Governador discursa na entrega da Etec Mogi Guaçu

Governador José Serra: Boa tarde a todos e a todas. Bem, realmente, para mim, o meu presente de aniversário hoje é inaugurar escolas. Inauguramos uma FATEC (Faculdade de Tecnologia). Nova, […]

sex, 19/03/2010 - 20h15 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Boa tarde a todos e a todas. Bem, realmente, para mim, o meu presente de aniversário hoje é inaugurar escolas. Inauguramos uma FATEC (Faculdade de Tecnologia). Nova, refeita, ampliada, em Mogi Mirim e agora uma em Mogi-Guaçu, uma ETEC (Escola Técnica) aqui em Mogi-Guaçu. Isso para mim é o que a gente está fazendo de mais importante. Tudo é importante no organismo econômico e social de São Paulo. O que é mais importante: o coração, o estômago? Tudo são órgãos vitais. Mas, indiscutivelmente, a formação técnica e a formação tecnológica profissional para nós é uma prioridade muito querida, muito enfatizada. O (ex-governador Geraldo) Alckmin deu aqui o número, são 183 escolas técnicas no Estado. E nós estamos caminhando para 52 faculdades de tecnologia. Encontramos 26 (unidades). O Alckmin, como governador, já tinha quase triplicado, de 9 para 26, e nós estamos elevando para 52, em São Paulo. São faculdades regionais. É evidente que alguém daqui pode perfeitamente estudar em Mogi Mirim, que é do lado, mas esta região de Campinas é a que tem mais FATECs em São Paulo, tem sete; e a que tem mais ETECs, tem 30. Nós fizemos dez novas e, FATECs, umas três ou quatro, adicionais.

Portanto, é muito grato para mim, vir aqui hoje para essa inauguração. Vocês podem ver que é um prédio bonito, um terreno bom, cedido pela prefeitura. A prefeitura entrou como parceira, botou 500 mil reais, o Estado, 800 mil. Fizemos o prédio, equipamos, (instalamos o) mobiliário, o laboratório e aqui nós vamos ter inicialmente 160 alunos. Quer dizer, está começando, quando tiver tudo funcionando serão 480. Mais o ensino médio, (são) 120 alunos do ensino médio.

O ensino médio via Centro Paula Souza é o melhor do Brasil na área pública. Quando faz esses exames nacionais aparece sempre lá, gente do ensino médio do Centro Paula Souza todo. E isto vai funcionar junto. Depois do segundo ano, vai ter ensino médio no segundo ano também. Para estar na Etec precisa estar no segundo ano. Então no outro ano nós vamos ter aqui alunos que estudam ensino médio e ensino técnico ao mesmo tempo. Agora não dá porque só tem o primeiro ano do ensino público, do ensino médio, mas quando esse pessoal passar para o segundo, eles vão ter opção, tem que fazer um vestibulinho, para seguir a Etec.

Quero dizer também que no ensino técnico estimula o aproveitamento no ensino médio.  Eu tenho sempre perguntado para os alunos, se uma vez estudando na escola técnica eles melhoram no (ensino) médio. Eles melhoram, porque eles vêem alguma utilidade no ensino médio. Um dos problemas que a gente tem, tem vários outros que não tem nada a ver com os alunos, mas um (problema) que a gente tem é a desmotivação. O adolescente já está na idade de trabalhar, etc, e às vezes não vê propósito naquilo que tem que estudar, mas quando ele está numa Etec ele percebe a importância mais concreta das coisas.

Portanto, a gente no fundo eleva o nível de todo nosso sistema. Ao mesmo tempo, paralelamente, nós qualificamos a mão-de-obra que é muito importante para o desenvolvimento de São Paulo. Aqui (em Mogi-Guaçu) nós vamos ter quatro cursos, automação industrial, contabilidade, eletrotécnica e logística. Muito ajustados à dinâmica, porque aqui a região de Campinas é super dinâmica e dentro dela Mogi-Guaçú é bem dinâmico, o nome quer dizer rio do peixe grande.

