Governador fala sobre Compromisso pela Educação

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos. Uma grande alegria estarmos juntos aqui celebrando esse compromisso pela Educação de São Paulo, cumprimentar o nosso Secretário […]

sex, 02/12/2011 - 15h52 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos. Uma grande alegria estarmos juntos aqui celebrando esse compromisso pela Educação de São Paulo, cumprimentar o nosso Secretário da Educação, Sr. Herman Voorward, sua esposa, a Tânia, que nos alegra aqui com sua presença; os nossos Secretario do Estado Davi Zaia, Coronel Ademir Gervásio; Deputado Beto Trípoli, aqui representando o Poder Legislativo; o reitor da UNESP Júlio Cézar Durigan; Hubert Alquéres, presidente do Conselho Estadual de Educação; Nina Ranieri vice-presidente; o Jair Ribeiro, coordenador da Associação Parceiros da Educação; Ana Maria Diniz, vice-presidente; todos os parceiros, parceiras, muito obrigado. Professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza; Antonio Carlos Pannuzio, presidente do Memorial da América Latina; Telma Zorn, pró reitora de graduação da USP; Professor Flávio Fava de Moraes, presidente da Fundação Faculdade de Medicina; coordenadora do Programa Compromisso de São Paulo pela Educação, que o Jair Ribeiro diz que é um dínamo, a Valéria Souza; diretores, professores, alunos, pais de todos alunos. Quero dizer da… Cunha Júnior, muito obrigado.

Dizer da alegria de nos encontrarmos aqui para celebrar esse compromisso. E está clara a importância da participação dos pais. Acho que esse binômio: escola e pais, ele é fundamental, a gente fortalecer esses laços. Depoimentos bonitos, não é, de professores dizendo que quando os pais se interessam, querem saber com o aluno foi na escola, na prova, ver o caderno, a lição, o quanto isso tem de emulação. Esse binômio é inseparável, não é? Educação de educo, do latim, é como se conduzir em sociedade. Há pessoas que são muito instruídas, mas pouco educadas. Há pessoas pouco instruídas, mas muito educadas.

Esse é um binômio importante dos pais, aliás, se nós verificarmos casos às vezes graves, né, que a gente vê na televisão: assassinatos, crimes muito violentos, a gente vai verificar que muitos são traumas da primeira infância; crianças que passaram por grandes traumas na primeira infância ficam uma cicatriz no cérebro. É como se a gente tivesse um acidente de carro, cortar a mão fica uma cicatriz, né? Se vai ser operado, uma penectomia, fica lá uma cicatriz, também fica uma cicatriz no cérebro desses traumas às vezes. Então, a importância dos pais junto com a escola, o afeta das crianças, a presença dos pais, da família! E eu quero aqui destacar, fico feliz de ver aqui os pais, e da gente através da escola da família e de outros instrumentos, aproximarmos, trazermos mais os pais pra dentro da escola.

Depois a participação da sociedade civil, eu acho que o compromisso pela educação, ele não é de governo, os governos passam, ele é de estado! E ele não é do poder público, ele é da sociedade, né? A nação, ela é maior do que o estado, né, a nação, ela é a luta dos que já morreram, ela é a nossa língua, a nossa religião, os nossos costumes, ela transcendem… Ficamos felizes, eu quando me reuni antes do Natal do ano passado, não tinha nem tomado posse com o professor Herman, eu disse a ele, olha vamos trazer esses parceiros para nos ajudarem, e quero aqui agradecer a cada um deles dedicando o seu tempo, pessoas de grande responsabilidade.

Recursos, nós fomos buscar uma parceria importante de consultores internacionais, uma das mais importantes é a Macaense essas consultorias não são baratas, e estão sendo pagas pela iniciativa privada: pessoas físicas, pessoas jurídicas que estão nos ajudando a elaborar o plano e depois a executá-lo, então os parceiros da educação são os melhores parceiros que nós poderíamos ter. A uma enorme participação do Conselho Estadual de Educação com as diretrizes, as grandes normas, dos grandes rumos e disse ao professor Herman, falei ‘professor ouça os professores, ouça a rede, ouça os professores, ouça a rede’, se a gente ouvir, nós vamos errar menos, não é que, nós não vamos errar, mas nós vamos errar menos. E vamos acertar mais.

O Professor Herman fez isso, ele percorreu o Estado, ouvindo, ouvindo, dialogando para poder construir juntos. E anime a Rede. E aí vem a questão primeira do compromisso de São Paulo com a Educação que é a valorização do professor, ou seja, tornar a carreira do magistério, das mais desejadas, admiradas, respeitadas. E essa vai ser uma luta cotidiana nossa no sentido de valorizá-la. Ou seja, escola é professor, não é? O prédio é importante, a tecnologia é importante, tudo ajuda, não tem uma solução só, não é? É um conjunto de coisas que faz a diferença, mas o professor é o centro da questão educacional. Então ficamos extremamente felizes.

E vi aqui ações importantes: as escolas prioritárias. Que é aquela tese: não deixar ninguém para trás. Então, quais são as escolas que tem mais dificuldades? São 1.200, 1.250? Vamos fazer um esforço concentrado.  A residência na área educacional, pedagógica: você trazer os universitários, os recém-formados, para poder nos ajudar também é importante. Os centros de ensino integral, você ter bem preparados, professores com dedicação exclusiva e tempo integral, uma dedicação àquela escola, tornar o Ensino Médio mais atrativo, não é, mais gostoso. Essa arte de ensinar e de aprender mais atrativa, mais fascinante. A cultura na educação, o Programa Cultura e Currículo, aliás, dizia aqui aos nossos jovens do Cine Arte 2011, que me convidem lá para uma pontinha que eu quero participar, viu? E o Neymar que se cuide, não é? Mas eu quero é dizer da grande alegria de estarmos juntos aí celebrando um grande compromisso. Bom trabalho.