Governador discursa na inauguração do Poupatempo de Sorocaba

Geraldo Alckmin, governador: Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar o governador José Serra, que nos alegra aqui hoje com a sua presença; nosso prefeito anfitrião, prefeito Vitor Lippi; […]

qua, 23/11/2011 - 9h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin, governador: Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar o governador José Serra, que nos alegra aqui hoje com a sua presença; nosso prefeito anfitrião, prefeito Vitor Lippi; vice prefeito José Airton Ribeiro; vereador Martinho Marques, presidente da Câmara Municipal, saudando todos os vereadores; deputado federal Jefferson Campos; deputado federal Antônio Carlos Pannunzio, preside a nossa Fundação Memorial da América Latina; Deputadas, deputada estadual Maria Lúcia Amary; deputado estadual Pastor Carlos César, secretário do estado de Gestão Pública; dona Cibele Franzese, dá um passinho, Cibele. Agora tem uma lei nova que menor de 18 pode ser secretário de Estado, viu? Grande secretária vai fazer um belíssimo trabalho; prefeitos: de Salto de Pirapora, Joel Haddad, estava conosco agora lá em Itu; Mairinque, o Denis; de Campina do Monte Alegre, Zé Dito; Gilmar Gimenes, diretor aqui do Serviço do Cidadão. Ao Cidadão da PRODESP; o Weldon Carlos da Costa, doutor Weldon, diretor do Deinter; coronel Severo, comandante do CPI 7; a Lígia Guerra, administradora do Poupatempo. A Lígia é quem vai comandar aqui o Poupatempo, 161 funcionários, muito bem treinados, qualificados, para atender bem a população. Começa agora, já inicia o trabalho do Poupatempo, com 80% de funcionários mulheres: é o comando das mulheres. Cumprimentar o Osmar Linares Marques, representando o Consórcio Poupatempo Sorocaba, usuários, funcionários, lideranças comunitárias, secretários municipais, companheiro Decarlos, amigas e amigos. 

Uma grande alegria. Esse é o Poupatempo número 30, 30º Poupatempo do Estado de São Paulo. Antes, a população daqui ou ia para Guarulhos, ou ia para São Paulo, ou não tinha Poupatempo. Agora este Poupatempo está preparado para atender cinco mil pessoas por dia, e atenderá a cidade e atender a região. Serviço Público de qualidade, rápido, eficiente. Aqui tem desde instituto de identidade, carteira do trabalho, secretaria de emprego e trabalho, agência do Banco do Brasil, Detran, Correio, todas as secretarias que estão no Poupatempo. Enfim, um serviço de qualidade. Prédio novinho, e foi o Serra, quando governador, quem deu aqui o start. Essa obra custou 3,8 milhões de reais, fizemos o contrato com o consórcio por 60 meses e começa imediatamente a funcionar. Sorocaba, Vitor Lippi, vive um dos seus melhores momentos, é a campeã de investimento; só a fábrica aqui, da Toyota, vem com mais de 12 empresas que participam dessa verdadeira cidade da indústria automobilística; esse corredor da Castelo Branco, da Raposo Tavares, é o que mais hoje, atrai investimento. Nós temos que preparar a região para isso. Temos aqui Etec, as melhores do Estado, Fatec, universidade, Via Rápida para o Emprego e o Parque Tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. Nós vamos duplicar a SP 79, Sorocaba, Itu até Salto, duplicada a rodovia e ciclovia, que Sorocaba é a capital da ciclovia. Nós separamos em dois lotes, o primeiro lote que é o recapeamento até o distrito, bairro do Éden. Do Éden, já assinaremos o contrato a semana que vem, e a duplicação, saindo a licença ambiental da CETESB.

Hoje falei com o Dr. Otávio Cano, e nós imediatamente licitaremos a obra, são mais de 70 milhões de investimento. A gente quer incluir até Salto, vai ficar custeado em quase 100 milhões. A outra obra, muito necessária, é a SP-264 que vai para Salto de Pirapora, e tem um VDM altíssimo e vai ser totalmente duplicada. Nós estamos contratando o projeto executivo da sua duplicação. A outra é a Raposo Tavares que já começou a duplicação, de Araçoiaba da Serra até Itapetininga. Então, nós teremos duplicadas três autoestradas aqui para servir a Sorocaba e a região. O complexo hospitalar de Sorocaba está sendo recuperado o prédio e modernizada a parte tecnológica. Os dez leitos de UTI até dezembro passarão a ser 30 leitos de UTI. Nós estamos contratando, provavelmente, a OS, os Camilianos, para fazer a gestão de toda a área de terapia intensiva. Isso vai atender a região, nos casos de internação intensiva e retaguarda para cirurgia. Às vezes você não pode fazer uma cirurgia maior, pois não tem leito de retaguarda disponível de UTI. E vamos fazer um segundo hospital público e gratuito em Sorocaba. Então, é recuperar o complexo hospitalar, modernizar o complexo hospitalar, ampliar o complexo hospitalar, e o novo hospital na saída para Itapetininga.
Então, será um novo hospital regional de média e alta complexidade240 leitos, que vai atender Sorocaba e a região. Ou seja, nós estamos aqui em uma das cidades que mais crescem no Brasil, mas tem uma diferença: ela cresce preservando a qualidade de vida, não é isso? Todo mundo gostaria de viver em uma cidade grande, que você tenha universidade, emprego, hospital, infraestrutura, mas todo mundo também gostaria de ter a qualidade de vida das cidades menores, pois Sorocaba consegue esse milagre de crescer, ser uma das mais prósperas cidades do Brasil com boa qualidade de vida. Pindamonhangaba que se cuide, né? Mas, agradecer aqui ao Serra, que nos alegra com a sua presença, fez um grande governo em São Paulo, com trabalho honesto, dedicado, um dois mais preparados homens públicos do nosso país. Muito obrigado, Serra, ficamos felizes aqui com a sua presença. Agradecer aos nossos deputados, a Maria Lúcia Amary, uma das melhores deputadas da Assembleia Legislativa de São Paulo; agradecer ao pastor Carlos César, jovem deputado que faz um belíssimo trabalho na Assembleia Legislativa de São Paulo; agradecer ao deputado Jefferson Campos, que representa São Paulo na Câmara Federal lá em Brasília; meu amigo Pannunzio, ex-prefeito, deputado, presidente da nossa Fundação Memorial da América Latina; abraçar aqui também ao Paulo Mendes, que foi prefeito da cidade; José Marinho, nosso presidente da Câmara, um abraço muito afetivo a todos os vereadores; ao Dr. Vitor Lippi, um grande prefeito do desenvolvimento.
O Papa Paulo VI dizia que o desenvolvimento é o novo nome da paz. Não há paz verdadeira onde não há emprego, não há renda, não há oportunidade das pessoas poderem realizar sua vocação, e Sorocaba hoje lidera o desenvolvimento em São Paulo, com novas empresas, gerando emprego, trazendo riqueza, oportunidade para a população. Isso não é por acaso, isso é fruto de muito trabalho, de muita dedicação. Parabéns ao Dr. Vítor Lippi. E agradecer a Cibele, que está assumindo aqui a Secretária de Gestão para gente poder avançar mais ainda. Veja que tudo isso aqui foi a semente, lá atrás, do Mário Covas, que fez o primeiro Poupatempo. Não existiria Poupatempo senão fosse um instrumento, uma ferramenta moderna que é Governo Eletrônico, e-Gov; avanços de gestão, eficiência, tecnologia de informação a serviço da população. Parabéns Sorocaba.