Goldman discurso na inauguração da Estação do Conhecimento Sabesp

Governador Alberto Goldman: Boa tarde aos companheiros, amigos, prefeitos, secretários, dirigentes das estatais e todos os demais que estão aqui presentes. Essa é uma ideia que visa aproveitar os espaços públicos. […]

sex, 09/04/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Governador Alberto Goldman: Boa tarde aos companheiros, amigos, prefeitos, secretários, dirigentes das estatais e todos os demais que estão aqui presentes. Essa é uma ideia que visa aproveitar os espaços públicos. É uma espécie de fazer com que esse instrumento, que é fundamental para o transporte do paulistano, o Metrô, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que são as estações, que são os trens, sejam instrumentos de informação, de educação, de prestação de serviços. Enfim, algo que tem uma utilidade além daquela pela qual simplesmente se imaginava no primeiro momento, que era a construção da rede.

Nós temos aqui um exemplo do que é mil e uma utilidades. O Metrô e a CPTM passam a ter cada vez mais mil e uma utilidades. E é importante isso, porque dos poucos lugares em que as pessoas quase que obrigatoriamente passam, vão estar, não existe em uma cidade nenhum outro lugar, nenhuma outra hipótese de você ter, em um certo número de pontos, que são as estações, milhões e milhões de pessoas, que diariamente passam por lá. E que diariamente, portanto, têm necessidade de coisas que não têm tempo sequer para buscar em outro lugar qualquer – mas vão encontrar exatamente nas estações de Metrô e estações de trem.

Em alguns países do mundo – e eu acho até um certo exagero, aqui nós temos também um pouco disso já… Se você entrar em uma rede… Eu me lembro de ter visto isso em Tóquio: você entra em uma rede de metrô, aquilo lá é uma cidade embaixo, é um shopping center, você tem tudo, tem lojas para comparar o que você quiser lá. Eu não sei se a gente pode chegar a isso, talvez não, talvez nem seja o caso. Mas é perfeitamente possível você fornecer serviços públicos que têm que ser fornecidos, sem custo adicional, porque você já tem o prédio, já tem o local. E você não precisa fazer nenhum esforço para atrair a pessoa. A pessoa está lá. Ela passa por lá. Inevitavelmente ela vê aquilo lá, ela percebe, ela vai poder ser atendida. Seja Poupatempo, seja Acessa São Paulo, seja o atendimento de informação da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), seja um posto da SABESP, sejam eventualmente postos de vacinação.

E é uma sala de aula também. Tudo isso é uma sala de aula especial. Vocês imaginem se eu tivesse que ensinar as crianças todas do Estado sobre como é que funciona… desde a captação de água até chegar ao final desse ciclo… se nós tivéssemos que criar salas de aula para isso, professores para isso, monitores para isso, em todas as escolas. Aqui você pode ter, através disso, fazer esse tipo de visita, que está sendo feita aqui, com escolas, permanentemente, com escolas vindo visitar. A criança não vai ver apenas a exposição da SABESP. Ela vai ver um trem, ela vai ver como é que funciona o transporte coletivo, ela vai viver uma vida que mais adiante ela vai sentir, de fato, ela vai ter consciência do que é uma vida em uma cidade monstruosa como essa nossa cidade.

Portanto, eu quero cumprimentar os idealizadores e os executores disso. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Secretaria de Energia e Saneamento, as empresas envolvidas: Metrô, CPTM, SABESP – e as outras empresas envolvidas em função de outros serviços. Eu acho que pensar nisso e ainda mais… tornam-se pontos culturais, também de cultura, de transmissão cultural, onde você vai poder fazer exposições, você faz apresentações musicais, você, enfim, cria um espaço de uma vida que dificilmente a gente pode obter em qualquer outro lugar, em qualquer outro ponto da cidade de São Paulo. Portanto, parabéns a vocês todos que tiveram a idéia. E parabéns a todos aqueles que estão executando essa idéia.

Muito obrigado!