Governador discursa durante contagem regressiva para abertura do Mundial

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Prefeito da capital, Gilberto Kassab; Jonas Donizete, da Comissão de Turismo e de Esporte da Câmara dos Deputados; deputado Luiz […]

sex, 16/09/2011 - 10h45 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Prefeito da capital, Gilberto Kassab; Jonas Donizete, da Comissão de Turismo e de Esporte da Câmara dos Deputados; deputado Luiz Moura; Benedito Fernandes, secretário de Estado de Esportes, saudando todos os secretários; Gilmara Tadeu Ribeiro Alves, secretário Municipal de Articulação para a Copa, cumprimentando todos os secretários municipais; vereadores, parlamentares, Ronaldo Fenômeno, membro de honra do Comitê Paulista; jogadores campeões aqui homenageados: o Leão, Rivelino, Vampeta, Paulo Sérgio, Zico, Coutinho, Pepe; o Andrés Sanches, presidente do Corinthians; a Raquel Baganasi, secretária executiva; querido Padre Rosalvino, a quem o Mário Covas dizia que é santo, ele já canonizou; querido Salesiano com seus alunos jovens, estudantes; Carlos Armando Paschoal, superintendente da Odebrecht Infraestrutura, membros do Comitê Paulista; trabalhadores aqui dessa grande obra desse grande estádio; amigas e amigos. Uma palavra breve.

Mas eu diria que a contagem é mais do que regressiva. É uma contagem progressiva, tais serão os benefícios e progresso para São Paulo, para a Zona Leste aqui de São Paulo. Um grande estádio. São Paulo é a terceira metrópole do mundo, maior que Nova Iorque, Cidade do México, Xangai, terceira metrópole do mundo. Não tem estádio que tenha na porta linha de trem e linha de metrô, estação de trem e metrô. A FIFA recomenda 50 mil passageiros/hora. Nós teremos aqui 120 mil passageiros/hora; 80 mil na Linha 3 do metrô e 40 na Linha 11 da CPTM. A CPTM, nós viemos da Luz até aqui em 19 minutos, mas nós paramos no Brás e no Tatuapé, duas paradas. Vindo direto é 16 a 17 minutos, isso pela CPTM. Todos os trens com ar condicionado. Nós vamos ter até 2013 para reduzir de cinco minutos para três minutos o intervalo entre trens e no metrô, que será reduzido para 82 segundos o espaço entre um metrô e outro. Então, a questão da acessibilidade praticamente está equacionada, André Sanches, resolvida, uma situação maravilhosa de ter um sistema. Na pesquisa feita pelo governo, 73% das pessoas que virão para o estádio virão de trem e metrô, 73% das pessoas, o acesso está licenciado ambientalmente, todas as obras da Radial Leste, da Jacu Pêssego, Passarelas, ligação com a Avenida Itaquera, e a audiência pública será agora no comecinho de outubro, e imediatamente as licitações na rua ficarão prontas até dezembro. Visitamos aqui hoje na chegada a Etec. Nós teremos aqui um pólo educacional, Via Rápida para o Emprego, Etec e Fatec. Só com a Fatec teremos duas mil vagas na faculdade de ensino superior ligada a tecnologia. Enfim, benefícios extremamente importantes aqui para a região.

Mas eu quero é dizer da alegria de estarmos aqui juntos. São Paulo tem a maior rede hoteleira, 42 mil camas, o melhor sistema de saúde do país, o melhor da América Latina para poder atender, a segurança vai treinar as polícias do Brasil para a Copa do Mundo, acessibilidade, seja metro-ferroviária, seja acessibilidade de acesso também equacionada. Então, eu diria que esses mil dias agora são de muito trabalho, trabalho, trabalho: trabalho para a gente poder ter, se Deus quiser, uma grande festa para o Brasil aqui na abertura da Copa do Mundo.