Governador discursa na assinatura do Programa para Saneamento em pequenas comunidades isoladas

Geraldo Alckmin, governador: Bom dia a todas e a todos! Quero saudar o secretário chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo; o deputado Edson Giriboni, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos; […]

ter, 01/11/2011 - 10h50 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin, governador: Bom dia a todas e a todos! Quero saudar o secretário chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo; o deputado Edson Giriboni, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos; secretário de Estado da Justiça, Dra. Eloisa Arruda; deputados estaduais; Pedro Tobias, presidente do meu partido em São Paulo; deputado Samuel Moreira, líder do governo; deputado Mauro Bragato; Deputado Camilo Gava. Nossos prefeitos: prefeito de Apiaí, Dr. Emilson; de Itaberá, Walter; Barão de Antonina, Francisco Neves. Prefeita de Miracatu, a Déia Fátima Moreira da Silva. Campina do Monte Alegre, o Zé Benedito; Capão Bonito, que aqui fala em nome dos colegas, o Júlio Fernandes; Angatuba, Carlos Augusto Turelli. Itaporanga, o Ernani. Prefeito de Itapeva, Luiz Cavani; prefeito de Coronel Macedo, José Carlos Tonon; Guarei, José Pedro Barros; Itapirapuã Paulista, Luiz Gonzaga; Juquiá, o Mercê. O prefeito de Pedro de Toledo, o Sérgio. Ribeirão Branco, Sandro. Ribeirão Grande, a Eliana. Sarapuí, o César. Ribeira, o Gidione Macedo. Pilar do Sul, o Antônio José Pereira. Dra. Dilma Pena, preside a Sabesp. Lobbe Neto, o nosso sempre deputado, presidente do CEPAM. Vereadores, vice-prefeitos, secretários municipais, diretores da Sabesp, entidades de classe, amigas e amigos da secretaria de recursos Hídricos, da Sabesp, das prefeituras.

Uma grande alegria recebê-los. Sempre fico feliz quando me encontro com prefeitas e prefeitos, matar a saudade dos meus tempos de prefeitura. Depois, em razão do saneamento básico, ainda temos comunidades sem água, e agora nós vamos chegar lá na zona rural, estamos começando aqui pelo Alto Paranapanema, pelo Vale do Ribeira e depois Bragato. Vamos lá para o Pontal para a região de Presidente Prudente, já está na proa, chegaremos lá. E aí vai ficar por conta da Sabesp, que irá investir esse ano três milhões e meio. Tem uma previsão no PPA de 23 milhões, já começa com 1.320 famílias no Alto do Paranapanema e 1.991 no Vale do Ribeira. Então é levar a água por meio de pequenas estações de tratamento de água. Água com qualidade, a água potável, a água examinada, garantir a água de qualidade. Eu sou filho de veterinário, morei 17 anos na zona Rural e sei como é esse problema de água e esgoto.

Está aqui o José Donuti, nosso prefeito de Itaporanga. Quando estou em Pinda, têm umas 10 famílias que moram ali próximo, e todos nós dependemos da mesma água, que vem lá de um nascente do vizinho mais poderoso que tem mais terra, e aí entope, aí não deixa a gente entrar, todo mundo sem água, aquela confusão, é um problema permanente. Então água, levar água na zona rural, água tratada de qualidade, até porque muitas vezes está tomando lá água que aparentemente é limpa, mas ela está contaminada, é comum. E eu já participei de cirurgia, como anestesista, de obstrução intestinal por bolo de ascaris. Criança ter tanta lombriga que forma um novelo de lã, forma um bolo de ascaris, aquele novelo, e dá uma obstrução intestinal. Tem que operar, com a pinça tira esse pacote de lombriga e joga no cesto. É perigosíssimo, porque fica uma lombriguinha ali, estoura os pontos. E o esgoto? O que faz uma casa na zona rural? O que ela faz? Ninguém, a não ser famílias mais abastadas, sabe fazer fossa séptica. Isso custa dinheiro, tem que ter pedreiro habilitário, tem uma coisa técnica. É fossa negra, é o buraco. Quando enche o buraco, muda de buraco. Aí o quintal do camarada tem oito, nove buracos de fossa. E depois a valetinha para o pasto. Então você puxa uma valetinha e vai jogando no pasto. Aí tá jogando no pasto fezes humanas, na água que o gado bebe, no capim que o gado come, que a criança pisa. Quem não assistiu ao filme, pegue uma fita, foi premiado com um Oscar, um filme indiano chamado ‘Quem quer ser milionário?’. O filme foi premiadíssimo, filme indiano. Espetáculo. Periferia de Mumbai, na Índia. Mumbai é a quarta maior cidade do mundo, e vai passar São Paulo que é a terceira. Porque lá não tem planejamento familiar, a natalidade é muito alta. O menino que quer ver o artista, que vai chegar lá na periferia de Mumbai, correndo, ele cai numa fossa negra, só fezes. Então, o que nós vamos fazer? Nós vamos através da SABESP, com as prefeituras, uma por uma. Então água, a SABESP vai executar. Esgoto, a prefeitura que vai fazer. Nós vamos passar o dinheiro. Já. Dinheiro deste ano. Nós transferimos agora. Vocês contratam as equipes, e casa por casa fazer fossa séptica. Cada família vai ganhar a fossa séptica. A fossa séptica é a mini estação de tratamento de esgoto. E periodicamente uma supervisão.

