Governador discursa durante lançamento dos novos serviços nos Restaurantes Bom Prato da capital

Geraldo Alckmin, governador: Bom dia a todas e a todos, uma palavra breve, porque eu ainda não tomei café hoje! Vamos ver se o Bom Prato está nota dez? Nós […]

qui, 01/09/2011 - 9h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin, governador: Bom dia a todas e a todos, uma palavra breve, porque eu ainda não tomei café hoje! Vamos ver se o Bom Prato está nota dez? Nós temos 33 restaurantes Bom Prato, que serviam apenas o almoço, e depois fechavam os prédios. Então, nós queremos utilizar integralmente os prédios, que são muito bem localizados, para prestar serviços o dia todo. Então, o Julio Semeghini, através da Secretária de Gestão Pública, vai instalar o Acessa São Paulo em todos os Bons Pratos. Trabalhadores e trabalhadoras que vêm fazer currículo para poder conseguir emprego tem aqui esse serviço, de grande importância para a população. Depois, a segunda boa notícia é o Via Rápida, porque aqui ficava fechado no período da tarde. Nós agora utilozaremos o espaço e vamos promover cursos. Hoje o setor que mais cresce é gastronomia, é a necessidade de nutrição, alimentação, mas falta mão-de-obra. Não tem pizzaiolo, chapeiro, cozinheiro, cozinha básica, padeiro, confeiteiro, higienização de alimentos, manipulação de alimentos, falta mão-de-obra e tem muito emprego. Então nós vamos fazer em cada Bom Prato 30 vagas para cursos de 42 dias, e quem estiver desempregado e não estiver recebendo o Seguro Desemprego, R$ 330,00 ganha para fazer o curso em 30 dias: R$ 120,00 de transporte e 210,00 de bolsa.

Nós vamos ter o Via Rápida em todos os restaurantes Bom Prato, no período da tarde, das três da tarde às sete da noite. E ainda, quem tiver desempregado e não estiver recebendo o Seguro Desemprego, receberá a bolsa para ajudar a pessoa a se dedicar e fazer um bom curso, e com seu diploma, já conseguir um bom emprego no mercado de trabalho. Aqui são mil e quinhentas refeições por dia. Mas, de manhã, não tinha o café da manhã, e o café da manhã é a principal refeição do dia. Então, a gente precisa sentar para tomar café da manhã, tem que acordar um pouquinho mais cedo, mas não fazer correria, sentar, mastigar bastante, para depois engolir. Mastigar bastante, se alimentar bem. O café da manhã tem café, café com leite, achocolatado, pão com margarina, pão com queijo, pão com frios e fruta. É caprichado. Para pessoa encher o tanque de gasolina cedo, né? Às vezes, geralmente, a gente inverte. Café da manhã é na correria, toma um cafezinho e sai correndo, depois o jantarzão à noite, aquele jantar. Aí vai dormir, tem pesadelo. Mas lógico que o sonho vai ser ruim. Pesadelo na certa. Vai sonhar com tudo que é problema. Por quê? Porque durante o sono, a digestão está sendo feita. E o cérebro está funcionando. Não tem sangue pra tudo quanto é lado. Vai faltar na digestão, vai fazer a digestão mal feita. E vai faltar no cérebro, vai ter um sono ruim. Então, o da noite, é a sopa, é a refeição mais leve, e de manhã é a refeição caprichada, em termos de saúde. Muito importante. E com controle nutricional, que é feito em todo o restaurante Bom Prato.

Nós começamos esse projeto aqui no Grajaú, e vamos ampliar o café da manhã para toda a rede do Bom Prato. Queria agradecer ao deputado Cauê Macris que é deputado estadual, um ótimo deputado estadual, grande companheiro nosso na Assembleia Legislativa. Agradecer ao vereador aqui, o Antônio Goulart. Ninguém é perfeito, então, ele não é do peixe, mas é um bom vereador. Agradecer ao Pastor Hélio Carnassale, reitor do centro Universitário Adventista, um abraço ao reitor Hélio. Os adventistas, o campus da Universidade Adventista é grande parceira nossa, muito obrigado. Agradecer ao subprefeito, Marco Antônio Augusto. Cumprimentar o nosso subprefeito aqui da região, Marco Antônio, o gerente aqui do Bom Prato, o Edmilson. Edmilson? Ele que comanda aqui esse timão aqui. Esse time aqui do Edmilson faz lembrar aquele time: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Paulo Alves, coordenador dos programas Bom Prato e Viva Leite. Quantas refeições o Bom Prato serve, no total? Sete milhões de refeições por ano. Quantos litros de leite nós estamos distribuindo no Viva Leite? 11 milhões por mês. Multiplicado por 12 dá 130 milhões de litros de leite pasteurizado, vitaminado, com ferro e fluido. Quero cumprimentar o Rogério Lessa, que dirige o programa… Cadê o Rogério Lessa? Vem aqui Rogério, para o pessoal te conhecer. É ele quem dirige o programa Bom Prato. O Juan Carlos Dans Sanchez, do ensino tecnológico profissionalizante, cadê o Juan? Está aí? Está lá atrás, obrigado Juan. A Elenice, chefe de gabinete da Paula Souza, representando a professora Laura Laganá. A Emília Santos Vieira, vem aqui Emília. A Emília, nossa companheira da região. A equipe de nutricionistas do Bom Prato. Os professores e alunos aqui do curso. As lideranças aqui da comunidade. Toda a equipe.

E dizer que hoje o café da manhã é café e leite, leite achocolatado, pão francês com margarina, apresuntado de peru, queijo e fruta. E o almoço, como é que a gente fica? Frango ao molho de laranja, macarrão à primavera, arroz e feijão, salada de alface, pão, gelatina de morango e suco de tangerina. Um bom café a todos nós.