Governador discursa na entrega da Etec de Matão

Governador José Serra: Queria dar meu boa tarde a todos e a todas. Estou muito contente de estar aqui. Vinha vindo com o prefeito e, quando chegamos perto do prédio, […]

sex, 12/03/2010 - 21h03 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar meu boa tarde a todos e a todas. Estou muito contente de estar aqui. Vinha vindo com o prefeito e, quando chegamos perto do prédio, a gente viu que é algo que se destaca aqui no Município. É um prédio bem feito, que vai abrigar uma escola para o futuro. Aqui nós gastamos aproximadamente 4 milhões de reais – e também o Fundo Metropolitano de Financiamento (e Investimento, Fumefi), que é um dinheiro que a gente passa para a Prefeitura, pôs de volta 1 milhão de reais aqui nesse prédio.

Em matéria de Ensino Técnico e Tecnológico nesta região, o Geraldo Alckmin, que é o nosso secretário (estadual de Desenvolvimento) que cuida da área, estava me passando um número que é impressionante: o número de vagas aqui na região oeste da Grande São Paulo passou de 766 no final de 2006 para 5.540, (aumentou) mais de sete vezes, e a meta é chegar a quase 16 mil (vagas) no plano de expansão.

Aqui, os cursos são Administração, Contabilidade, Informática e Secretariado. Aqui tem aluno de Franco da Rocha também. Porque o diretor é o mesmo. Mas, olha, nas ETECs (Escolas Técnicas)… A nossa experiência é que quem termina a ETEC, de cada 5 alunos, 4 conseguem emprego, essa é uma coisa importante. Logo, vocês sabem disso, quem está fazendo uma ETEC melhora o aproveitamento no Ensino Médio e nós também estamos fazendo turma aqui de Ensino Médio, 80 alunos, que é considerado o melhor do Brasil.

Bem, aqui, o resumo de tudo que a gente está fazendo é ensino que vira emprego. De um lado, contribui para desenvolver São Paulo. Do outro, oferece futuro para a nossa juventude, para vocês. É isso que a gente quer, é para isso que a gente está trabalhando. Uma coisa a mais que eu quero dizer aqui: o negócio que está em andamento aqui é a expansão e modernização da Linha 7 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Olha, tem 23 novos (trens) sendo fabricados em Hortolândia para cá, para esta linha, que serve Francisco Morato e vai até Jundiaí. Isso aqui vai virar metrô de superfície, para facilitar a vinda e a ida daqui.

E a gente deve ter também (duas) novas estações: Francisco Morato e Franco da Rocha. Estamos gastando 60 milhões de reais nessas novas estações – eu digo aqui porque muitos de vocês usam ou vão usar esses trens para o futuro. E isso é uma coisa fundamental. Fizemos também, estamos trabalhando, espero inaugurar logo o Hospital das Clínicas de Franco da Rocha, que vai atender aqui ao Município.

Enfim, estamos trabalhando. (Francisco) Morato recebe 10 milhões de reais por ano do Fumefi, que é um recurso estadual, que é o que tem, na verdade, para investir. Mas a gente está procurando fazer parceria e apoiar em tudo aquilo que é possível. E hoje é um belo dia que vocês vão lembrar no futuro, tenho certeza, porque vocês estão inaugurando uma escola que fará história nessa região.

Muito obrigado!