda, da distribuição da renda, da geração de oportunidade de trabalho, de riqueza, muitas pequenas empresas, mão de obra intensiva, extremamente. Hoje, pela manhã, dizia aqui o secretário, deputado Márcio França; nós fizemos aqui um seminário sobre as cidades-base da Copa do Mundo. São Paulo vai sediar a abertura da Copa do Mundo, 2014, e sete jogos; e as 32 seleções vão escolher onde é que elas vão ficar. Então, nós estamos disputando receber as seleções. Nós temos 40 cidades que estão preparadas, porque quem escolhe é a própria seleção; então a seleção da Inglaterra vai dizer para onde ela vai, da Alemanha, o mundo todo. É preciso, então, ter infraestrutura hoteleira: restaurantes, hospedagem, esportiva; no mínimo, dois campos de futebol oficial, salas de ginástica, parte esportiva, piscina, proximidade de aeroporto. E o Felipão veio aqui e relatou a experiência nacional e internacional, dando as dicas para os prefeitos, secretários das várias cidades de São Paulo, como a gente conseguir conquistar as seleções, para a seleção ficar uma em uma cidade, outra em outra cidade e assim por diante. Então foi uma alegria hoje. A manhã inteira foi sobre turismo, e nós inclusive lançamos, nós temos uma Agência de Fomento que é a Nossa Caixa Desenvolvimento, e lançamos um programa de financiamento para apoiar essas cidades-base, seja para a iniciativa privada, empresas, seja para os próprios municípios. 2% de juros ao no e o IPC pago pelo Governo, ou seja, é juros negativo, porque ele é abaixo da inflação. Lançamos um grande programa e somos grandes concorrentes para receber um grande número de seleções pela infraestrutura de São Paulo, logística, autoestradas, aeroportos, centros esportivos, rede hoteleira, não é? Gastronomia de São Paulo. As seleções já começam a visitar as cidades brasileiras para decidir onde elas vão ter o seu centro de treinamento e vão se hospedar. Ele relatou varias experiências internacionais, deu muitas sugestões, muito boas.

Agora, a ultima audiência, até peço desculpas pelo involuntário atraso, eu estava com o Cardeal Dom Raymundo Damasceno, que veio convidar para sábado, vai inaugurar em Aparecida um grande centro de eventos lá em Aparecia. E me dizia Dom Damasceno, que o ano passado Aparecida que é uma cidade de 40 mil habitantes recebeu 10,8 milhões de romenos, olha o que é o turismo. É o segundo centro de peregrinação religiosa do mundo, só fica atrás da Basílica de São Pedro, no Vaticano, segundo do mundo. E está crescendo 700 mil a mais por ano, ele acha que esse ano passa de 11,5 milhões, uma coisa impressionante. Então, quero dizer da nossa parceria, Nelson de Abreu Pinto, com um setor da importância que tem o turismo, por isso eu que sou muito contrario a ficar criando esse negocio de secretaria e tal, extingui algumas secretarias para poder ter uma secretaria só para o turismo, e o Nelson já deixou lá dentro vários pleitos. Como tinha um prefeito amigo meu nós estávamos em Sorocaba, todo mundo ia falando, aí chegou a vez daquele prefeito, aí eu falei: “Não Doutor, comigo só no funcionário”. Mas ele quietinho lá já… O Mário Covas reduziu o ICMS, não é? Depois eu reduzi de novo, tivemos duas reduções. Eu já vou passar o documento do Márcio França que vai verificar com o Dr. Calabi, a Fazenda sempre dura, não é? Esse pessoal da Fazenda é danado, não é? Na Bíblia, conta que Jesus quando em Jerusalém, Zaqueu que era muito pequenininho, subiu em um sicômoro – uma árvore – para ver Jesus passar, e Jesus olhou e falou: “Zaqueu desce, convém que eu fique hoje na tua casa”. E aquilo um escândalo porque Zaqueu era arrecadador de impostos, não é? Má fama, não é? Péssima fama, então foi um escândalo danado. Mas nós vamos fazer um trabalho lá na questão fiscal, e depois na qualificação profissional.

Vocês já estão convidados na antiga Cracolândia, na Nova Luz, nós vamos inaugurar em 120 dias o maior centro de qualificação profissional das Etecs e Fatecs. Nós estamos levando para o centro, para Nova Luz, toda a estrutura do Centro Paula Souza de Etecs e Fatecs, a direção da entidade, centro de qualificação de professores, também todinho lá, e os cursos todos votados à vocação terciária da metrópole. Técnicos em bares e restaurantes, técnicos em cozinha, técnicos em eventos, técnicos em hospitalidades, tem uma sequência em cursos, todos eles voltados… Começam a funcionar as aulas em agosto agora no meio do ano. Que deve inaugurar em junho ou julho e vai funcionar de manhã, de tarde e de noite. Inclusive, vai ajudar a revitalizar essa região do centro, porque tendo aluno, professor de noite, funcionário, movimento ajuda a revitalizar a região central.

Criamos também cursos rápidos, Nelson, chamado “Via Rápida para o Emprego”, curso de 80 horas, 100 horas, não precisa fazer vestibular, e nós pagamos para quem está desempregado.  Quem está desempregado e não recebe o seguro desemprego ganha R$ 330 de bolsa para poder se dedicar ao curso. Então, chapeiro, pizzaiolo, confeiteiro, padeiro, todas as áreas. Como também a área de hospitalidade, imagem pessoal, cabelereiro, manicure, costureira, piloteira, modelista, enfim, cursos industriais também, soldador, enfim, uma área grande.

Mas, eu quero dizer da alegria de recebê-los, convidar para um cafezinho, agradecer o Nelson de Abreu Pinto. O Mário Covas não era de muitos elogios, ele era muito fechadão. Um dia nós entramos aqui no gabinete e a Dona Ana, que era secretaria, falou: “Nossa governador, o senhor está bem humorado hoje!”. Olhou assim para ela, então, falou: “Não conte para ninguém!”. Mas ele elogiava muito o Nelson. E o Mário Covas era de poucos elogios. O Nelson de Abreu Pinto é tão identificado com o setor que pode incorporar Nelson ‘Turismo’ de Abreu Pinto. Muito obrigado a todos!