Formatura soldados PM

Em todo o Estado serão 1.914 novos policiais

qui, 29/11/2007 - 17h50 | Do Portal do Governo

A população de São Paulo passou a contar com mais 1.400 homens da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira, 29, com a formatura de mais uma turma de soldados, em cerimônia no Vale do Anhangabaú, no centro da capital. Em todo o Estado serão 1.914 novos policiais. Na ocasião, o governador José Serra fez o seguinte pronunciamento.

Hoje é um dia muito significativo. Um dia muito importante para a vida de todos e de todas, que neste momento assumem a sua condição de soldados da Polícia Militar. É um dia significativo para todos vocês, mas é muito mais significativo para os brasileiros de São Paulo que recebem 1.914 novos soldados da PM: 1.441 que estão aqui no Vale do Anhangabaú e mais 473 no Interior, onde irão servir nas regiões de Campinas, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Criada há quase 176 anos, a antiga Força Pública – atual Polícia Militar do Estado de São Paulo – é uma das instituições mais estimadas pela nossa população. Não apenas pelos serviços que presta a ela no dia a dia; como também nos momentos mais difíceis, como foi o da Revolução Constitucionalista de 1932.

Em 2007, este movimento completou 75 anos. Fato que, a exemplo das outras turmas formadas este ano, vocês estão homenageando, por meio do nome que escolheram para esta turma. Creio, porém, que esta escolha representa ainda muito mais. Ela revela o respeito que vocês devotam à democracia, à lei e à cidadania.

O local em que esta solenidade está sendo realizada é extremamente simbólico para São Paulo. Trata-se de um marco tanto na nossa cidade, como para o nosso Estado. Por este Vale do Anhangabaú transitam diariamente centenas de milhares de pessoas e a elas que os soldados irão servir. E perante elas, os senhores e senhoras estão reafirmando o seu compromisso com o combate, o duro combate à criminalidade, com a construção da Justiça e da paz social.

Como cidadão, como paulista e paulistano, sempre tive a Polícia Militar em alta consideração. E agora, na condição de governador, esta admiração se tornou ainda mais forte, porque tenho podido acompanhar mais de perto o seu trabalho. Tenho podido observar sua disciplina, tenho podido observar seu espírito público.

E há pouco, quando aterrissava aqui de helicóptero, olhando esta formação, quero dizer a vocês muito sinceramente que me senti orgulhoso de ser o governador de São Paulo e, portanto, de ser aquele responsável pela segurança do nosso Estado e comandar a Polícia Militar de São Paulo. Me senti pessoalmente orgulhoso desta condição, e isto comentava com o nosso querido presidente da Federação de Indústrias, o Paulo Skaf, que veio prestigiar este ato.

Quero dizer que me orgulho da postura dos homens e das mulheres que integram a PM. Me orgulho do compromisso que eles têm com o cumprimento do dever. Me orgulho da sua dedicação a esse compromisso, o que não raro impõe atos de heroísmo e até de sacrifício em função da defesa do próximo.

São Paulo, todo ele, se orgulha de que sua Polícia Militar seja a maior força policial do Brasil e a terceira maior Força Armada da América Latina. Dos 131 homens que as formavam quando da sua criação no século XIX, passamos, neste século XXI, a um contingente de cerca de 90 mil policiais que congrega homens e que congrega, para o nosso orgulho, também mulheres.

E para marcar esta data, estamos entregando 483 viaturas para uso na Capital e na região metropolitana de São Paulo. Ainda esta semana, outras 427 também serão entregues para 145 municípios do Interior do Estado. Tenho a certeza de que elas serão um instrumento muito valioso para facilitar e agilizar o trabalho que o senhores terão e as senhoras terão pela frente.

Quero aqui também saudar as famílias dos soldados, que ora, que hoje assumem a sua função de policiar as ruas do nosso Estado. Quero cumprimentar carinhosamente todas as famílias orgulhosas por terem seus filhos, seus irmãos, maridos, mulheres hoje se formando.

Quero também cumprimentar o nosso grande, competente, leal secretário da Segurança, o Ronaldo Marzagão, e o Coronel Diniz. E, através deles, a todos que estão, todas as autoridades neste palanque. E a todos aqueles que nos escutam neste momento, no Vale do Anhangabaú.

Parabéns a todos os formandos.

E muito, mas muito obrigado, em nome do povo de São Paulo.