Governador discursa em lançamento de crédito para projetos sustentáveis

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Eu fico realmente muito contente e satisfeito de ver a Agência de Fomento de São Paulo (Nossa Caixa […]

seg, 15/03/2010 - 13h08 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Eu fico realmente muito contente e satisfeito de ver a Agência de Fomento de São Paulo (Nossa Caixa Desenvolvimento) em funcionamento. Ela foi criada há um ano e já está operando – já em outras coisas, inclusive. Basta dizer que nós ainda vamos a São Luiz do Paraitinga assinar linhas de financiamento para as atividades econômicas que sofreram danos com as enchentes. Serão 60, o que mostra a Nossa Caixa (Desenvolvimento) operando. Isso é uma operação da maior complexidade, porque são todas empresas pequenas – e, ao contrário do que se imagina, fazer 10 créditos para empresa pequena é muito mais complexo do que fazer um para uma empresa que seja equivalente às 10. E a Nossa Caixa Desenvolvimento é um instrumento hoje de desenvolvimento de São Paulo que está se aparelhando para ter um papel muito importante no nosso Estado.

E nós fizemos mais uma capitalização de 200 milhões de reais, cumprindo a palavra, cumprindo o compromisso que assumimos por ocasião da venda do banco comercial Nossa Caixa ao Banco do Brasil, que foi na prática a sua federalização. E esta linha, agora, de financiamento, de hoje, é inovadora, em São Paulo e no Brasil. Ela está voltada às mudanças climáticas, ou seja, ela vai financiar todos os procedimentos que visam, no processo produtivo, economizar gás estufa. Portanto, vai financiar mudanças na função de produção, vai financiar combustíveis, vai financiar o trabalho com resíduos, vai financiar… enfim, um conjunto de iniciativas que o Milton (Luiz de Melo Santos, diretor-presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento) fez o resumo aqui e eu vou me poupar. Mas as possibilidades de financiamento, no meu briefing, percorrem uma página e meia, mostrando a versatilidade e o apuro – e também a qualidade técnica do trabalho que define as diferentes iniciativas.

É de abismar como há iniciativas diferentes, no sentido da poupança do gás estufa, de efeito estufa. É realmente impressionante. A gente aprende, inclusive lendo isto, a gente aprende tomando conhecimento – ou seja: a Nossa Caixa Desenvolvimento, o seu Conselho de Administração, a Secretaria do Meio Ambiente trabalharam caprichadamente neste projeto, que é inovador no nosso Estado, é inovador no Brasil. E eu tenho certeza que poderá inspirar iniciativas semelhantes em escala nacional. Para cá poderão acorrer empresas que, inclusive por conscientização, ou até por estratégia de marketing – porque hoje dizer que é uma empresa politicamente correta, do ponto de vista ambiental, rende dividendos também de prestígio e de mercado – portanto poderão acorrer… Se os recursos escassearem, por excesso de demanda, será uma grande notícia e nós trataremos de abrir outras linhas, inclusive com financiamento externo do próprio BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).  

Agora, como eu disse, serão recursos próprios da Nossa Caixa, mas no futuro poderão ser recursos repassados com know how, com a tecnologia que nós já teremos para estes financiamentos. Portanto, estamos dando aqui um passo concreto, que aponta para o cumprimento da nossa Lei de Mudanças Climáticas, que é a mais avançada do Brasil e a mais avançada – eu diria sem risco de exagero – do Hemisfério Sul. É possível que, nos Estado Unidos, algum estado como a Califórnia, ou no Canadá, possa ter estados com um grau de avanço também nas suas propostas de mudanças climáticas. Mas tenho certeza que o nosso é um dos mais avançados do mundo e de todo o Hemisfério Sul.

E nós já começamos a trabalhar, porque 2020… ainda temos muito tempo pela frente… mas se não trabalhar hoje nós não chegamos lá. Quer dizer: para chegar em 2020, com o cumprimento da lei, nós temos que começar a caminhar hoje – da mesma maneira que várias outras providências, entre elas a de diagnósticos, mapeamentos… Toda a área tem que definir o ponto de partida com mais rigor, uma vez que o ponto de partida que nós definimos foi aproximado com relação às informações de que se dispunham -precárias – e nós temos que avançar muito nesse diagnóstico. Isso é crucial para efeito do andamento do cumprimento da lei. E nós sabemos que isso terá um valor grande para São Paulo, mas também terá um valor de exemplo grande para o nosso País. A minha experiência é que todas as boas iniciativas dos Estados, de cada Estado, se espalhem pelo Brasil. Nós introduzimos em São Paulo coisas que aprendemos em outros Estados, e outros Estados introduziram coisas que aprendem aqui em São Paulo, pelo efeito de demonstração.

E nós vamos dar um belo efeito de demonstração… já estamos dando e vamos dar cada vez mais, no que se refere às mudanças climáticas. Queria dar meus parabéns à direção da Agência de Fomento, ao (secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo) Alckmin como presidente; ao Milton (Luiz de Melo Santos) como executivo-presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento; ao Mauro Ricardo (Machado Costa, secretário estadual da Fazenda) que não pôde vir porque está em Brasília devido a assuntos tributários; ao Xico Graziano (secretário estadual do Meio Ambiente), que é o nosso braço no meio ambiente; e ao (prefeito de São Paulo, Gilberto) Kassab a ao Eduardo Jorge (secretário municipal do Meio Ambiente de São Paulo), que tem feito com que São Paulo seja também uma vanguarda entre as grandes metrópoles, no que se refere à questão ambiental.

Acima de tudo, obrigado a todos vocês, que eu sei que são batalhadores pelo Meio Ambiente. E, muito em especial, aos nossos palestrantes de hoje, que são líderes nessa matéria: o professor (José) Goldemberg; o professor (Ignacy) Sachs, que é o primeiro economista que realmente se dedicou de corpo e alma à questão do desenvolvimento, e inclusive é quem batizou a expressão “ecodesenvolvimento” – é muito difícil a gente encontrar o autor de uma expressão que depois vira quase lugar comum, mas nós temos o privilégio hoje de termos aqui o autor delas; e o Fábio Feldman (secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas), que é um líder nessa matéria desde a época da Constituinte. 

Muito obrigado!