Bem, agora aqui nós vamos ter outra coisa que vai encaixar com mecânica de precisão na área da saúde que é Ambulatório Médico de Especialidades (AME), vai ser inaugurado em maio. É um ambulatório do Estado que a gente está fazendo, que vai atender também toda região, porque um AME em geral dá para 700 mil, 800 mil pessoas, população, de maneira que aqui vai atender, vai ser cabeça de uma região toda. O ambulatório que é para as consulta médica, vão ser umas 24, 25 especialidades. Tem de tudo, para eliminar as filas de espera. Então a pessoa fica esperando exame de ortopedia, de nefrologia, demora muito, deve ter até acupuntura. Eu faço acupuntura.

Acupuntura é uma bela coisa para energizar, quando tem alguma tendinite e essas coisas do gênero. Coisa que só os mais de idade tem. Aqui ninguém sabe o que é tendinite sequer, mas de vez em quando aparece. Mas, em geral são 15 mil consultas, não sei quanto vai ser aqui, mas é em torno disso, mês (que vai chegar a) 180 mil por ano. Não é brincadeira. De exames médicos, laboratoriais e de imagem que agora o creme da medicina é a imagem. É a área que mais se expande, tem mais novidades e que também tem fila. Um simples ultrassom demora para burro, com isso vai agilizar muito e os prefeitos vão fazer a locação. Evidentemente eles vão conseguir vans para o pessoal vir marcar consulta e tudo mais. O prefeito me disse que aqui tem treze postos de saúde. Esses postos vão encaminhar para o AME, isso alivia a Santa Casa, porque muita gente vai para o hospital para fazer uma consulta, que não é o lugar (mais adequado).

Hospital inclusive é um lugar perigoso. Eu não gosto de ir ao hospital. Como ministro de Saúde, para mim, era um sofrimento ter que visitar hospital. Primeiro porque (você) vê pessoas doentes, segundo, que no hospital pega infecção também. Hospital não é lugar para passear. Consulta tem que ser numa coisa à parte, e isso daí é uma unidade especializada. E realmente a experiência que a gente tem, é que nos diferentes lugares a população está satisfeitíssima. É a única unidade de saúde que eu vou de surpresa e ninguém reclama. É incrível isso porque saúde sempre reclama, porque é natural. A pessoa está fragilizada, as vezes uma demora, isso, aquilo. A gente quando vai para saúde, não ser atendido, tem que estar meio fragilizado. Nos AMEs a surpresa é tão grande que as pessoas tem com o tipo de atendimento que nem reclamação tem. Então, Mogi-Guaçú vai ter isso. Eu acho que ao lado da Etec é outra coisa simbólica do que a gente está fazendo para frente no Estado de São Paulo.

E eu ganhei aqui um negócio, voltando a (falar sobre) Etec, é fenomenal para vocês verem. Isso daqui, estão vendo isso (pendrive)? Bom, aqui está o material docente do curso inteiro da Etec, cada aluno tem um, mas esse é de informática. Aqui está tudo. Olha, tira isto é umpendrive, não é incrível? E aqui tem, enfia no computador, tira o material para três semestres de curso. Convenhamos, o aluno já aprender a fazer isso aqui, não é botar e apenas tirar, mas entender como é que funciona, que eu não sei. Pendrive já vai ser um desafio para os estudantes de informática, agora para gente ver como a tecnologia vai, eu acho incrível um negocinho. É incrível, isso é a síntese do progresso tecnológico. Eu não conhecia, fiquei abismado. A gente tira pensando que não volta, mas volta, fica preso aqui e enfia, incrível!

Muito bem, queria dar meus parabéns a Mogi-Guaçú, queria dar meus parabéns a todo pessoal aqui da Etec da Paula Souza, os profissionais desta escola e gostaria que fosse transmitido a todos os alunos e alunas que formam a primeira turma, vai ser uma turma histórica. O que eu recomendaria, como tinha na Politécnica, eu não sei de outras faculdades, de onde eu estudei tinha cada turma que se forma as fotos de todos alunos e as fotos dos professores. Eu acho uma coisa bacana, se tiver espaço pra fazer.Porque guarda a memória. Então, daqui a um ano e meio, a turma vai estar inaugurando, nesta escola, as fotos históricas da garotada que inaugurou este centro de progresso e de futuro.

Muito obrigado!