Goldman discursa na inauguração de nova Unidade de Terapia Renal de hospital na capital

Governador Alberto Goldman: Boa noite, boa noite a todos, é um prazer estar aqui com vocês hoje. Eu fico me perguntando o que é que seria se nós não tivéssemos […]

qua, 19/05/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

Governador Alberto Goldman: Boa noite, boa noite a todos, é um prazer estar aqui com vocês hoje. Eu fico me perguntando o que é que seria se nós não tivéssemos aqui no Estado de São Paulo, e no Brasil, as entidades que dão suporte, que não são entidades estatais propriamente ditas. Estado, quando eu digo, (pode ser) município, Estado ou federação. (O que seria da área de saúde) se nós não tivéssemos as entidades, que são entidades beneficentes, entidades sem fins lucrativos, entidades como esta, que é a Beneficência Portuguesa. Esse é um hospital referência em vários setores, aqui no Brasil e acho que em toda a América Latina.

O desenvolvimento de São Paulo tem uma relação direta com o desenvolvimento do (hospital) Beneficência Portuguesa. Eu acho que todos nós, desde criancinhas, nos lembramos da existência deste hospital, lembramos de vários momentos em que ele faz parte e faz parte do desenvolvimento desse Estado. Eu fico me perguntando: “imagina se nós não tivéssemos coisas desse tipo, gente disposta a dedicar parte do seu tempo, quando não o seu dinheiro?” Nas suas condições financeiras, boas condições que possam ter, mas, além disso, a vontade política, porque não basta ter recursos, tem muita gente que tem recursos e não tem nenhuma vontade política de fazer absolutamente nada a não ser fazer os seus recursos ampliarem ainda mais. Mas, quando nós vemos pessoas com disposição, com vontade de dedicar o tempo, que é a coisa mais nobre, mais cara que nós temos, é o nosso tempo. Dedicar o seu tempo, parte de sua vida a empreendimentos desse tipo, que vão atender a todos, aqui nesse hospital se atende 60% SUS (Sistema Único de Saúde). Portanto, atendimento universal, a todos aqueles que vêm para cá, que tem necessidade. Com todos esses equipamentos que aqui tem, com toda essa evolução que esse hospital teve nesses anos, e que agora está tendo agora com a inauguração desse Centro de Hemodiálise, Centro de Tratamento Renal.

Então, isso aqui é algo que mostra como uma sociedade pode se desenvolver na parceria com o Estado. O Estado faz investimentos, e a gente tem feito isso sistematicamente em um número bastante expressivo. Hoje quase que 13% do orçamento do Estado, da Receita do Estado é investida em saúde, fora os recursos que vem da própria área federal. Não sei exatamente quantos são, qual é proporção, (sei que) são recursos expressivos dentro do sistema SUS, que vem da área federal, mas do orçamento próprio do Estado de São Paulo quase 13%. Era 12(%), mas o (secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto) Barradas costuma gastar mais do que pode, então já estamos chegando nos 13 (%). Está (nos) dando um aperto, porque quando você tem um aumento de um lado, você tem que tirar do outro.

Mas, nós temos feito isso daqui, tenho andado com o Barradas nessas últimas semanas, quase que todo dia estamos em algum lugar inaugurando alguma coisa. Inauguramos AMEs, os Ambulatórios (Médicos de Especialidades). Estivemos na sexta-feira (14) inaugurando um ambulatório em Barretos. Ontem estivemos em Casa Branca. Enfim, têm vários, toda semana tem inauguração, não só dos Ambulatórios, mas inauguração de áreas hospitalares, novos centros hospitalares, em todo o Estado. Então, (estamos promovendo) investimento bastante expressivo. Mas, com tudo isso, se nós não tivéssemos as entidades não-estatais, que atuam nessa área, certamente seria um absoluto caos no tratamento da saúde no Estado de São Paulo, e certamente em todo o Brasil.

Então, acho que quando a gente vem aqui sem que nós tivéssemos colocado um tostão nessa ampliação, o Estado não colocou nada nessa ampliação, nessa área hoje que está sendo inaugurada. E (quando) a gente vê que isso aqui é produto da vontade da sociedade, nos dá mais alegria em estar presente e dizer que é dessa forma que a gente pode construir um mundo melhor para o nosso povo. Parabéns a todos vocês que se envolveram na construção disso, e parabéns a todos vocês que vão se desenvolver para que isso atenda melhor a população de São Paulo!