Governador discursa em anúncio de vagas para Programa de Qualificação Profissional

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Como ficou claro a partir da exposição do (secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme) Afif […]

qua, 17/03/2010 - 18h31 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Como ficou claro a partir da exposição do (secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme) Afif Domingos, este é um programa que complementa, que se soma aos programas estaduais de qualificação profissional, e vai atingir diretamente as pessoas desempregadas. Quem tem prioridade no programa é quem tem de 30 a 59 anos, e que é fundamental para o sustento da família – quem, inclusive, não tem condições de receber, ou já não está recebendo o seguro desemprego e, portanto, tem uma bolsa para ajudar na sua manutenção.

São cursos mais breves. A variedade deles é imensa – são 154 cursos em 205 Municípios de São Paulo. Como eu disse inicialmente, mais de 60 mil vagas. Este é um esforço enorme feito no Estado de São Paulo. Basta ver, inclusive, a progressão nessa matéria. Nós tivemos 44 mil treinados no ano passado, e 26 mil em 2008 – portanto, mais do que duplicamos agora, em 2 anos. E estamos aí recorrendo às parcerias. As fundamentais são com o sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest, Senat, Senar) e com o Centro Paula Souza, que é o braço do Estado em matéria de treinamento e de qualificação.

Quero dizer que, através do Centro, nós estamos multiplicando muito a formação profissional de todos os adolescentes, inclusive adultos, através dos cursos das ETECs, das Escolas Técnicas. Para que haja uma ideia, nós encontramos 70 e poucos mil alunos, que já era bastante aqui em São Paulo, e vamos deixar mais 170 mil vagas na área do Ensino Técnico. São cursos de um ano e meio, que ensinam uma profissão. Isso não barra posteriormente que os alunos possam ingressar na universidade e tudo mais – e até reforça o Ensino Médio, porque os alunos das ETECs acabam melhorando o seu rendimento no Ensino Médio, que é dado separadamente. E, às vezes, o Centro Paula Souza também é que dá o Ensino Médio para os alunos. E esse Ensino Médio é considerado o melhor ensino público do Brasil.

Portanto, este Programa Estadual de Qualificação vai junto com todas as ações do Paula Souza. Vai junto com o trabalho da Secretaria (de Estado) da Educação ,que também está realizando um programa de treinamento para os alunos do Ensino Médio. Vai junto com o programa de televisão que é levado na TV Cultura, na TV Globo, o Telecurso TEC, que é um telecurso que é muito bem organizado. Só tem uma dificuldade de horários – pelo menos para mim teria, porque é 6 da manhã, 5 e meia, e na hora de dormir não dá para assistir um programa desses, porque a gente já está cansado, 5 e meia da manhã…

Mas é outra dimensão. Quer dizer: a gente está em todas as áreas forçando a qualificação. Isso é fundamental, a qualificação. Ajuda o progresso de São Paulo de um lado. De outro lado dá oportunidade para os jovens e novas oportunidades para os adultos que perderam seu emprego. É um programa levado de maneira competente. Neste ano vão ser empregados 140 milhões de reais – mais de 2 mil reais por aluno – para poder dar ao programa a dimensão que tem neste momento. E eu não tenho dúvida, creio que poucos têm, de que o problema social número um do Brasil chama-se emprego. Renda das famílias: esta é a questão fundamental. E nós estamos reforçando precisamente esta questão social, que é a número um do nosso País.

Muito obrigado!