Goldman discurso em entrega de moradias em Sorocaba

Governador Alberto Goldman: Bom dia a todos. É com imenso prazer que estou aqui com vocês. Para mim, Sorocaba é sempre uma lembrança muito boa. Eu quero dizer a vocês que […]

qua, 12/05/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Governador Alberto Goldman: Bom dia a todos. É com imenso prazer que estou aqui com vocês. Para mim, Sorocaba é sempre uma lembrança muito boa. Eu quero dizer a vocês que eu comecei a minha vida política há 40 anos, em 1970, minha primeira eleição de deputado estadual, muitos de vocês não tinham nascido. E eu tive, ao todo, 13 mil votos em todo o Estado de São Paulo. Só aqui em Sorocaba eu tive mais de dois mil, o maior índice da minha votação foi exatamente em Sorocaba. Eu tinha uma base eleitoral em Sorocaba, principalmente dos ex-dirigentes da ferrovia, ex-ferroviários, sindicatos dos ferroviários que me ajudaram muito naquela primeira eleição em toda a região da Sorocabana, mas mais especialmente aqui em Sorocaba. Portanto, para mim essa é uma lembrança sempre muito gostosa, quando eu estou aqui para lembrar daqueles companheiros que lutaram tanto, a maioria deles já falecidos, mas que lutaram tanto pela melhoria das condições de vida dos seus associados, dos sindicatos, e pela melhoria das condições de vida dos brasileiros.

Quero dizer a vocês todos que, para mim, é um imenso prazer ver mais este conjunto habitacional. Nós vamos, até o final deste ano, chegar a cerca de 100 mil habitações no Estado de São Paulo. Muito bom esse número. Muitas delas são pessoas que vão ser retiradas de zonas de risco. E é muito importante que a Prefeitura saiba de uma coisa: na hora que retirar da zona de risco, tem que demolir aquilo que existia antes, não deixar ocupar de novo – senão vai ter nova gente colocada em área de risco. Área de risco significa o seguinte: é área que não pode ser habitada. Não adianta querer colocar uma casa na várzea do rio. Não adianta dizer: “Ah, não tem rio aqui, parece que não tem rio aqui não”. A várzea do rio, é do rio, não é de ninguém mais, não é do Estado, não é nosso, não é minha… É da natureza. A natureza diz: “A várzea do rio é do rio, ele pode estar baixo hoje, mas amanhã ele vai estar em cima, então não pode colocar habitação lá, não tem como fazer”.

A Prefeitura precisa cuidar para que não deixe as pessoas que não são avisadas, que vêm às vezes uma área seca, não têm para onde ir, não têm recursos para comprar uma área de terra serem empurradas para lá. Não dá para fazer isso. As pessoas agora estão sendo retiradas e eu fico em uma felicidade imensa quando vejo todas essas crianças, que deviam estar em más condições de vida, e hoje têm aqui um centro comunitário, têm aqui o local para jogar, para brincar, têm uma área aberta para poder se relacionar. Isso passa a ser uma vida. Você sai de uma situação extremamente difícil para ter uma vida muito mais saudável. São essas crianças de hoje que vão ser o futuro do Brasil, de amanhã. Nós não estaremos aqui, quem estará serão eles, e eles é que têm que construir o nosso País, têm que construir uma nova vida.

Fico muito feliz quando vejo, inclusive, cada vez mais a gente aperfeiçoando… O Lair (Krähenbühl, secretário estadual da Habitação) tem sido um homem muito dedicado à melhoria da qualidade da habitação. Cada vez que visito os conjuntos habitacionais eu vejo inovações, coisas novas. Aqui tem várias inovações – e não são todas ainda, porque é um projeto antigo. Nos casos novos, nós temos até mais inovações. E eu vim aqui conversando com o prefeito (de Sorocaba, Vitor Lippi), o prefeito falou assim: “Vocês podiam construir uma Vila Dignidade aqui, eu dou o terreno”. Vila Dignidade… o que é uma Vila Dignidade? São habitações para as pessoas idosas. E já combinei com o Lair aqui… o prefeito vai nos dar a área de terreno, nós vamos construir uma Vila Dignidade aqui em Sorocaba, para as pessoas idosas. Isso é dinheiro, não cai do céu, esse dinheiro está no orçamento, é o dinheiro de vocês, são os impostos que vocês pagam. Cada roupa que vocês compram, estão pagando imposto, cada alimento que comem estão pagando imposto. Isso é tudo imposto que chega lá para o Governo. O Governo tem na mão esse imposto e agora está aplicando, como vocês estão vendo, em habitações para as pessoas que mais precisam.

