Goldman discursa na entrega do AME Casa Branca

Governador Alberto Goldman: Bom dia a todos vocês, eu quero agradecer muito a presença de todos vocês aqui que estão nessa praça, aqui nessa inauguração.  Essa é a 27ª AME […]

seg, 17/05/2010 - 16h48 | Do Portal do Governo

Governador Alberto Goldman: Bom dia a todos vocês, eu quero agradecer muito a presença de todos vocês aqui que estão nessa praça, aqui nessa inauguração.  Essa é a 27ª AME (Ambulatório Médico de Especialidades) que está sendo inaugurada, eu inaugurei a 26º agora há um mês, há uma semana. O (ex-governador José) Serra, inaugurou 25 AMEs. E tem essas duas que eu inaugurei. Temos até a 40ª (unidade), porque o projeto é de 40 AMEs em todo o Estado. Portanto, ainda tenho bastante, umas duas ou três por mês, não passa quase uma semana sem ter alguma coisa na área da saúde.

Realmente, o investimento feito na área da saúde pelo Governo do Estado é excepcional. Nós somos um dos Estados que mais investe em saúde. Em geral, muitos dos outros Estados têm recursos do Governo Federal, tem hospitais do Governo Federal, dos Governos Municipais. Aqui em São Paulo, há uma grande concentração na área de saúde no Governo do Estado, Governo Federal tem muito pouco coisa, e os Governos Municipais dão um apoio bastante expressivo.

Quero cumprimentar os prefeitos que estão aqui, das diversas cidades, em nome do Emilio Bizon Neto (presidente do Conderg), o consórcio e desenvolvimento da região. Esse consórcio vai administrar esta AME. É a organização que vai administrar essa AME. Portanto, se não tiver funcionando alguma coisa direito, pode puxar a orelha do Emílio. Chama o Emílio que é o responsável pelo consórcio, que é o presidente do consórcio e que deve ter a responsabilidade de administrar essa AME. Responsabilidade, mas quem manda o dinheiro para ele somos nós (Governo do Estado), não vão fazer confusão. Nós é que damos o dinheiro, portanto dinheiro não falta. Se faltar alguma coisa é administração, gestão. 

Os números já foram dados a vocês aqui, investimento aqui do Estado quase cinco milhões (de reais). O custeio previsto para 2010 (é de) 3,16 milhões. É o custeio deste ano, que vai passar pela mão do consórcio. Já foi dito aqui o que a AME pode fazer. Ela vai atender 10 cidades da região e foi escolhida aqui em Casa Branca porque é uma sede regional, porque é um centro regional, porque aí você tem um acesso fácil para as cidades da região, tem uma boa infraestrutura de transportes para cá. Então, a razão da escolha é sempre uma razão que leva em conta o interesse público. Nunca é uma razão porque esse pediu, porque aquele pediu, porque alguém quis, porque algum partido interessava, algum prefeito, não sei o que, é privilegiado. Não tem disso! As escolhas são feitas de acordo com o interesse público, análise técnica, o interesse público que preside. Isso vale para AME e vale para tudo. Assim nós fizemos também com as ETECs (Escolas Técnicas) e das próprias FATECs (Faculdades de Tecnologia) do Estado todo. 

Ampliamos, construímos novas ETECs, ampliamos FATECs, passamos de 70 mil matriculados previstos nas Escolas Técnicas para 170 mil, vamos passar essa meta que era a meta estabelecida pelo Serra no começo do Governo. Portanto, nós vamos cumprindo com aqueles compromissos que nós assumimos e vamos entregando em alguns casos mais do que 100% das metas. Em alguns casos a gente não atinge exatamente a meta. Na média, talvez na média de todas as metas em todas as áreas do Estado, eu diria para vocês que a gente vai ficar em torno de 90%, o que é um grande índice, sem dúvida. E vamos ainda brigar até o último dia desse ano para que a gente possa atingir em todas as áreas as metas que foram estabelecidas pelo governador Serra e pelo nosso Governo. 

