Governador discursa na inauguração da Fatec Victor Civita

Geraldo Alckmin, governador: Bom-dia a todas e a todos. Uma alegria estarmos juntos nessa bela obra, nessa bela inauguração. Cumprimentar o governador Alberto Goldman, o prefeito e nosso anfitrião de […]

qui, 27/10/2011 - 10h45 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin, governador: Bom-dia a todas e a todos. Uma alegria estarmos juntos nessa bela obra, nessa bela inauguração. Cumprimentar o governador Alberto Goldman, o prefeito e nosso anfitrião de São Paulo, Gilberto Kassab; Dr. Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração e diretor editorial do Grupo Abril; deputado Paulo Alexandre Barbosa, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; deputado José Aníbal, secretário de Energia; Márcio White, nosso Secretário de Comunicação. Professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza; deputado Pannunzio que preside a Fundação Memorial da América Latina; Marcos Monteiro que preside UNESP; os vereadores aqui da capital: o Gilson Barreto, o Adolfo Quintas, Floriano Pesaro, Tião Farias, suba aqui Tião. Pela direita, você é de esquerda, mas agora tem que subir pela direita. A Ivanete Bellucci, professora Ivanete, diretora aqui da FATEC Victor Civita. Aliás, essa FATEC, ela tem 100% de acessibilidade. As pessoas com deficiência têm 100% de acessibilidade. Diretores da nossa Paula Souza, professores, funcionários, alunos, amigas e amigos.

A Fatec está nota 10. Essa é a 51ª faculdade de tecnologia. E dizer que nós temos aqui já temos dois cursos: construção e controle de obras. Para ter uma ideia da importância e da necessidade de mercado, o vestibular para a faculdade vai até o dia 08 de novembro. Nós já temos hoje 10 candidatos por vaga. O que mostra a enorme demanda. Nas FATECs, de cada dez pessoas, nove já saem empregadas. Aliás, o nível, a excelência dos cursos é de tal ordem que nós temos aqui universitários; arquitetos, pessoal já de nível superior que veio já fazer aqui a Faculdade de Tecnologia, e isso é essencial, não é?. Nós temos aqui um prédio, como disse o governador Goldman, que ficou parado muito tempo, e com a informatização não há mais necessidade de tantos prédios na área da Fazenda, hoje é tudo quase informatizado, não é? E, aliás, eu ouvi uma boa de um dos grandes empresários da área da aviação falando da tecnologia. Dizem que a tecnologia avançou tanto que hoje piloto de avião, aperta botão, não é? E estão dizendo que foi lançado agora o 787, a viagem inaugural foi anteontem, avião de alta tecnologia. Estão dizendo agora que não precisa mais o copiloto, é um piloto só e um cachorro! E ai falam, por que o cachorro? Não, não deixar o piloto por a mão em nada, não é? É impressionante o avanço da tecnologia.

Não havia mais necessidade de a Secretaria da Fazenda ficar fazendo mais prédio, pois a tecnologia, hoje, você faz o controle de sonegação por encontro de contas, por integração de sistemas. Aqui foi investido R$ 23,5 milhões. São 11.800m² de área construída, 8 andares o prédio, 24 salas de aula, 4 laboratórios, 10 espaços destinados a laboratórios, biblioteca, auditório, estacionamento no subsolo, sanitários adaptados, enfim, um prédio moderníssimo, muito… Aliás, o arquiteto que projetou o prédio é quem também projetou a reforma numa localização estratégica na Radial Leste. Aliás, a acústica é tão boa que a não percebe o barulho da Radial! Daqui a pouco, nós vamos ter mais uma FATEC e a ETEC Itaquera já está em obras. Daqui a pouquinho nós vamos vir com outro perfil, aqui o perfil é construção civil. É obra, não é? E vamos ter também já no vestibular, para o ano que vem, o curso de Transporte Terrestre, área de logística. Também uma área hoje com grande demanda.

Então, agradecer aqui ao esforço grande do Serra, do Goldman, esse pessoal, esses engenheiros da Poli são muito bons, que retomou aqui essa grande obra. É uma obra importante para cidade. Nós temos… Essa é a quinta FATEC – Faculdade de Tecnologia, só na cidade de São Paulo, a sexta vai ser também aqui na Zona Leste, em Itaquera. Nós temos, hoje, entre Ensino Médio e Ensino Técnico 223 mil alunos, e nas FATECs 55 mil. Nós vamos, rapidamente, ultrapassar 300 mil alunos no Ensino Técnico, tecnológico de qualidade, de graça. Este ano, todos os anos, 500 alunos vão para os Estados Unidos, ficam um mês nos Estados Unidos por conta da Paula Souza, do Governo do Estado, a gente ainda dá uma mesada, uma ajuda de custo de US$ 400 para eles poderem se manter melhor, passarem lá os finais de semana e tal. O melhor aluno de cada curso, de cada escola. São 500 alunos e 100 professores que vão estudar.

Enfim, é uma grande alegria. E dizer o seguinte: que foi um belo casamento aqui, porque o patrono tem todos os méritos. O Victor Civita, um homem cosmopolita, nascido em Nova Iorque, brasileiro naturalizado como disse o deputado Paulo Barbosa, e vinculado à educação. Aliás, o Roberto Civita pulou aqui, mas na década de 70 foi o Victor Civita quem fez o primeiro material didático para o antigo Mobral. Como aqui são todos jovens, não lembram do tempo do supletivo, do Mobral, da alfabetização. Depois o Projeto Alfa, projeto revolucionário que acabou não sendo implantado porque o período militar tinha lá as suas diferenças com a Veja. É um projeto revolucionário. Depois criou a Fundação Victor Civita, para ajudar a escola e os professores. A revista Nova Escola, a gestão escolar, as editoras de livros didáticos, o programa Educar para Crescer, o programa Abril Educação. Aliás, quando morreu, o Victor Civita deixou as ações à empresa para os filhos. Mas todos os seus bens pessoais, tudo o que ele tinha de dinheiro, conta bancária, propriedades pessoais, tudo para a Fundação. Ele dizia que se os filhos não pudessem se manter com a empresa, não as merecia. Mas o fato é que eles brilharam, todos brilharam. Mas, esse é o patrono dessa escola, a pessoa que educou pelo seu exemplo de vida. E de outro lado, com uma escola que faz jus ao patrono. Essa FATEC é top. Ela é campeã!

Eu quero deixar aqui um grande abraço para os nossos alunos, nossos calouros, que, eu tenho certeza, vão honrar muito essa bela faculdade de tecnologia. Cumprimentar aqui a professora Laura, a professora Ivanete, as mulheres que mandam aqui. Chegou lá no céu, José Aníbal e o Kassab, o São Pedro falou: “Olha, marido que a mulher manda, do lado de cá”. Mas a fila não tinha fim. Aí tinha um baixinho do outro lado, e São Pedro falou: “E você, baixinho?” ” A minha mulher mandou eu vir pra cá, o quê que eu posso fazer?” Um grande abraço a todos!