Governador discursa durante a assinatura de parceria com São Bernardo do Campo para construção de 4,8 mil moradias

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Dizer da alegria de voltar aqui a São Bernardo do Campo, cumprimentar o prefeito anfitrião, prefeito Luiz Marinho; cumprimentar o vereador […]

seg, 12/09/2011 - 17h50 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Dizer da alegria de voltar aqui a São Bernardo do Campo, cumprimentar o prefeito anfitrião, prefeito Luiz Marinho; cumprimentar o vereador Minami, presidente da Câmara Municipal, saudando, aqui, todos os vereadores de São Bernardo e da região; deputado federal Silvio Torres, secretário de Estado da Habitação; deputados estaduais: Ana do Carmo; deputado Orlando Morando; deputado Carlos Grana; quero saudar a Tássia Regino, secretária municipal de Habitação, cumprimentando todos os secretários municipais aqui presentes; prefeitos de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi; de Rio Grande da Serra, o Kiko; o Marcos Penido, secretário adjunto da Habitação; Antônio Carlos do Amaral Filho, presidente da CDHU; coronel Roberval Ferreira França, comandante do policiamento da área metropolitana VI; Girlei Perroni, superintendente regional em exercício da Caixa Econômica Federal; moradores da região; Parque São Bernardo, Alta Bela Vista; Novo Parque; amigas e amigos, uma palavra breve.

Primeiro dizer ao Luiz Marinho, que eu pretendia vir na semana passada, mas peguei uma gripe brava, aí não pude estar presente e mudamos para hoje. Foi entregue a primeira unidade nova do DETRAN fora da capital. Nós transferimos o DETRAN da Secretaria de Segurança Pública para a Secretaria de Gestão, para o Poupatempo. Então inauguramos a primeira unidade em São Paulo, Santo Amaro e a segunda no ABC, São Bernardo do Campo, e agora na semana que vem região de Campinas, depois vamos para todo o Estado. Mas dizer da alegria de termos aqui o novo padrão de atendimento, com tecnologia da informação, muitos serviços virtuais. Então, aquele jovem que tirou a carteira de habilitação provisória, ele tinha que voltar três vezes ao DETRAN e CIRETRAN para poder tirar a carteira definitiva. Não precisa ir nenhuma vez mais, no máximo passar nos serviços virtuais e ágeis, além da rapidez no novo DETRAN.

Mas hoje nós estamos assinando aqui um convênio muito importante, questão habitacional, ele é absolutamente relevante, e aqui os nossos convênios incluem: urbanização de comunidades, as pessoas vão continuar no seu bairro; inclui novas moradias e inclui regularização. Então é todo o conjunto. É uma reunião de esforços do município, do Estado e do Governo Federal. O primeiro convênio é de R$ 23 milhões e o total é de R$ 96,8 milhões, e hoje, neste primeiro convênio, 778 unidades, e o conjunto todo, 4.828 unidades. Se a gente imaginar cinco pessoas cada família, nós estamos falando de uma cidade de vinte e tantos mil habitantes. Queria destacar também a importância do planejamento urbano e da correta ocupação do uso do solo. Então acho que o trabalho feito com tranquilidade entre o Governo do Estado, Prefeitura, Polícia Militar para resolver o problema da ocupação, da Vila Ferreira, ele é muito importante poder sempre estar, pelo trabalho de planejamento urbano e ocupação adequada do solo correta. Mas o Silvio Torres já está autorizando, a gente tendo possibilidade de terreno, nós estamos levantando também todos os terrenos do Estado que possam ser melhor utilizados para a gente poder investir na questão da moradia, que é um desafio extremamente importante.

Queria destacar também aqui em São Bernardo, agradecendo ao coronel Roberval, amanhã toda a região do ABCD estará com computação embarcada nas viaturas. Eu estou saindo do comando da Polícia Militar, a capital hoje fechou todas as viaturas com computação embarcada. Isso dá uma eficiência à policia enorme. Imagina você está vendo carro suspeito, já digita ali no Tablet a placa do carro, consta como furtado, você já pega. Enfim, um ganho de eficiência e rapidez para a polícia muito importante. Então a partir de amanhã, todo o ABCD estará com as suas viaturas com computação embarcada que é um ganho muito significativo.

E queria também dizer, Luiz Marinho, que aqui na ETEC Lauro Gomes, nós vamos implantar para a região, São Bernardo do Campo, o Via Rápida para o Emprego. Nós vamos construir um prédio ao lado da ETEC para aqueles cursos rápidos, porque a ETEC é ótima, a FATEC é ótima, mas tem pessoas que não tem Ensino Médio Completo não passariam no vestibular. Então teremos cursos de 80 horas, 100 horas, 200 horas, chapeiro, cozinheiro, pizzaiolo, motorista, construção civil, auxiliar na área industrial; enfim, são 15 cursos aqui já, e a ideia é a sede ser aqui em São Bernardo do Campo e junto da ETEC, o Centro Paula Souza tem aí uma expertise importante nesta área.

Mas eu quero agradecer, eu sei que houve um esforço aí grande para poder fechar este trabalho. Quero agradecer a equipe aqui do Silvio Torres, ele, o Pelido, Dr. Amaral, toda equipe, a equipe aqui da Tássia, que foi promovida aqui pelo Silvio Torres. Quero cumprimentar toda equipe, abraçar aqui os nossos deputados: Ana do Carmo, o Carlos Grana; o Orlando Morando; cumprimentar aqui os prefeitos, o Kiko e o Volpi. Eu vim aqui uma vez, quando eu era prefeito de São Bernardo era o Tito Costa, já faz algum tempo. Fiquei feliz de rever aqui o Maurício Soares, mas o Tito ainda, o Maurício é novinho, não é? O Tito é mais atrás, e o prefeito mais jovem do Brasil, do Brasil, que eu tinha 23 anos, o pessoal dizia: o senhor é o mais moço do Brasil. Eu falei: não, não, eu sou coroa. O mais moço do Brasil é de Rio Grande da Serra, era o irmão do Kiko, o Arão Teixeira. O Arão Teixeira foi eleito com quantos anos? Com 19 anos. Como? É, permitia, não é? Agora não pode mais? Só 21. Eu também não poderia… Não, mas eu fui com 23 anos. Mas quando fui candidato a prefeito, e dizia, mas é muito criança, muito jovem e dizia: olha, a pouca idade é um mal que o tempo cura não é? Cura muito depressa. Mas é uma alegria voltar aqui à região, se Deus quiser voltaremos aqui várias vezes, vamos acelerar em todos os convênios, ver novos convênios que a gente possa fazer em beneficio dessa região que é um orgulho de São Paulo.
Parabéns a São Bernardo.