Governador discursa na entrega da Etec São Mateus

Governador Alberto Goldman: Boa tarde. Eu sempre quando venho inaugurar uma Escola Técnica me sinto muito feliz, muito satisfeito porque no começo do Governo Serra eu era vice-governador, mas o […]

qua, 12/05/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Governador Alberto Goldman: Boa tarde. Eu sempre quando venho inaugurar uma Escola Técnica me sinto muito feliz, muito satisfeito porque no começo do Governo Serra eu era vice-governador, mas o Serra me indicou na época para ser o secretário (estadual) de Desenvolvimento, que é justamente a área que faz o Ensino Técnico e Tecnológico. E nós começamos então a estudar o projeto que o Serra disse “olha, eu quero tocar, eu quero fazer mais. Nós temos só 77 mil matriculados, eu quero mais 100 mil matriculados nas escolas técnicas”. De 77 mil  para 177 mil, o que era um crescimento que parecia impossível fazer em quatro anos. Era impossível fazer em quatro anos, nós fizemos em três e já ultrapassamos esta meta que o Serra tinha estabelecido, e eu tive o prazer de ser o secretário da área que deu esse impulso junto com o Luciano (Santos Tavares de Almeida, secretário estadual do Desenvolvimento), junto com a Laura (Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza), e nós estamos inaugurando hoje, mais de uma escola por semana. 

O Serra inaugurou antes de sair do Governo de São Paulo (no início de abril), antes de eu substituí-lo, ele inaugurou tudo o que ele pôde inaugurar. Duas, três, quatro inaugurações por dia, não deu conta, e eu agora estou fazendo outras, também duas, três por dia. Escolas, casas, centros de saúde, um volume de obras imenso que vai continuar praticamente até o final do ano. Para vocês terem uma ideia, na questão aqui do Ensino Técnico, nós tínhamos aqui capital até 2006, apenas 14 escolas técnicas em toda a cidade de São Paulo. Nós já estamos agora em 2010, em maio, com 36. Tinha 14 veio para 36, 22 novas Escolas Técnicas de 2007 até agora. E vamos chegar a 43 unidades até o final desse ano, vamos sair de 14 para (chegar em) 43. A cidade de São Paulo tinha muita pouca Escola Técnica, em uma demanda enorme que precisa. As indústrias precisam, os negócios precisam de gente qualificada, tem demanda tem gente que quer. Eu quero cumprimentar os alunos que aqui estão, porque vocês passaram por um vestibular no qual tinha quatro candidatos para cada vaga. E vocês, dos quatros, vocês foram um dos escolhidos, escolhidos porque vocês tiveram a capacidade de passar no exame. Então parabéns a vocês que estão aqui, que hoje tem a possibilidade pelo seu esforço, pela sua capacidade, vocês tem a possibilidade de ter um ensino gratuito, absolutamente gratuito. 

O povo paulista está pagando isso, o povo de São Paulo está pagando isso. Esse dinheiro do prédio, das professoras, dos professores, dos diretores vem de algum lugar, vem do dinheiro dos impostos que vocês pagam. A nossa obrigação como dirigentes, eu como governador hoje, a minha obrigação é usar bem esse dinheiro. E eu acho que nós estamos usando bem esse dinheiro. O orçamento que o Centro Paula Souza tinha com todas as escolas do Estado, no começo de 2007 era cerca de 300 milhões de reais. Hoje o orçamento passou para 1 bilhão de reais, porque nós ampliamos tudo aquilo que eu disse que nós íamos ampliar. O ensino de faculdades tinha 26 em todo o Estado, já hoje tem 49 e vamos chegar a 52 faculdades em todo o Estado, Faculdades de Tecnologias. Então o crescimento é muito expressivo. Para dar alguns números mais aqui à vocês: no Ensino Técnico, esse que vocês estão fazendo agora, nós abrimos no começo de 2007  com 5.900 vagas para serem concorridas. Em 2010 são 15.885 vagas, e até o final do ano serão 18.285 vagas. Veja a diferença, do salto que foi dado de um momento para o outro, porque tem uma necessidade.

Tem a necessidade de qualificação, tem a necessidade de vocês que querem porque vocês encontram trabalho. Em cada 10 que saem de uma Faculdade de Tecnologia, nove estão empregados. Em cada 10 que sai de uma escola técnica, oito estão empregados. Os empregos são melhores, os salários são melhores, as condições de trabalho são melhores, vocês tem qualificação, tem o futuro garantido. Eu acho que esse é o trabalho principal de um Governo. Quando o Governo atua, ele tem que mirar aquilo que é importante para o país, aquilo que é importante para as pessoas, aquilo que é importante para aquelas que precisam estudar para poder trabalhar. Esse talvez seja o maior desafio do nosso país. Que as pessoas todas passem não só pelo curso básico, pelo curso fundamental, que hoje já está quase todo mundo dentro do curso fundamental, quase todas as crianças estão na escola. Mas agora precisa ter qualidade, e qualidade significa chegar a uma qualificação profissional. Aí sim, aí você vai ter até a possibilidade de um segundo passo, muitos desses, um segundo passo para ir para uma Faculdade de Tecnologia ou para uma universidade qualquer dessas que nós temos aqui no Estado de São Paulo. Então, isso é o que vem sendo feito pelo Governo, foi feito pelo Governo Serra, no período Serra, e que tem continuidade com o meu período agora desse um ano que eu estou à frente do Governo de São Paulo. 

Portanto, eu quero dizer que isso tudo, está tudo documentado, vocês estão vendo isso aqui. Só para fazer uma comparação, não estou fazendo provocação, mas quero fazer uma comparação. Em todo o Estado de São Paulo nós vamos ter cerca de 70 mil vagas do Ensino Técnico e Tecnológico (somente) neste segundo semestre. Em todo o Estado, 70 mil vagas. O Governo Federal vai ter 3.300. A proporção é de 20 (vagas estaduais) para 1 (vaga federal). Na realidade, nós estamos produzindo realmente algo que é fundamental, é necessário, e é uma realidade. São Paulo precisa, o Brasil precisa, e o Brasil também não tem. Não pensem que fora de São Paulo é maravilhoso. Pelo contrário. Os Governos dos outros Estados não têm recursos para fazer o que nós fazemos aqui. Nós somos melhores, nós temos melhores condições de que um outro Estado qualquer. E Governo Federal também não faz absolutamente nada fora também no Estado de São Paulo. 

Nós estamos aqui fazendo algo que é fundamental para o país. Espero que nos próximos anos nós tenhamos gente no Governo Federal com a responsabilidade de entender que a coisa mais importante desse país é preparar pessoas com qualificação para poder trabalhar, para poder contribuir para o futuro desse país. Ai sim, nós vamos ter um país melhor, melhor para todos os nossos filhos. Obrigado a todos vocês!