Governador discursa na entrega da Fábrica de Cultura do Itaim Paulista

Geraldo Alckmin: Bom dia! Bom dia a todas e a todos. Secretário de Estado da Cultura, agradecer ao Andrea Matarazzo, a Sônia Matarazzo que está aqui conosco. O deputado federal, […]

sáb, 10/09/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia! Bom dia a todas e a todos. Secretário de Estado da Cultura, agradecer ao Andrea Matarazzo, a Sônia Matarazzo que está aqui conosco. O deputado federal, José Aníbal, secretário de Estado de Energia. Deputado federal, Julio Semeghini, secretário de Estado de Gestão Pública. Secretário Márcio Aith, dá um passinho pra frente Márcio, pro pessoal te conhecer, de Comunicação. Deputado líder na Assembleia Legislativa, Samuel Moreira, deputado estadual. Deputado Milton Flávio, está lá na ponta, à direita. Vereadores, o Adolfo Quintas, o José Rolim, vereador Dr. Milton Ferreira. O Sérgio Freitas que preside, Sérgio dá um passinho, vem aqui Sérgio.

Nós temos um museu que é um orgulho, chama Catavento, lá no Parque Dom Pedro, onde era a Prefeitura de São Paulo. E quem idealizou tudo aquilo foi Dr. Sérgio Freitas, que preside o Conselho do Catavento, que é uma OS [Organização Social] que vai administrar… Então quem vai administrar está Fábrica de Cultura do Itaim Paulista, é uma organização social que é o Catavento com padrão internacional de qualidade. Romeu dos Santos. Cadê o Romeu? Sobe aqui, Romeu. Olha, o Romeu vai ser o gerente dessa unidade, é ele que vai segurar a peteca aqui. Ótimo trabalho aí. Agradecer a Ana Flávia, cadê a Ana Flávia? Levante Ana Flávia pro pessoal te conhecer. Ana Flávia é a coordenadora da unidade de formação cultural. O Alberto de Lima… está aí o Alberto? Sobe aqui, Alberto, diretor executivo do Catavento. Cumprimentar os nossos professores, monitores, lideranças comunitárias, presidentes de associações de bairro, CONSEGs, e um abraço muito especial as nossas crianças, os nossos jovens, os pais, os avós que estão aqui presentes.

E dizer a vocês o seguinte: pode ter na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos coisa igual, mas melhor que a Fábrica de Cultura, não tem, não tem, isso aqui é nota 10, é nota 10! E, é super importante primeiro a localização. Tem muito teatro, muita oficina cultural na região central, mas faltava nas pontas de São Paulo, então só aqui na zona leste são cinco fábricas de cultura: Sapopemba, Vila Curuçá, Cidade Tiradentes, Belém e, hoje, nós estamos inaugurando Itaim Paulista, aqui na região. Tudo aqui é de graça, tudo, tudo de graça, nada é cobrado nem um centavo!

A Fábrica de Cultura oferece lazer, entretenimento, diversão. Todos nós precisamos nos divertir, não é isso? O ser humano não é máquina, trabalha, trabalha, trabalha, não, é preciso dar uma relaxada, se divertir, ter lazer, então as crianças, os jovens, todas as idades vão ter aqui um centro de entretenimento e de lazer muito gotoso! Depois, educação, porque cultura ajuda a educação. As crianças e os jovens vão ter melhor desempenho na escola, porque estimula, então para os pais, para os avôs, o pessoal vai melhorar na escola, ajuda na questão educacional.

Depois, cultura, aqui vai ter oficina cultural pra ensinar, nós vamos ter aqui… Peguei o papel errado aqui, ó! Nós vamos ter aqui pra ensinar, artes, então quem quiser estuda artes, oficina cultural de desenhos e história em quadrinhos, circo, quem quiser estuda circo, dança, quem quiser estuda dança: balé clássico, dança contemporânea, dança e criação coreográfica. Quem quiser estuda música, violão, sopro, metais, DJ, então muitas oportunidades de oficina cultural na área de música. Multimeios, cinema e outros… Outras atividades: teatro, olha que belíssima sala de espetáculo aqui, né, quer dizer maravilhosa, teatro!

Então… E tudo isso representa emprego, emprego, né, muito emprego! Música, emprego! Teatro, cinema, televisão, rádio, multimídia, tecnologia de formação é emprego, então a Fábrica de Cultura une o lazer, o entretenimento, a diversão com a cultura, educação e emprego. Muito importante pro futuro, pra conseguir um bom emprego. Por isso a nossa palavra de agradecimento a todo mundo que pôs o seu tijolo aqui pra erguer esse belo prédio.

E aqui pra zona leste, além da Fábrica de Cultura, nós vamos ampliar as ETECs, que é ensino técnico gratuito. Diploma, um ano e meio, de técnico. Nós vamos ampliar as faculdades de graça, as FATECs, que não cobram nada, são de graça. Eu saí agora, Zé Aníbal, Julio, lá do Tatuapé, aqui na zona leste, nós vamos inaugurar semana que vem mais uma FATEC, só voltada à construção civil. Construção de prédios, e qualidade de obras, tecnólogo na qualidade de obra. E a FATEC é inteirinha voltada para a construção civil.

A universidade, a USP Leste, que a Universidade de São Paulo está aqui do lado. Vamos ter mais uma FATEC na zona leste, do lado do Itaquerão, onde vai ser o estádio do Corinthians, ali ao lado vai ter mais uma faculdade de tecnologia. E a linha 12 do trem, a linha 12 da CPTM, vão ser cem carros novinhos, zero quilômetro, com ar condicionado, para a CPTM. Uma parte veio pra linha 12, que é a linha Safira, inclusive a reforma de todas as estações. Essa linha de vocês, que é a linha 12, vai ter tal qualidade, que daqui sai o trem pro Aeroporto de Cumbica, aqui em Guarulhos.

Enfim, o que a gente quer é deixar um grande abraço, dizer pra juventude aí que aproveite bastante, o meu sonho sempre foi, Andrea Matarazzo, aprender a tocar violão. Mas eu comecei tocar violão pra Lu, mas estava tão desafinado que achei melhor parar. Mas é uma beleza quem tem a oportunidade de aprender um instrumento musical. Meu pai tocava violino, minha casa tinha violino. Papai tocava violino. E aqui nós vamos ter oportunidade, quem quiser aprender cordas, todos os instrumentos de cordas, sopro, todos os instrumentos de sopro, metais, todos instrumentos de metais, enfim, é uma escola de formação para a nossa juventude.

Deixo um abraço carinho pros pais, um abraço carinho pros avós, como eu que já tenho três netos, e um abraço muito carinhoso aqui pra comunidade. Parabéns, Itaim Paulista.