Governador discursa sobre criação do Jardim Metropolitano

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos! Bom dia, querida! Estimado secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Deputado Federal Edson Aparecido; Deputado Estadual Beto Trícoli, […]

sáb, 27/08/2011 - 15h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos! Bom dia, querida! Estimado secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Deputado Federal Edson Aparecido; Deputado Estadual Beto Trícoli, Dr. Rubens Rizek, Secretário de Estado de Meio Ambiente em exercício; Marcos Penido, Secretário-Adjunto da Habitação; Vereador Tião Farias; Vereador Adolfo Quintas, aqui da capital; Dr. Alceu Segamarchi, que dirige o DAEE; Dr. Ricardo Borsari, Diretor de Obras; arquiteto Ruy Ohtake, responsável pelo projeto aqui do Parque Ecológico do Tietê, e agora pelo Jardim Metropolitano, e sua equipe; o Eduardo José Felix, subprefeito aqui da penha; o Edson Cândido… Cadê o Edson? Vem aqui, Edson, vem aqui. Que é o nosso diretor aqui do Parque Ecológico do Tietê; usuários aqui do parque; esportistas; lideranças aqui da comunidade; associações, entidades de classe; vejo aqui o Dr. Júlio, amigo muito querido. Estava conosco, eu desci lá no Centro de Treinamento da Portuguesa, estava conosco o presidente da Portuguesa, que é o grande time; não é o primeiro, né? O primeiro é o Santos, mas é um grande time… O primeiro é o peixe, né? Mas dizer da alegria de estarmos juntos aqui.

Olha, nós temos duas tarefas aqui, não é? Primeiro, a importância do parque. O Beto Trícoli foi prefeito, grande prefeito de Atibaia, Deputado Estadual, defensor do meio ambiente… O parque é de todos. Se a gente imaginar, toda a cidade tem uma área de uso comum que todo mundo gosta e frequenta. Então, ele não é propriedade de alguém, e não é pra dar lucro. O parque é um ponto de encontro, de convivência. Eu morei uns anos, quando era deputado, em Brasília, então, ia com meus filhos, com a Lu, no parque da cidade. Você frequenta o parque. Aqui em São Paulo, quem está mais próximo lá, tem o Parque do Ibirapuera. Em Pindamonhangaba, minha cidade natal, o Bosque da Princesa, um lugar muito bonito; Nova York, o Central Park; e nessa região, que é do tamanho do Uruguai, que é a zona leste aqui da grande São Paulo, o Parque Ecológico do Tietê.

Então, eu queria dizer duas palavras: A primeira nós, lá atrás, demos uma revisão aqui no Parque Ecológico, e ele melhorou bastante, e vem melhorando ano a ano. Mas acho que nós devemos fazer uma segunda, Rui Otávio, um segundo avanço aqui no parque. Então, cadê o diretor do parque aqui, o Edson? Viu Alceu? Dá um pulinho aqui. Superintendente do DAEE, o parque é ligado aqui ao DAEE, e o Édson é o diretor. Nós temos duas tarefas aqui; uma tarefa essa do dia a dia, pequenos reparos: banheiro, telhado, piso, calçada, pequenos reparos; dar uma arrumada rápida, além, óbvio, de limpeza e tudo mais. E uma segunda, pra gente fazer uma cosia bem feita, viu? A gente podia, por exemplo, o pessoal quer integrar mais essa atividade esportiva. Então, a gente poderia fazer um projeto pra poder… Nós temos aqui piscina, temos aqui academias, temos aqui ciclovia, temos aqui várias atividades esportivas. Então, a gente podia fazer um projeto de reunir tudo isso num centro olímpico, enfim, ter aqui uma atividade integrada na área esportiva. A mesma coisa… O pessoal diz que, quando chove, tem dificuldade aqui, porque não tem local coberto. Então, de repente, eu tô vendo ali que estão sendo feitos uns quiosques, que é de alimentação. De repente, a gente poderia cobrir, bolar um projeto bonito aí de cobertura pras pessoas poderem ficar no local que seja coberto, protegendo do sol e protegendo, também, da chuva. Mas, principalmente, dar uma geral. Daqui a uns meses nós vamos voltar aqui… Eu nomeei aqui, informalmente, a Felícia. Ela tá aí? E o Vicente, dois usuários aí como ouvidores aqui. Então, dei até meu telefone pra eles: Olha, reclamação, liga lá.  Viu? E eu passo pra você, hein? Então, nós vamos dar um geral aqui no parque.

