Entrega do trecho norte do Complexo Viário Jacu Pêssego

O evento aconteceu nesta sexta-feira, 27, e contou com a presença do governador

sex, 27/06/2008 - 20h40 | Do Portal do Governo

Os motoristas ganharam nesta sexta-feira, 27, uma obra rodoviária crucial para aliviar o fluxo de trânsito na zona leste da região metropolitana de São Paulo. Trata-se do trecho norte do Complexo Viário Jacu Pêssego, sistema que liga a capital paulista ao ABCD, Mauá e Guarulhos e às rodovias Dutra e Ayrton Senna. Na ocasião, o governador José Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o prefeito Gilberto Kassab. Cumprimentar o prefeito de Guarulhos, também aqui presente, o Elói Pietá.

Os deputados federais Vanderlei Macris, Jorge Tadeu Mudalen, Janete Rocha Pietá. O Arnaldo Faria de Sá, mas eu acho que ele foi embora, porque riscaram aqui. Samuel Moreira, deputado estadual e ex-subprefeito aqui de São Miguel. A Neuza, esposa do homenageado, o Aurélio Batista Félix, idealizador da Fórmula Truck, em nome de quem eu cumprimento também todos os familiares dele.

Estão, também, aqui presentes o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes. O secretário dos Transportes, Mauro Arce. O secretário de Economia e Planejamento, Francisco Luna.

Afora os secretários municipais da cidade de São Paulo: Marcelo Branco, Alexandre Moraes, Alexandre Schneider, Eduardo Jorge e Manoelito Pereira. De Infra-estrutura, Transporte, Educação, Verde e Meio-Ambiente e de Planejamento.

Também está aqui o diretor-presidente do Dersa, Tomás de Aquino. O atual subprefeito de São Miguel, Napoleão Peixinho, em nome de quem eu saúdo todos os subprefeitos. Os vereadores aqui presentes: o Doutor Farah, o Ricardo Teixeira, o Jooji Hato e o Adolfo Quintas, que falou em nome deles todos.

Queria, também, cumprimentar o presidente das Obras Sociais e Assistenciais Dom Bosco, Fábio Rosalvino. Cadê o Fábio? A população beneficiada pelo complexo que estamos, hoje, entregando em grande medida. Os colaboradores e pilotos da Fórmula Truck. A todos e a todas.

Bem, nós conseguimos cumprir uma meta que era inaugurar – antes do final deste ano – o trecho da Jacu-Pêssego que leva até a Ayrton Senna. Esta foi uma meta que nós nos estabelecemos. Houve uma novidade em relação à Jacu-Pêssego: é que o Estado de São Paulo, o Governo do Estado entrou nessa obra.

Essa obra, originalmente, era feita pela Prefeitura da Capital e o Governo do Estado não participava, apesar de que é uma obra que tem característica intermunicipal. Nós introduzimos o Governo do Estado na obra. O investimento feito soma R$ 368 milhões, sendo que R$ 185, aproximadamente metade, provém do Governo do Estado, R$ 119 milhões da Prefeitura da cidade de São Paulo e R$ 64 milhões do Governo Federal, pelo orçamento federal. Estas são as proporções de recursos da obra.

É uma obra que vai ligar, quando totalmente pronta, toda a região do ABC à Zona Leste de São Paulo, incluindo a cidade de São Paulo e o município de Guarulhos. Vai significar mais mobilidade, menos problema de trânsito e mais empregos também, porque nós vamos poder gerar emprego na própria Zona Leste, para o pessoal que mora na Zona Leste.

Daí a tremenda importância da Jacu-Pêssego, que é uma obra que vem, se não me engano, do final dos anos 80. Eu não sei se foi começada pelo Jânio ou pela Erundina. Na época da Erundina. Portanto, do final dos anos 80. Já se arrasta por 20 anos e nós aceleramos de uma vez por todas – para terminar esse processo que vinha implicando absorver dinheiro, dinheiro insuficiente – mas que fica investido e não rende nada, do ponto de vista da nossa sociedade, da nossa economia.

Falta, ainda, levar a estrada até Mauá. Coisa que nós vamos fazer no Governo do Estado e com a Prefeitura. E aprofundar a obra em Guarulhos. O pessoal, a bancada federal, por proposta da Janete e do Tadeu Mudalen, aprovou toda a bancada, o conjunto dela, uma emenda no orçamento federal de aproximadamente R$ 24 milhões para fazer a obra na parte de Guarulhos.

É muito importante – como eu dizia para o Elói – que a Prefeitura lá caminhe rapidamente, também com as desapropriações, que são sempre a parte que atrasa mais o processo. As desapropriações e a parte ambiental.

Com isto, nós teremos uma nova configuração na Zona Leste de São Paulo. Ainda nesta gestão, nós vamos iniciar também o trecho do Rodoanel Leste, aqui em São Paulo. Estamos, hoje, construindo o Sul e vamos fazer o trecho Leste, o que vai significar, realmente, que nós estamos fazendo investimentos.

O Samuel mencionava aqui – eu não vim nem preparado para isso – todos os investimentos na CPTM. Na linha F e na linha não F da CPTM, que está trazendo um novo padrão de transportes para a população de toda essa região, porque estamos aproximando a CPTM do padrão Metrô.

Quando os investimentos estiverem completos, com a compra de mais equipamentos, trens que já foram encomendados – mas demoram para chegar – nós vamos poder, realmente, ter toda essa linha da CPTM, levar até Mogi das Cruzes, onde vamos fazer um VLT com padrão de Metrô. O bom transporte é fundamental para o conforto da vida das pessoas e para emprego, que é o que mais falta no nosso País. É o que é mais necessário.

E aqui estamos fazendo tudo isso graças a uma parceria, que no começo ou no meio do projeto passou a envolver, além da Prefeitura da Capital, o Governo Federal e, em seguida, o Governo do Estado. Que passou a ser, aliás, o maior investidor neste projeto todo.

É um trabalho conjunto que vai render frutos conjuntos para a Zona Leste, maior proporcionalmente e demograficamente da cidade de São Paulo e da região da Grande São Paulo. Basta lembrar que Guarulhos é o segundo município em população do Estado de São Paulo. Para que se tenha uma idéia do peso demográfico, só a Zona Leste deve ter uns 4,5 milhões de habitantes.  Guarulhos mais 1,3 milhões, mais o que agrega da região do ABC, mais o que agrega dos municípios aqui vizinhos.

Portanto, estamos trabalhando pelo progresso de São Paulo, que significa trabalhar pelo progresso da Zona Leste. Mexer a Zona Leste, desenvolver a Zona Leste é desenvolver São Paulo. Se Deus quiser, nós vamos, logo, logo, poder completar as inaugurações nas duas pontas que faltam. Para Guarulhos e para o município de Mauá. Obra em que a Prefeitura, como eu disse, a Prefeitura da Capital mais o Governo do Estado mergulharão muito proximamente.

É isto, meus amigos e minha amigas. Muito obrigado pela acolhida, pela espera diante da nossa demora. Vamos marcar bem o dia de hoje como um marco no desenvolvimento aqui da região.

E tem mais uma coisa. Vamos, agora, fazer um parque aqui. Um projeto do Ohtake, que está aqui presente e que eu havia pedido ao Mauro Arce, quando olhávamos mapas, que providenciasse. Que a gente pudesse, junto com as estradas, construir um complexo de parques aqui em todo o parque da Zona Leste do Rio Tietê. Portanto, junto, vai vir também melhora ambiental, caminhando de mãos dadas com estrada, mobilidade e emprego.

Muito obrigado.