Estação de Tratamento de Esgoto de Paraguaçu Paulista

Serra inaugurou a ETE na sexta-feira, 9, no oeste do Estado

sex, 09/05/2008 - 20h03 | Do Portal do Governo

O governo de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira, 9, uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) em Paraguaçu Paulista, no Oeste do Estado. O evento contou com a participação do governador José Serra, que na ocasião fez o seguinte pronunciamento. 

Governador: … também a primeira dama aqui do município, que dizem que é melhor que o marido. É verdade ou não? Ele não pode negar. Vereadora Márcia Regina, que é presidente da Câmara. O deputado Camarinha, que é deputado federal. Os deputados estaduais Vinicius Camarinha e Mauro Bragato. Os secretários que nos acompanham, Mauro Arce e Dilma Pena, mais o presidente a Sabesp,  Gesner de Oliveira.

Os prefeitos de Chavantes, São Pedro do Turvo, Tarumã, Oscar Bressane, Iepê, Lutécia,, Maracaí, Palmital. Os juizes de Direito Anderson Suzuki e Nicole Colombine. O promotor de Justiça Luiz Fernando Rocha. O delegado titular aqui de Paraguaçu, José Roberto de Oliveira. Os professores e alunos da ETEC, Escola Técnica de Paraguaçu, e das demais escolas da rede de ensino daqui do município. Lideranças comunitárias, grupos da terceira idade, a todos e a todas.

Com muita alegria eu venho hoje aqui, nessa tarde quente, e também numa recepção calorosa. É muito entusiasmante a gente poder trabalhar, junto com os municípios. E este é um caso típico. É o melhor exemplo que nós podemos ter. Paraguaçu passa a dispor de 100% de tratamento de esgoto coletado. É um índice de país desenvolvido. Foram R$ 7,6 milhões aqui investidos pela Sabesp. E na verdade, o único problema que tem é que perto da estação de tratamento o cheiro não é muito bom.

Segundo a Dilma, vai melhorar aos pouquinhos esta situação, mas o problema nunca vai ser completamente eliminado. Em compensação, melhora a saúde da cidade, o clima da cidade, diminui a mortalidade infantil, porque tratamento de esgoto significa tornar a água praticamente pura. Sem poluir rios, sem poluir as reservas de água subterrâneas, sem contaminar o meio ambiente. É uma conquista.

E hoje eu vim agora de Rancharia, onde nós inauguramos e assinamos novos convênios com várias dezenas de municípios, no programa Água Limpa, que são para os municípios de até 30 mil habitantes, onde o Estado está investindo. No total, nós devemos ter – de municípios com até 30 mil habitantes, que não é o caso de Paraguaçu – uns cento e noventa nesse programa. Mais de cem nós já atendemos, e vamos atender todos até o final.

A Sabesp vem atuando com muito dinamismo e – como disse o prefeito – próxima dos municípios. A Sabesp tinha historicamente o estigma de ser distante dos municípios onde ela trabalha, onde ela funciona. Nós enfrentamos esse estigma com a proximidade. Proximidade cada vez maior com os municípios, com os prefeitos que são parceiros nossos.

Essa obra de esgoto não é uma obra que se vê muito. Vocês voltam para a cidade, uma coisa que fica por baixo da terra quando está na cidade e que fica por isso mesmo. Mas tem uma importância enorme. Por isso, porque não é visível, é que há muito atraso no Brasil, nessa área. Não são obras que rendem muitos votos, em virtude de não terem muita visibilidade. Mas elas rendem saúde, rendem conforto para as pessoas. Isso, para nós, é o mais importante.

Nós aqui, na região, estamos remodelando todas as estradas vicinais. Há uma nova que nós vamos fazer aqui, que não é bem remodelação. Nós vamos fazer a vicinal, porque atualmente é uma estrada de ferro que vem da SP 289, Nova América e Mombuca, vai até Mombuca. Esta é uma estrada importante. Eu recebi a sugestão do prefeito, dos parlamentares, passei para o secretário Mauro Arce, e esta obra vai entrar no conjunto de obras que nós vamos anunciar proximamente, de construção de vicinais. Não é apenas a remodelação, o re-pavimento delas, como estamos fazendo em muitos lugares.

O Estado aqui já fez duas mil e quinhentas casas da CDHU. Temos mais quatrocentas aprovadas e essa preenche, num município de 40 mil habitantes, quatrocentas casas. É bastante, porque pode atingir de 3 a4% da população. É muito significativo. Aqui na região, estamos fazendo muita coisa. Duplicação de estradas, Bauru – Marília, Assis – Maracaí. Quer dizer, muitas coisas. Não vou aqui enumerá-las cada uma. Mas estamos trabalhando. Trabalhando bastante. E precisamos, para isso, de parcerias.

Fiquei muito contente, aliás, de ver aqui as alunas da ETEC. Da escola técnica. Vocês sabem que nas ETECs, quem se forma, um ano e meio de curso, não precisa ter o curso médio completo. Oitenta por cento já têm emprego no dia que se formam. Isso dá uma idéia da importância para o desenvolvimento do Estado, do próprio Brasil e das pessoas, das famílias, das oportunidades de emprego.

São coisas que a gente vem fazendo no Estado inteiro. Nós vamos aumentar o número de alunos de escolas técnicas de 70 para 160 mil em São Paulo.E nas faculdades de tecnologia, que hoje são vinte e seis, vamos fazer o dobro: deixar mais cinqüenta e duas prontas e funcionando.

Isso para turbinar o nosso desenvolvimento, que é extremamente importante no Interior de São Paulo. O Interior de São Paulo é hoje a região mais desenvolvida do Estado de São Paulo, não é a cidade de São Paulo. A região da grande São Paulo é onde nós temos mais problemas sociais, com desemprego e tudo mais. Lá o que precisa é construir metrô, rodoanel. No Interior, o que precisa são redes de estradas, é educação, é saúde. Essas são as nossas grandes prioridades.

Portanto, eu queria – acima de tudo – agradecer, na verdade, a vocês todos. Agradecer essa parceria. Nós contamos com vocês de Paraguaçu. E contamos com vocês da região para o trabalho que a gente tem que fazer. E quero dizer que contem comigo, contem com o Governo do Estado, contem com o nosso trabalho também. Nós somos parceiros.

Muito obrigado.