Goldman discursa em inauguração de fábrica de vidros em Tatuí

Governador Alberto Goldman: Boa tarde para todos! Senhores e senhoras, este aqui para mim é um momento realmente de muita alegria porque foi uma das primeiras ações minha no Governo […]

qui, 27/05/2010 - 16h57 | Do Portal do Governo

Governador Alberto Goldman: Boa tarde para todos! Senhores e senhoras, este aqui para mim é um momento realmente de muita alegria porque foi uma das primeiras ações minha no Governo Serra quando eu era em 2007 o secretário de Desenvolvimento do Estado. Na época eu fui procurado pelo Gonzaga (prefeito de Tatuí, que queria me consultar) sobre a instalação da Guardian, e era preciso uma série de ações que ele já vinha tomando aqui no município, mas era preciso uma série de ações do Estado também, para garantir a presença da Guardian em São Paulo e especificamente no município de Tatuí. E era minha função como secretário do Desenvolvimento trazer empresas para o Estado de São Paulo. Ela já estava sendo dirigida especificamente para Tatuí,  mas era preciso que a gente garantisse que o Estado de São Paulo desse algum tipo de incentivo para que a Guardian viesse aqui se instalar. E nós tratamos disso junto ao secretário Mauro Ricardo, secretário (estadual) da Fazenda. Isso foi levado ao governador (José) Serra e foi o governador Serra quem tomou a decisão final de abrir, pela primeira vez, a possibilidade de utilização dos créditos de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os investimentos que seriam feitos para as empresas no Estado de São Paulo. 

A partir daí, vários investimentos foram feitos com esse tipo de incentivo, várias possibilidades foram abertas com esse tipo de incentivo. E quem abriu, eu diria, a fila, para que isso pudesse se dar, foi a ação que se iniciou pelo prefeito Gonzaga e nós concluímos para que a Guardian pudesse se instalar aqui em Tatuí e aqui no Estado de São Paulo. Então, foi todo um processo envolvendo várias personalidades, várias figuras do Governo, para que isso pudesse se dar. Evidentemente, a partir daí outras demandas aparecem, e outras necessidades também. Quando o presidente (da empresa) diz que a instalação se deu aqui em função do ambiente encontrado no país, e especialmente no Estado de São Paulo, é em função da respeitabilidade que este Governo, que o Governo Serra e o nosso Governo pode transmitir aos empresários nesse Estado, nesse país. Coisa que nem sempre se encontra nos demais Estados, sem demérito a ninguém. 

Eu me lembro que quando nós fizemos a instalação da (montadora de veículos) Hyundai em Piracicaba, foi uma luta bastante difícil. Eu estive na Coréia diversas vezes, outros estiveram lá, e foi uma guerra nacional, para a concretização disso. E no final, depois da decisão da Hyundai, na comemoração que fizemos, eu perguntava: “Por que é que vocês decidiram vir para São Paulo?” Já que havia uma demanda e havia ofertas mirabolantes em vários Estados para que a Hyundai se instalasse em outros Estados. Eu perguntei: “Por que é que vocês vieram a São Paulo?” E o (presidente da empresa) disse, olhando pra mim, na mesa de jantar : “Porque nós acreditamos em vocês. Foi por esta razão que nós viemos para São Paulo”. Quer dizer, promessas vieram de todos os lados, e nós estabelecemos aquilo que era possível, como toda seriedade, com toda responsabilidade, e dissemos o que era possível. Essa é a nossa conduta, e com essa conduta do Estado de São Paulo, com a conduta do Governador Serra no Estado de São Paulo, e com a nossa conduta, da equipe de Governo, é que nós conseguimos fazer com que esse Estado tivesse grandes investimentos nesses últimos períodos de quatro anos, três anos, três anos e pouco.

É muito importante que a gente diga também. Claro que tem o apoio da Prefeitura, isenções de ISS (Imposto Sobre Serviços), mas isso tudo vai ser compensado, certamente, tanto pro Estado quanto pra Prefeitura, não só pelo recolhimento de impostos que vai se ter em função de uma produção de 800 toneladas por dia. E com isso quebrando até um monopólio que existe aqui no Estado, no Brasil, o monopólio do vidro. Essa empresa passa a ser mais uma empresa pra competir no mercado, o que é muito bom pra todos. De uma possibilidade de um faturamento de 500 milhões de reais por ano. Portanto, o faturamento que vai gerar além de impostos, gerar riquezas, gera empregos, gera outros negócios, gera uma enorme quantidade de empresas que vão não só vender seus produtos a ela, mas como vão inclusive produzir equipamentos, máquinas, reposição, tudo isso que é que nós estamos vendo aqui e que vamos ver em todo Estado de São Paulo. Claro que o Gonzaga quer que todo mundo venha aqui pra Tatuí. Não vai dar pra fazer isso daqui, nós não vamos esvaziar um Estado, mas certamente a própria instalação, a presença da Guardian aqui em Tatuí é um elemento de atração que vai promover naturalmente uma parte dessas empresas, naturalmente virão pra cá. 

Isso tudo, é muito importante se dizer, que se consegue aqui no Estado de São Paulo e no Brasil, porque tem de fato uma estabilidade econômica, e foi citado estabilidade econômica como sendo um dos elementos mais importantes. Não só estabilidade econômica, estabilidade política. E estabilidade política e econômica que nós conquistamos. E aí eu preciso ressaltar, o (ex-deputado Arnaldo) Madeira foi o líder do Governo (do ex-presidente) Fernando Henrique Cardoso no período de oito anos anterior a esse, no qual se conseguiu a estabilidade econômica, estabilidade política pra esse país. O que nós temos hoje é produto de uma luta de gerações pela democracia, pela estabilidade para que nós possamos chegar aos dias de hoje. É preciso que a população saiba claramente disso. Todo mundo tem o direito de tomar qualquer decisão que vai tomar agora daqui pra diante. Nós temos um ano eleitoral pela frente. Nós temos disputas eleitorais pela frente, e todos têm o direito evidentemente, por isso que nós lutamos pela democracia. Eu luto há quarenta anos por isso, desde que ela foi retirada do nosso povo. Desde que instalou ditadura militar nesse país, eu luto pela democracia e nós conquistamos essa democracia. Essas personagens que estão aqui, políticas, participaram de forma importante nessa luta política, e é preciso que todos nós saibamos dessa contribuição que todos nós demos, importantíssima, pra que nesse país se instalasse o que nós temos hoje. 

Se o país hoje está crescendo, se o país hoje tem uma estabilidade democrática, uma estabilidade econômica, se o país hoje tem aquilo que tem e se o país hoje tem pela frente a possibilidade de ter um futuro muito melhor do que tem, é porque todos nós participamos dessa luta, e ninguém fez isso sozinho, ninguém cometeu isso sozinho. Todos nós somos parte dessa luta, somos personagens, intérpretes importantes da luta da conquista da estabilidade econômica e da estabilidade política, a luta pela democracia. Portanto, o que eu quero dizer a vocês é que eu fico muito feliz quando eu vejo esta passagem. Já passei por diversos cargos, já passei por diversos setores, por diversos momentos. Já fui um simples lutador pela democracia, já fui um simples oposicionista, já estive em Governo, já participei de Governos, mas quando eu vejo que a gente se instala a isso, quando eu vejo que isso daqui gera riqueza, eu digo olhando para trás e feliz com o caminho que nós percorremos, para dizer assim: “Valeu a pena, sim, a gente chegar aos dias de hoje”. Parabéns a todos vocês!