A outra… A outra é o seguinte, o rio Tietê, toda cidade, o mais importante é o rio. A cidade nasce em torno do rio; o rio é o fator de indutor do desenvolvimento. Pega Piracicaba, é o Rio Piracicaba, não é isso? Pega Paris, é o rio Senna; pegar Londres, é o rio Tamisa; se pegar São Paulo, é o rio Tietê, e nós precisamos recuperar o Tietê. Então, são dois tipos de recuperação, uma é limpeza, é tratar esgoto sanitário, e estamos tratando. Eu acho que a gente já vê uma luz no fim do túnel. A mancha que estava lá em Barra Bonita, ela retrocedeu 120 km. Então, é continuar esse trabalho, que nós vamos limpando; e limpeza das cidades, plástico, papel, pneu, acaba tudo dentro do rio. E aqui, a primeira boa notícia é que nós estamos fazendo uma grande obra de dragagem e limpeza, e manter o canal totalmente limpo do Pinheiros, do Tietê, e aqui do Parque Ecológico, a chamada circunvalação… Circunvalação. Então, limpar o rio, dragar o rio, manter o rio não se é problema, mas o rio ser um ponto importante da cidade. A outra é a margem do rio; então, o que é que nós estamos lançamento, hoje, aqui? Cadê o Edson? A Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano; estamos lançando um jardim metropolitano. Ele sai lá de Guarulhos, São Paulo, com um entroncamento… O maior aeroporto do Brasil é o aeroporto de Cumbica, é o maior aeroporto brasileiro. Então, de lá, tem um entroncamento do acesso do aeroporto com a Ayrton Senna, até a barragem da penha, nós vamos fazer 15 km de jardim. Da beira da autopista, 50 metros pra dentro de profundidade; 1.050 árvores da Mata Atlântica, grande árvores da Mata Atlântica. Estamos resgatando a flora aqui da região; 2.600… Aliás, duzentos… Deixa eu dar o número … quantos? 217 mil mudas de espécies da flora da Mata Atlântica. Além da grama, arbustos, flores, e de tal maneira que o ano inteiro vai estar florido e colorido. Flores do verão, que desabrocham no verão. Na primavera, no inverno, no outono, então o ano inteiro vai estar florido e colorido. Recuperando a Mata Atlântica, árvores da Mata Atlântica, 1.050 árvores da Mata Atlântica. Angico, chuva de ouro, macaúba, paineira rosa, mulungu, araribá rosa, rabo de macaco, moréia, pingo de ouro, todas as árvores da Mata Atlântica, 1.050. 217 mil mudas de arbustos e o jardim, grande Jardim Metropolitano, 15 quilômetros, são 350 mil metros quadrados. E de grande permeabilidade. Então ajuda o meio ambiente, e vamos com isso recuperando o parque ecológico, e ao mesmo tempo o Rio Tietê. Mostrando, olha, o Rio Tietê é o mais importante em São Paulo. E este trabalho aí permanente.

Queria agradecer ao professor, Rui Ohtake, grande arquiteto. Nós licitaremos a obra. Quando é que sai o edital? A semana que vem, está publicado o edital? Quanto tempo pra começar? 60 dias. Então começaremos ainda esse ano, então nós estamos no fim de agosto, vamos ver se a gente começa até outubro, no máximo novembro, 12 meses tem que estar inaugurado. Eu tenho certeza que vai se muito importante, e um grande local de visitação, de educação ambiental, de recuperação da flora da região. Recuperar essa Mata Atlântica, que é a mata nativa aqui de São Paulo. Árvores grandes, arbustos, flores, e a vegetação rasteira. Queria saudar também o deputado federal, José Aníbal, secretário de estado de Energia. Cadê o Zé? O deputado federal, José Aníbal, porque a Energia e o Meio Ambiente andam sempre juntos aí. E olha, agradecer aqui o Edson Aparecido, está fazendo aí uma revolução na área metropolitana, grandes e bons projetos metropolitanos. Dr. Alceu, o Ricardo Borsari, a sua equipe. O nosso diretor, Edson Cândido, capricha aí, segura a peteca.

Agradecer ao Rubens Rizek, a área do Meio Ambiente que está aqui representando também o secretário Bruno Covas. Os dois senadores aqui, porque vereador em São Paulo é meio senador, não é? O Adolfo Quintas e o Tião Farias, cumprimentar aqui a todos e agradecer o deputado Tricoli, é com C, o pessoal fala Tripoli, não, Tripoli é o outro, esse aqui é o deputado, é Tricoli, Roberto Tricoli. Ele é do Partido Verde, nosso companheiro lá na Assembleia Legislativa, faz um trabalho muito bonito e nós vamos fazer um grande esforço e vocês são os nossos, o Penido tá aqui, o Secretário da Habitação, nós vamos implantar o parque aqui, o Parque Várzeas do Tietê e a Habitação vai ter um papel importante e vocês são os nossos braços, olhos, coração, tomem conta aqui do parque. Cada quatro, cinco meses, nós vamos vir aqui. Podem reclamar à vontade e se tiver melhorado também pode elogiar o Edson aqui, viu?

Quando eu voltar aqui, nós vamos marcar uma data antes do natal aqui, quando voltar, se tiver reclamação pode ser comigo. Se tiver elogio, elogia aqui o Edson. Grande abraço a todos.