Governador discursa em reunião de World Trade Centers em SP

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Quero cumprimentar o amigo governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo; senador Alfredo Potaite, secretário municipal de Relações Internacionais, representando o […]

ter, 11/10/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Quero cumprimentar o amigo governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo; senador Alfredo Potaite, secretário municipal de Relações Internacionais, representando o prefeito Gilberto Kassab; Gaze Abunal, chairman do World Trade Center Association Nova York; Gilberto Bomani presidente do World Trade Center Brasil; Ministro Ozires de Silva, presidente do Conselho do World Trade Center São Paulo; Bruno Romene, presidente do World Trade Center Business Club; prefeitos; Ana Karen, de Cruzeiro; Eduardo Cury, de São José dos Campos; Ricardo dos Santos Junior.

E quero aqui destacar a justíssima homenagem ao ex-vice-presidente da República José Alencar que, aliás, era do Conselho do World Trade Center; cumprimentar Mário Covas Neto e quero destacar também a homenagem ao inesquecível governador Mário Covas, que presidiu a abertura solene do WTC São Paulo, em 1995; empresários, membros do World Trade Center Association, amigas e amigos.

Primeiro dar as boas vindas, é uma alegria e uma honra, dez anos depois sediarmos aqui um semanário internacional. Eu estava aqui em 2001, um mês após a queda das Torres gêmeas, quando São Paulo sediou aqui o Semanário Internacional e me lembro bem das palavras do Dr. Rui, quando dizia que o World Trade Center não era apenas prédios, mas que eram movimentos, movimentos de pessoas pelo desenvolvimento, pela geração de emprego, de oportunidades, de negócios. Ficamos muito felizes de dez anos depois, nos reunirmos nesse Seminário Internacional, aqui em São Paulo. Em um momento em que a preocupação mundial é com o baixo crescimento da economia, e onde o Brasil tem um papel relevante como maior força econômica da América Latina e grande oportunidade de investimentos que possam ajudar aí, a fortalecer a nossa economia.

Quero aqui destacar que o nosso País tem escala; democracia; estabilidade de regras; força como a agricultura mais eficiente dos trópicos; indústria extremamente diversificada; serviços de ponta; energia renovável: nós somos, aliás, São Paulo é o maior produtor de etanol do mundo; indústria de petróleo e gás importantes, e agora as descobertas do pré-sal em especial aqui na Bacia de Santos, aqui em São Paulo; eventos internacionais, eu destacaria a Copa do Mundo que, aliás… Aliás, agora dia 20 na Suíça deve-se definir a cidade da abertura da Copa do Mundo aqui no Brasil; Olimpíada logo a seguir uma… Um crescimento da nossa economia importante, inclusão para o consumo e para a classe media de milhões de brasileiros. Então nós vemos com grande otimismo esse momento com possibilidade de importantes investimentos e muitas oportunidades no Brasil, e me permitam destacar aqui, que São Paulo representa à segunda economia da América do Sul a frente da Argentina e da Colômbia. E muitas oportunidades inclusive da participação da iniciativa privada, seja através de concessão, seja através de PPP, de Parceria Público-Privada.

Mas eu quero saudar aqui este Seminário Internacional e cumprimentar aqui a todos os que estão participando. Eu tenho certeza que esses dias aqui em São Paulo serão de ótimas oportunidades de negócios, de investimentos e saudar estes verdadeiros promotores da paz, porque dizia, ministro Ozires Silva, o Papa João XXIII que o desenvolvimento é o novo nome da paz, numa paz onde não há oportunidade para as pessoas, onde não há emprego, onde não há as mínimas condições materiais; e desenvolvimento é fruto de empreendedores, Governo não gera emprego, quem gera emprego, são os empreendedores, é a iniciativa privada. O Governo precisa criar as condições para a que a atividade empreendedora floresça e prospere, e por isso eu quero saudar aqui o Word Trade Center, um grande promotor do desenvolvimento em todo o mundo, e muito bem-vindo aqui a São Paulo. Muito obrigado.