Eu hoje substituo o Serra, que é um provável candidato a presidência da República. Ele sai do Governo de São Paulo, sai com esse prestígio que nós conhecemos, nos deixa aqui com a responsabilidade, praticamente com a mesma equipe, pequenas mudanças (ocorreram). O Sidney Beraldo que era nosso secretário de Gestão, deixou de ser o secretário de Gestão porque vai coordenar a campanha do nosso Geraldo Alckmin. O Marcos Monteiro, que é da cidade, o substitui na Secretaria de Gestão, mas a equipe toda é a mesma equipe, o mesmo esforço, o mesmo caminho, porque qual é o nosso objetivo? O nosso objetivo é deixar o Estado funcionando, perfeitamente funcionando, até o ultimo dia desse Governo, de maneira que o próximo governador que vier, seja ele quem for, porque quem vai decidir quem vai ser o próximo governador são vocês. Eu tenho o meu candidato, eu tenho o meu candidato, acho que todos já sabem, mas não importa, o que importa é que eu tenho a obrigação, e nossa equipe aqui toda tem a obrigação de deixar o Estado perfeitamente funcionando, de maneira que o novo governador pegue o trem andando, a velocidade que ele está hoje, e vai ter a responsabilidade de botar mais lenha ainda nesse motor para poder funcionar mais rapidamente.

Então essa é a visão que nós temos do interesse público. Se amanhã o governador não for amigo da gente, não importa, eu não vou fazer diferentemente. Assim como nós tratamos aqui os prefeitos da região toda e todo o Estado, nós tratamos igualmente, para nós não existe um prefeito desse partido, daquele partido, para nós existe o povo, nós governamos para o povo, para o cidadão, não importa quem é o administrador daquela cidade. Seria um absurdo se nós tratássemos uma cidade mal, porque estaríamos tratando a população daquela cidade mal, porque tem um prefeito determinado, porque ela escolheu em um determinado momento alguém que nós possamos não ter uma boa relação pessoal, não interessa. Nós não estamos aqui com relações pessoais, relações pessoais a gente faz separado do trabalho de governador, do trabalho da equipe, do trabalho de Governo. Aqui nós atuamos como Governo, que tem que objetivar, que tem que visar as pessoas que estão, o cidadão está lá, o povo do nosso Estado. 

Esse trabalho feito aqui nas AMEs é um trabalho excepcional, vocês vão sentir que isso daqui vai desafogar os hospitais, e em todo Estado estamos fazendo isso. Desafoga os hospitais, tem muitas coisas que é possível ser feita aqui mesmo, no mesmo local, são intervenções cirúrgicas, são exames, são atendimentos médicos que podem ser feitos aqui e você não precisa chegar até um hospital. Com isso nós desafogamos hospitais que estão alguns deles bastante acumulados de serviço e às vezes não conseguem atender mais a população. 

Aqui o cidadão é atendido com absoluta dignidade. Ele tem onde ficar, ele tem um local agradável, ele tem onde sentar, ele tem onde esperar, ele tem os médicos adequados, ele tem os melhores equipamentos. Eu estava dizendo aqui, ao ver o equipamento de raio-x, que onde eu faço os meus exames de raio-x,  no Incor (Instituto do Coração) em São Paulo, não tem esse equipamento que tem aqui. Falei para o (secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto) Barradas “Barradas o Incor lá em São Paulo não tem esse equipamento que tem aqui, de raio-x que é feito aqui”. Portanto aqui é o mais moderno, é o ultimo que tem em modernidade de equipamentos, é o tratamento da melhor forma possível, não vai se encontrar no Brasil, como se encontra em São Paulo, em nenhum lugar tratando-se da pessoa na hora que ela precisa, na hora que ela está doente, e um tratamento igual a esse. Não é só o tratamento moderno, mas é um tratamento humano que é dado a todo cidadão. 

Então tenho é que cumprimentar todos aqueles que participaram, que contribuíram. Os  prefeitos, o consórcio, os trabalhadores que atuaram no trabalho daqui, os que vão trabalhar agora, os médicos, os funcionários da AME, e todos os que participaram para que a gente pudesse dar condições a um momento melhor para a vida dos nossos cidadãos. Parabéns a todos vocês pelo trabalho!