Governador discursa na assinatura de convênios para Parques Tecnológicos no interior

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todos e a todas. A conclusão dessa reunião é a seguinte: só nós estamos trabalhando em São Paulo hoje! Quero abraçar os deputados, pois […]

qui, 29/12/2011 - 9h30 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todos e a todas. A conclusão dessa reunião é a seguinte: só nós estamos trabalhando em São Paulo hoje! Quero abraçar os deputados, pois é uma alegria nos reunirmos hoje. Quero saudar o deputado Paulo Alexandre Barbosa, Secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; deputado Júlio Semeghini, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional; o deputado Samuel Moreira, Líder do Governo; deputado Orlando Bolçone; deputado Itamar Borges; deputado Marcos Neves; o prefeito de Botucatu, João Cury; o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri; o prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes; o prefeito de Sorocaba, Vítor Lippi; José Alexandre Sanches, que é o Coordenador do Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Trabalho; diretores dos Parques Tecnológicos; secretários Municipais, amigas e amigos.

É uma grande alegria nesse encerramento de ano, nós assinarmos aqui os convênios para importantes parques tecnológicos. Piracicaba, grande centro de bioenergia, é uma complementação, um aditivo de um milhão e cem mil reais. Botucatu, que hoje tem um importante centro universitário, inclusive com a UNESP, o parque tecnológico está indo muito bem, então são quatro milhões de reais. São José dos Campos que é o mais antigo, mais consolidado, já está numa fase de expansão, nós vamos assinar amanhã lá em São José dos Campos, R$ 6 milhões. Estivemos lá em Sorocaba anteontem, aliás, segunda-feira, com Vítor Lippi, também é um parque tecnológico e tem nove universidades já participando, recebeu seis milhões de reais. E Rio Preto, que está começando, sete milhões e duzentos mil reais. E destacar a importância de nós unirmos as universidades, os institutos de pesquisas, laboratórios, institutos com o IPT, o nosso Centro Tecnológico Paula Souza, estimular empresas na área de inovação, incubadora de empresas de base tecnológica, e trazer as grandes empresas pra pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica aqui em São Paulo.

O parque tecnológico não é um a ação de um governo, é uma ação onde o governo cria condições para que o setor privado esteja presente. Então, é fundamental nós irmos atrás das empresas, podemos até utilizar bastante a ‘Investe São Paulo’. O Paulo Barbosa tem feito um trabalho grande aí com o Luciano Almeida, no sentido de trazer investimentos nessa área. Utilizar a ‘Nossa Caixa Desenvolvimento’ pra financiar, com juros subsidiados; termos estímulos tributários, utilização do crédito do ICMS para investimento nos parques tecnológicos, e utilizar a Fapesp. Nós temos aqui um instrumento que nenhum estado tem: o 1% do ICMS pra poder usar em pesquisa e desenvolvimento. A Assembleia aprovou, e é uma lei; dá quase R$ 1 bilhão, então, é um instrumento importante, pra gente também trazer o setor privado para fazer pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica aqui no estado. São Paulo responde, em termos de produção de pesquisa científica em artigos publicados em revistas especializadas, em 52% da pesquisa e da inovação do Brasil, e podemos, com os parques tecnológicos, podemos dar uma grande ampliação a esse trabalho. Eu diria que, se São Paulo alargou as fronteiras do Brasil com os Bandeirantes, nós vamos alargar novamente, as fronteiras do comércio brasileiro, que exige competitividade e eficiência, que vem pela inovação, com a presença forte dos parques tecnológicos aqui no estado. Agradecer aos nossos deputados, guerreiros aí, até o fim do ano trabalhando; o Marcos Neves, o Samuel Moreira, o Bolçone, o Itamar Borges. Cumprimentar os nossos prefeitos, grandes prefeitos, o nosso Valdomiro Lopes, João Cury, o Vitor Lippi. Cumprimentar os nossos secretários, o Júlio Semeghini, um homem de tecnologia e informação; é o sucedâneo do Steve Jobs, entende de TI como ninguém. Cumprimentar aqui o Paulo Alexandre Barbosa, que é o nosso secretário, entusiasta desse trabalho. Agradecer a todos, a equipe da Secretaria, eu tenho muita saudade lá do tempo que eu fui secretário do governo do Serra, aprendi muito, uma belíssima equipe. E quero convidar a todos para um café. Bom Ano!