Governador entrega obras viárias na região de Prudente

Osvaldo Cruz, 27 de setembro de 2009

dom, 27/09/2009 - 16h10 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todas e a todos, e agradecer a esta recepção calorosa. Calorosa pelo afeto das pessoas e calorosa pela temperatura. Eu estava até perguntando para o prefeito se ele tem um suéter, porque aqui eu nunca vi fazer frio aqui. Nunca. Em São Paulo (hoje) está friozinho…

Mas queria cumprimentar o nosso prefeito (de Osvaldo Cruz) Valter (Luiz Martins); queria cumprimentar os deputados estaduais Mauro Bragato, Reinaldo Alguz, (Vinicius) Camarinha; nosso secretário de Estado dos Transportes, o Mauro Arce. Queria cumprimentar também o presidente da Câmara Municipal (de Osvaldo Cruz), o Paulo Roberto (Benício); o Luiz Antônio (Gumiero), que é o vice-prefeito (de Osvaldo Cruz); os deputados federais que nos falaram aqui, o Édson Aparecido e o Abelardo Camarinha; e 25 prefeitos que estão aqui presentes, de Salmourão, Inúbia Paulista, Tupã, Rinópolis, Arco-Íris, Pacaembu, Mariápolis, Iacri, Guararapes, Flórida Paulista, Pracinha, Quintana, Herculândia, Adamantina, Sagres, Santópolis do Aguapeí, Piracatu; Luiziânia, Bastos, Parapuã, Alto Alegre, Lucélia, Rubiácea, Clementina. Queria saudar também as crianças, os jovens e professores aqui presentes, representantes das associações e entidades, grupos da terceira idade e os escoteiros aqui.

Nós estamos aqui hoje num dia bom, que é um dia de entrega de obras. São, de investimentos, 108,4 milhões de reais, de obras aqui nesta região. Estamos entregando 157 quilômetros, obras realizadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo). Aqui são oito acessos, 27 quilômetros, aos Municípios de Parapuã, Osvaldo Cruz – Osvaldo Cruz são 2, Parapuã também são 2 – Inúbia Paulista, Lucélia, Flórida Paulista e Salmourão. Cinco estradas vicinais em Flórida Paulista, em Lucélia, em Mariápolis, em Parapuã, em Sagres e Inúbia Paulista. E obras de recuperação da SP-294, ligando os Municípios de Iacri e Osvaldo Cruz, e Osvaldo Cruz à Adamantina. Isso, na verdade, é uma continuação da Bauru-Marília, uma obra de grande porte que nós fizemos. Aqui tem também empréstimos do Banco Interamericano (de Desenvolvimento) tomados pelo Governo (do Estado). E as vicinais fazem parte do nosso grande programa de estradas vicinais, que para São Paulo vai entregar como novos 12 mil quilômetros.

E como resumiu muito bem o Mauro Bragato: nesta região mais ampla, entre o que nós investimos, estamos investindo e o que investiremos até o ano que vem, serão 1 bilhão de reais – que a gente sabe que é um gasto bem feito, porque vem para uma região que sabe aproveitar, sabe se desenvolver, sabe gerar empregos. O interior de São Paulo, aliás, é um exemplo para o Brasil. É a região mais desenvolvida do nosso País. Os problemas sociais principais de São Paulo estão na Grande São Paulo, que tem a metade da população (do Estado). No interior, muitos e muitos Municípios têm padrão de indicadores sociais parecidos com os de países desenvolvidos, graças à qualidade das administrações, mas especialmente à sua gente, à gente do interior, inclusive na área científica. Outro dia eu estava vendo: 75% dos projetos de inovação apresentados na Fapesp, no Fundo de Amparo à Pesquisa (do Estado) de São Paulo, 75% são do interior de São Paulo. É incrível, realmente.
Por isso, nós estamos fazendo também o maior programa da história em Ensino Técnico e Ensino Tecnológico. Faculdades de Tecnologia que formam tecnólogos e Escolas Técnicas que formam gente que acaba de sair da adolescência, ainda está no Ensino Médio, dando uma profissão, com emprego, porque a empregabilidade é muito alta – isso, junto com a infraestrutura. É esta combinação que nós estamos fazendo, extensiva para o saneamento. Nós já temos umas 120 cidades do interior com 100% de coleta e tratamento de esgoto, que também é padrão de países desenvolvidos.

Na Saúde, eu vim agora de (Presidente) Prudente, eu disse que ia fazer e nós fizemos um Hospital Regional em Prudente. Junto do hospital vamos ter um Ambulatório Médico de Especialidades, um AME, que vai atender consultas, milhares de consultas, por especialidades. Tem até acupuntura e exames. São consultas e exames médicos. E agora vamos fazer um outro AME, além do que tem em Prudente, ou melhor, já fizemos em Dracena, e vamos fazer outros aqui na região.