Essa é a melhor forma de distribuição de renda que tem. É você dar casa, é você dar condições saudáveis, é fazer uma AME (Ambulatório Médico de Especialidades), como o prefeito sabe que estamos fazendo – e devemos entregar ainda neste ano, não é prefeito? Aí depende da construção que ele está fazendo, e nós vamos instalar a AME, que é o Ambulatório Médico de Especialidades, um ambulatório fantástico, sensacional, que vai atender muito a população aqui de Sorocaba. Nós vamos fazer o Poupatempo – acho que só no ano que vem, não é isso? O Poupatempo nós só podemos entregar no ano que vem. Mas, enfim, em todas as áreas estamos fazendo investimentos. Na área das estradas, porque precisa levar produção, nas áreas das vicinais… estamos fazendo em todas as áreas.

Escolas Técnicas (ETECs)… nós ampliamos muito. As FATECs, as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo… Nós duplicamos as vagas para as pessoas poderem chegar à faculdade. Isso tudo não é conversa mole, não é blá blá blá. É coisa que vocês podem ver. Se vocês forem às Escolas Técnicas, vocês vão ver que tem mais vagas, estão ampliadas. Se vocês forem até a FATEC, vocês vão ver. Se for habitação, vão ver… Quanta gente a gente vê falar por ai, fica falando, falando, falando, gastando saliva… Ao invés de gastar saliva, vê se vai trabalhar. Vê se vai trabalhar e faz as coisas que tem que fazer. É o que eu acho que tem que fazer. E está aí: nós estamos mostrando como é que nós estamos fazendo.

Aqui em Sorocaba, nessa área habitacional, até 2006, em toda história da habitação com o CDHU, foram entregues quase 2.200 unidades. Neste Governo, desde que o Serra foi eleito, em 2007, vamos entregar quase 1.500 unidades. Quer dizer: quase aquilo que foi toda a história da CDHU estamos fazendo neste período de Governo. Isso por quê? Porque nós tivemos uma gestão firme do nosso ex-governador Serra, que agora saiu para outros desafios – todos vocês sabem – e liderou esse Estado, liderou o Secretariado, liderou o movimento de transformação… E hoje nós temos a possibilidade de ter tudo isso que estamos entregando.

Ele gostaria de estar aqui para entregar isto a vocês, mas não deu tempo para ele. Tinha tanta coisa para entregar antes que ele saísse do Governo – ele fez duas, três, quatro (entregas) por dia e não dava conta. E eu agora estou fazendo duas, três, quatro por dia e também não dou conta de tantas coisas que nós estamos entregando. Estou saindo daqui, volto para São Paulo, vou lá em São Mateus, na região Leste de São Paulo, para entregar uma Escola Técnica, mais uma Escola Técnica das dezenas e dezenas de Escolas Técnicas que nós fizemos. E estamos fazendo isso por todo Estado. Todos os habitantes do Estado estão sendo beneficiados por estas ações do Governo.

Por isso eu fico muito feliz quando vejo uma colaboração que é feita para os prefeitos – e aqui não tem negócio de partido político não. Prefeito é prefeito em qualquer lugar, pode vir o prefeito onde esteja. Um pouco antes de assumir aqui o Governo eu fui secretário (estadual) de Desenvolvimento. E eu fui entregar uma escola em um Município vizinho, Votorantim. O prefeito é do PT – e eu disse para ele:

– “Prefeito, esquece de que partido você é. Não me interessa de que partido você é. É bom essa escola para cá?”

– “Puxa se é bom”.

– “Olha, está vendo esses galpões que tem aqui? De quem são?”

– “Ah, são da indústria, são galpões que não estão sendo utilizados.”

– “Compre esse galpão e vamos fazer mais umas escolas aqui, e vamos ampliar as escolas aqui. Não faz mal, não me interessa de que partido você é. Me interessa que eu estou atendendo a população”.

Isso é governar para o povo, e não governar para partido, e não governar para político nenhum. E é isso que fazemos. Eu não pergunto de que partido são, não quero saber, quero saber se o povo precisa – e nós estamos atendendo aquela necessidade. Então, aquilo que for beneficio do povo, é aquilo que o Governo tem que fazer. Assim agiu o Serra durante todo o seu período, seus três anos e pouco de Governo. Assim agirei eu neste resto de mandato, no resto desse ano. É assim que se faz para governar em parceria com a população, em parceria com os prefeitos, porque o que interessa realmente é fazer com que aquele dinheiro que vocês pagam nos seus impostos, volte em benefícios para toda a comunidade.

Eu estou vendo aqui vários carros. E estou lembrando que esse conjunto habitacional… cada apartamento tem um local para pôr o carro. Isso você não encontra, às vezes, nem nos bairros mais luxuosos – tem lugar em que você não tem espaço para todos os carros, para todos os apartamentos. Aqui todo apartamento tem pelo menos um espaço para colocar um carro.

Sejam felizes com esse novo conjunto habitacional porque temos mais trabalho ainda para fazer.

Muito obrigado!