Governador entrega medalhas no Butantan

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 31, em São Paulo

qui, 31/07/2008 - 19h30 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou na tarde desta quinta-feira, 31, na zona oeste da capital, a medalha Instituto Butantan, na sede do instituto, ao médico Masato Tashiro e ao diretor da JICA (Japan International Cooperation Agency) no Brasil, Masahiro Kobayashi. A honraria é concedida a personalidades com importante atuação nas áreas de ciências biomédicas e foi entregue durante o simpósio “Inovações em Imunobiológicos e Toxinas Animais”. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas, queria inicialmente dizer as minhas desculpas pelo grande atraso que ocorreu o falecimento de uma pessoa muito próxima minha e eu senti necessidade de comparecer ao velório antes do enterro. Queria cumprimentar o secretário Barradas, o Otávio Mercadante, que é diretor do instituto, o professor Isaías Hall, presidente da Fundação Butantan. O Otávio foi chefe de gabinete durante a minha gestão no Ministério da Saúde e o professor Isaías um dos meus gurus em exercício do mandato, do cargo. Queria cumprimentar o Masahiro Kobayashi, que hoje condecoramos que é diretor geral da JICA – Japan International Cooperation Agency No Brasil e o Masato Tashiro, chefe de laboratórios da Organização Mundial da Saúde no Japão. Os cientistas da Organização Mundial da Saúde, do CDC dos Estados Unidos e do Japão, pesquisadores e docentes de universidade, funcionários do Instituto Butantan, enfim, a todos e a todas.

         Queria registrar a minha satisfação de vir novamente aqui hoje para estas homenagens de reconhecimento a pessoas ou instituições importantes para o Instituto Butantan, para São Paulo e para o sistema de saúde no nosso país. Através de cooperação como faz a JICA, que permite o intercambio intenso de pesquisadores do Brasil e do Japão ou pelo reconhecimento direto do trabalho aqui realizado pelos nossos dois homenageados diretamente, nas pesquisas, inclusive da Influeza Aviária e o Butantan, não canso de repetir É uma instituição que orgulha o Estado de São Paulo. São 15 soros, oito tipos de vacinas e agora vai ter uma fábrica de hemoderivados, inclusive, única do mundo, pelo aproveitamento de todas as proteínas do plasma.

Nesse sentido, para mim sempre é uma garantia, porque o Butantan faz as coisa bem e elas dão certo. Às vezes, a gente faz uma coisa bem e não dá certo. Às vezes, faz mal e dá certo. No caso do Butantan, faz bem de dá certo. Portanto, para mim, sempre é um motivo de certeza de que os recursos aqui aplicados vão ter uma produtividade muito grande na área da saúde e fazem muito bem ao lado social e econômico no nosso país.

Aliás, em grande medida, pensando no Butantan é que nós promovemos, no anos passado, a reestruturação da carreira de pesquisador, não é, possibilitando uma melhora de remunerações. Está longe do ideal, mas substancial em relação à condição anterior. Eu sempre tive em mente quando tomamos essa decisão as condições, aqui, do Instituto. De excelência daqui e da dedicação dos pesquisadores à causa da saúde no nosso país. Insisto. Com excelência, com qualidade, com responsabilidade.

É uma instituição pública, no sentido mais correto desse termo, porque aqui não há a utilização do público em benefício do privado. É em benefício social e isto acontece em todas as questões, inclusive, de natureza administrativa. Eu conheço bem a administração do estado e posso dizer que não há nenhuma instituição mais republicana do que esta. Pode haver algumas que se equiparem, mas nenhuma é mais.

Portanto, quero também, ao lado das duas homenagens que prestamos aqui, homenagear o Instituto e seus dirigentes, o Otávio e o Isaias.

Muito obrigado!