Outra coisa importante: em Marília nós estamos construindo uma unidade da Rede Lucy Montoro de Reabilitação. Os deficientes físicos em São Paulo são mais de 4 milhões e é hora de fazer políticas públicas para a recuperação deles, para que tenham mobilidade. Já inauguramos um (centro de reabilitação) em São Paulo, que é um espetáculo, a primeira unidade, lá em Santo Amaro. Estamos construindo outro em São Paulo, outro em Campinas, aqui em Marília – uma rede por todo o Estado de São Paulo. É Saúde, portanto. É Ensino Técnico. É Ensino Tecnológico. São estradas. É o desenvolvimento. E a gente sabe que gastar no interior de São Paulo rende. Essa é que é a verdade.

Apesar da crise, que fez cair receita por todo o lado, inclusive em São Paulo, nós estamos mantendo os investimentos no Estado. Vinte bilhões de reais neste ano. Vinte bilhões de reais. Não diminuímos um centavo. Além de todas essas obras no interior, o (Trecho Sul do) Rodoanel (Mário Covas), que interessa muito ao interior, porque hoje todo caminhão que vai daqui para Santos tem que passar dentro da cidade de São Paulo, o que é um absurdo. Agora, com o Trecho Sul, vai por fora. E o sistema de transportes metropolitanos na Grande São Paulo, que está tornando inviável andar dentro da cidade se não tiver mais Metrô, se não tiver mais CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Não é só na cidade, não. Em toda a região da Grande São Paulo.

Na Baixada Santista (está sendo realizado) o maior programa de Saneamento do Brasil, programa Onda Limpa, que vai tornar todas as praias despoluídas, do Litoral Sul e do Litoral Norte – que também todos nós usamos. Portanto, estamos trabalhando muito, trabalhando por São Paulo. Não fazemos discriminação partidária. Nenhum prefeito precisa apresentar carteirinha para receber obras. Eu estava com o prefeito de Presidente Prudente há pouco e perguntei para ele no carro: “De que partido você é?” É… eu nem sabia de que partido era. Isso não é que eu sou desligado – é que no trabalho de Governo a gente não fica olhando. Nós olhamos é o interesse da população, é o interesse público.

Enfim, temos uma grande responsabilidade. O interior tem para com o Estado de São Paulo, e o Estado de São Paulo tem para com o Brasil. Vamos lembrar que uns 45% da receita que o Governo Federal tem de impostos ou contribuições… Tudo o que é imposto, na verdade tributo, sai do Estado de São Paulo, sai daqui. Quer dizer… a gente, do ponto de vista fiscal, tem uma importância enorme não só para nós, mas para o Brasil. Aliás, falando em fiscal, eu há pouco, em Presidente Prudente, em uma entrevista, me lembraram da Nota Fiscal Paulista, que é uma coisa que está funcionando bem. Me lembraram da campanha de defesa da Saúde através da Lei Antifumo, de não permitir fumar em ambientes coletivos, que não é para perseguir fumantes não. Se eu estivesse atrás de política populista não faria isso, porque populista não quer descontentar ninguém. Mas o fato é que… Olha, é mais de 95% da população que aprova o nosso programa. Inclusive, mais de 80% dos fumantes querem que quem não fuma não seja obrigado a tragar fumaça de quem fuma. Além de que diminui também a oportunidade para o fumante. No final do dia eles terão fumado menos, vão ter a saúde menos danificada. Morrem 200 mil pessoas por ano no Brasil por causa do cigarro, e 7 por dia de gente que não fuma, só por tragar cigarro – garçons, DJs, não é? Esses disc jockeys que ficam em discotecas, que são obrigados a ficar tragando. Por isso, aliás, é que os garçons nos apóiam.

Portanto, com muita clareza, nós estamos governando São Paulo pelo bem do nosso Estado e pelo bem do nosso País. Contamos muito com vocês, porque a gente governa em parceria. E quero que vocês saibam que contem muito com o Governo, com os nossos secretários e comigo pessoalmente. Podem contar com nosso esforço e com nosso trabalho. E podem contar também com os deputados, que nos ajudam muito. Em Brasília, o Camarinha, o Édson Aparecido. Aqui em São Paulo, o Vinícius, o Alguz, o Bragato. Ontem, ou anteontem aprovaram um projeto fundamental. É muito complicado explicar, mas os recebíveis vão trazer recursos para o Estado manter os seus investimentos – e a Assembléia tem cooperado conosco nesse trabalho.

Muito obrigado a todos!