Formatura Unipalmares

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 13, no ginásio do Ibirapuera, zona Sul da Capital

qui, 13/03/2008 - 14h23 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou na noite desta quinta-feira, 13, da formatura da primeira turma de alunos do curso de Administração da Unipalmares (Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares), no ginásio do Ibirapuera, zona Sul da Capital. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Boa noite a todos e a todas. Cumprimentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Marisa Letícia; o governador do Estado de Roraima, José Anchieta Júnior; o prefeito da Capital, Gilberto Kassab; o governador Alckmin, paraninfo da turma de formandos; o ministro Edson Santos e através dele todos os ministros presentes; o deputado Paulo Renato de Souza, em nome de quem eu cumprimento os parlamentares presentes e os demais homenageados; e o reitor José Vicente, da Unipalmares, o criador da Unipalmares.

Queria também cumprimentar os membros do corpo docente, funcionários da Unipalmares e os familiares dos formandos.

A Unipalmares tem como um de seus principais objetivos, como universidade que se prepara para ser, a produção, o acesso e a difusão do conhecimento. Mas tem uma coisa muito especial: ela se volta também à inserção social, cultural e econômica da comunidade negra no nosso País, na nossa sociedade. Isto é o que ela tem de muito especial.

E por isso é que reúne tanta cooperação por parte de universidades como a Unip, da área privada, de instituições financeiras, de diferentes empresas, da Prefeitura, do Governo do Estado. Realmente, é uma iniciativa que hoje – se demonstra – deu certo, através dessa formatura.

E corresponde a muito do que nós queremos para o desenvolvimento social, para o desenvolvimento econômico do nosso Estado de São Paulo. Por isso, eu quero dizer ao reitor que já contou, conta e vai contar com o nosso apoio para a consolidação e expansão desta universidade.

Eu queria fazer uma sugestão aqui, José Vicente. É que vocês organizem um curso de administração pública também. Porque isso faz muita falta na Prefeitura, no Estado e também no Governo Federal. Para isso, terá todo o apoio do Governo do Estado e – tenho certeza – também da Prefeitura e do Governo Federal. Um curso de administração pública faz muita falta.    

Quero dizer que o Governo de São Paulo tem impulsionado há muitos anos. Eu me lembro, porque antes não existia, já começou com o Montoro, mas quando o Mário Covas criou o Conselho dos Direitos Humanos do Estado, voltado a muitas questões da comunidade negra – as nossas universidades, a Escola Técnica da Fundação Paula Souza, Faculdade de Tecnologia – já incentivam o acesso da comunidade negra ao ensino.

Há várias medidas nessa direção. No ano passado, fizemos a Semana da Consciência Negra. Foi muito simples: o retrato de descendentes de africanos que foram muito importantes na vida pública brasileira. Na vida cultural, na área de engenharia, na área das ciências. E a cidade toda viu que o André Rebouças, da Avenida Rebouças, foi um homem muito importante para o Brasil. Que o Teodoro Sampaio, da Rua Teodoro Sampaio, foi um grande engenheiro. Aliás, o primeiro presidente daquilo que veio a ser a nossa Sabesp. Nesse sentindo, difundindo, na nossa população, a importância que teve, tem e terá essa comunidade para o nosso desenvolvimento.

Eu queria dizer que nós vamos prosseguir com isto. Neste ano, promovendo, apoiando, impulsionando a comemoração dos 120 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, que foi em 1888. E nós estamos já a menos de dois meses desta data que é muito importante de ser rememorada e de ser valorizada.

Mas eu queria concluir dando os meus melhores votos para todos os formandos de hoje, que agora ingressam no mercado de trabalho. Presidente Lula: noventa e dois por cento deles já têm emprego. Já saem com emprego, já saem para a batalha da vida, a batalha profissional com emprego assegurado.

Eu queria homenagear particularmente três formandos de hoje porque são servidores do Estado. Ou, melhor dizendo: servidoras. A Benvinda Medalha Pereira, que é funcionária no Palácio do Governo de São Paulo. Trabalha o dia inteiro, à noite estudou e tirou o seu diploma hoje de administradora. A Raquel Celestino Leite, que é da Secretaria da Educação; e a Sônia Faria, que é do DER – Departamento de Estradas de Rodagem.

Elas simbolizam bem a importância desta noite, a importância histórica desta noite, porque afirma uma universidade. Uma universidade que abriga alunos que estudaram com a cooperação, com o apoio que a universidade tem, mas também à custa do seu esforço. Trabalhando de dia, estudando à noite e agora ingressando, como universitários da administração, no mercado de trabalho.

Meus parabéns a vocês três. E, através de vocês, a toda esta turma de formandos.