Então nós vamos garantir para comunidade rural água de qualidade, a coleta correta do esgoto, a deposição correta e o tratamento correto. Aí nós vamos ter só na região do Alto do Paranapanema, nos municípios, 20 mil famílias atendidas e no Vale do Ribeira 26 mil. Isso é administrar e governar para o ser humano, asfaltar rua é muito importante, mas é pro automóvel, asfaltar… Administrar para o ser humano é colocar água de qualidade. O dever de melhorar a vida da população! Água na porta da casa de qualidade, tratada e examinada de chegar à torneira e beber, e esgoto devidamente retirado da casa, e nós vamos tá melhorando a zona rural! Nós vamos melhorar a vida na zona rural, nas pequenas comunidades rurais, então: Alto do Paranapanema, Vale do Ribeira na proa, Presidente Prudente, Pontal do Paranapanema. Caprichem lá para não… Viu Dilma, pra não ter vexame! Eu quando era deputado, Pedro, eu fui a Igaratá na região do Vale do Paraíba inaugurar uma rede de água num bairro periférico, um bairro longe, meio alto, viu Samuel, meio… Um bairro mais de altitude um pouco maior, um bairro bem simples, e aí discurso, 12 discursos: o deputado, o prefeito, o vereador, o presidente da câmara, o vice-prefeito, líder de bairro, aquilo não tinha fim! Depois foguete, mas teve tanto foguete que a terra tremia de tanto foguetório, ai alguém teve a má ideia de abrir uma torneira, porque tinha uma torneira que Sabesp pôs ali par simbolizar a chegada da água, abriu e não saiu água, depois de 12 discursos, de 3, 4 minutos de foguetório, entrou ar no cano, não é isso? Chama o pedreiro… O encanador entrou ar no cano, então vamos garantir água e vamos garantir o? Esgoto! Quero cumprimentar também o prefeito de Tapiraí o Alvino Guilherme, de Sarutaiá o Isnar e dizer o seguinte: esse é um projeto, Giriboni, mais tão bom, mais tão necessário, mas tão importante pra melhorar a vida da população. Ele é educativo, porque essa família que for ter lá fossa séptica, ela vai aprender como é que faz, ela vai aprender periodicamente, tem que retirar, isso vai ter um papel de saúde pública extremamente importante. Então estamos começando aqui com R$ 11,5 milhões de investimentos, assinatura pra ontem desses convênios, água a SABESP faz, o esgoto passamos o dinheiro pras prefeituras. E vamos identificar mais comunidades, para gente pisar no acelerador, fazer mais ainda saneamento na zona rural. Agradecer aos nossos secretários, o Edson Giriboni, Dra. Dilma Pena, o Sidnei Beraldo, a Eloísa Arruda. Já vamos ter também um programa bonito para agricultura familiar através do ITESP. Grande programa nós vamos lançar para o pequeno agricultor, agricultura familiar. Agradecer aqui os nossos secretários-adjuntos, nossos deputados aqui presentes, os nossos prefeitos, prefeitas, os nossos grandes parceiros para gente chegar lá na população que realmente precisa da ação do governo. E um grande abraço a todos vocês.