Governador discursa na inauguração das novas instalações da Fatec Itu

Geraldo Alckmin, governador: Bom dia a todos e a todas! Cumprimentar o nosso prefeito anfitrião, prefeito da Estância Turística de Itu, o Herculano Passos Júnior; a Rita Passos, deputada estadual, […]

ter, 22/11/2011 - 9h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin, governador: Bom dia a todos e a todas! Cumprimentar o nosso prefeito anfitrião, prefeito da Estância Turística de Itu, o Herculano Passos Júnior; a Rita Passos, deputada estadual, primeira dama do município; o José Josimar Ribeiro da Costa, vice-prefeito; deputado Paulo Alexandre Barbosa, que é o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; também estou falando aqui em nome do Paulo e da Laura Laganá; a Cibele Francese, que é secretária do Estado de Gestão Pública, novinha, acabou de assumir, menor de idade. Professora Laura Laganá, diretora do nosso Centro Paula Souza; Marcelo Soares da Silva, prefeito do município de Capela do Alto; o José Antônio Queiroz, o vereador de Porto Feliz, coquinho, não é, coquinho, não é isso? A Juliana Augusta Verona, diretora aqui da Fatec; o Atílio Antônio Scalet, diretor da Etec; Martinho di Ciero; a Márcia, a nossa companheira; diretores, professores, funcionários aqui do Paula Souza; alunos, secretários municipais.

Uma alegria virmos hoje a Itu, entregar uma escola e inaugurar uma fábrica, as duas coisas mais importantes – educação e emprego. A Fatec aqui, e nós temos uma bela Etec, aqui ao lado: onze cursos, escola agrícola e dez cursos urbanos. Cursos dos mais modernos, meio ambiente, jardinagem, área industrial, serviços, ensino médio. E agora a Fatec, o prédio também aqui, a prefeitura alugou o prédio, e agora nós o inauguramos. O governador Serra foi quem criou aqui a Fatec, e é para nós uma grande alegria entregarmos essa grande obra. Temos aqui um grande complexo educacional de Ensino Médio, Pós-Médio e Superior, técnico e tecnológico, temos aqui já duas faculdades funcionando, dois cursos que é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Tecnologia da Informação, e já para o vestibular do ano que vem a terceira faculdade, o terceiro curso, que é Mecatrônica Industrial.

Aqui foram investidos praticamente dez milhões, e nós vamos mais ter três milhões de investimentos em laboratórios para os cursos de Mecatrônica. E hoje o que o Brasil mais precisa para se desenvolver é investimento na área tecnológica. Os nossos alunos das Fatec’s são disputados no mercado até mesmo antes da sua formatura, esse bom casamento entre mercado e formação profissional. Hoje tem ainda muita gente desempregada, a gente anda na rua, volta com o bolso cheio de bilhete, ‘o meu filho tá desempregado’, ‘a minha filha da desempregada’, e de outro lado tem 34 mil vagas que não são preenchidas por falta de qualificação. Esse é o melhor investimento que existe. Temos aqui a SP 79, o trecho de Itu pra Salto, está bem adiantado, isso acho que é para fevereiro ou março, que será inaugurado. Duplicação e ciclovia. O trecho de Itu para Sorocaba nós vamos assinar o contrato na semana que vem, o recapeamento do trecho inicial lá do bairro do Éden. E acabei de fazer uma ligação para o presidente da Cetesb liberar a licença ambiental, nós publicaremos agora em dezembro  o edital da obra, uma grande obra, quase 80 milhões de reais, duplicando a SP 79 – Sorocaba Itu, e também com ciclovia.

Então nós vamos ter bela obra aqui pra região. E, aproveitando a viagem, liberamos também os recursos da estância turística. Nós temos 67 estâncias turísticas. Itu é uma das mais bonitas, das mais desenvolvidas, das mais progressistas. Pindamonhangaba que se cuide, não é? E tem direito então aos recursos da estância. Então liberamos aqui mais de R$ 5 milhões para a Avenida Galileu Bicudo, que é a antiga Linha de Trem. Então a cidade vai ganhar aí uma bela avenida, obras importantes pra qualidade de vida da população. Eu quero aqui cumprimentar os nossos professores, funcionários. As Etec’s e as Fatec’s são nosso orgulho. Se existe orgulho justo, esse é um orgulho justo, pelo que São Paulo conquistou em termos de avanço de ensino técnico e tecnológico.

Cumprimentar a Laura, que montou uma belíssima equipe e comanda pelo exemplo. Cumprimentar aqui o Paulo Barbosa, que nos ajuda muito na área de desenvolvimento econômico atraindo empresas, gerando emprego, fortalecendo a formação profissional, e na área de incubadoras de empresas, parques tecnológicos; enfim, uma área importante. Agradecer a deputada Rita Passos, nossa parceira na Assembleia Legislativa de São Paulo em benefício da nossa população. Cumprimentar e agradecer o prefeito, o Herculano, pela boa parceria aqui em Itu. E especialmente um abraço aqui a comunidade por essa conquista importante para cidade, pra região. Essa FATEC vai beneficiar toda a região, não apenas Itu, e especialmente os alunos para os quais se destina a faculdade de tecnologia. Parabéns a todos!