Entrega de estrada vicinal em Jaguariúna

Pista de 13 quilômetros de extensão liga Jaguariúna e Santo Antonio de Posse, na região de Campinas

ter, 22/07/2008 - 20h07 | Do Portal do Governo

Os motoristas que trafegam pelos arredores da região metropolitana de Campinas ganharam nesta terça-feira, 22, uma via totalmente recuperada pelo programa Pró-Vicinais. Trata-se da Estrada Vicinal Oscar Pereira Dias, pista de 13 quilômetros de extensão que liga os municípios de Jaguariúna e Santo Antonio de Posse, na região de Campinas, que foi entregue pelo governador José Serra nesta terça. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar, também, o prefeito Tarcísio. O secretário de Planejamento de Santo Antônio da Posse, o Adílson. O deputado federal Guilherme Campos. A vereadora Fernanda Bergamasco, presidente da Câmara Municipal e, por intermédio dela, saúdo os vereadores presentes.

Queria cumprimentar, também, o nosso secretário dos Transportes, Mauro Arce, que veio comigo. O prefeito de Itatiba, José Roberto. O Evandro Losacco, que é o coordenador do programa de vicinais. Os secretários municipais, produtores, trabalhadores rurais.

Enfim, é uma estrada pequena. São 13 quilômetros, mas a gente sabe da importância dela, também, para a segurança das pessoas. Aqui é uma estrada, me diziam agora, onde morreu muita gente em acidentes. É exatamente uma das finalidades básicas de por que nós estamos fazendo o programa de vicinais em São Paulo: mais segurança, mais rapidez, mais confiabilidade nas estradas. Até o final do meu mandato, nós vamos ter refeito 12 mil quilômetros em São Paulo. Agora estamos na primeira e na segunda etapa do programa. Depois virão o programa três e o programa quatro. Nós vamos chegar a 12 mil quilômetros. Sem contar vicinais novas. Mas refazendo as vicinais existentes. Nosso diagnóstico mostrou que isto era o mais importante, no curto prazo, para todo o nosso Interior.

As vicinais pertencem às Prefeituras, aos municípios, mas nós fizemos os convênios e os prefeitos não têm bala para refazer estrada. Jaguariúna até que tem, porque é riquíssima a arrecadação, mas Santo Antonio da Posse, já não. O fato é que as Prefeituras não têm conseguido fazer essa manutenção adequadamente. Também não adianta ficar jogando, transferindo responsabilidades. Pegamos autorização, fizemos um programa, concorrências no Estado de São Paulo inteiro.

Eu vinha conversando com o Mauro Arce, nosso secretário, sobre a necessidade de a gente ter um esquema de manutenção permanente, no caso das concessões que nós vamos fazer agora, de estradas, que são cinco. Em todas elas, a empresa que ganhar a concessão, o consórcio que ganhar, vai ter que cuidar das vicinais próximas. Não vão ter pedágio, mas vão ter que cuidar das vicinais próximas.

Eu nem sei direito onde, quais são, mas são mil quilômetros de vicinais. Para o resto, eu pedi à Secretaria estudar a possibilidade de nós fazermos licitação para manutenção. Divide-se o Estado de São Paulo em três ou quatro, e encarrega-se uma empresa que ganha a concorrência de fazer a manutenção a médio e longo prazo. Porque manutenção, quando é feita em cima, é barata. O problema é que precisa ter escala, e isso se pode fazer com relativa facilidade, se a gente fizer licitação nessas áreas.

Portanto, vamos estudar isso – não é uma coisa que dá para encaminhar em um ou dois meses – mas eu quero, para o ano que vem, ter esse esquema encaminhado. Isso vai impedir a deterioração das vicinais. Aliás, existe um problema sério que é o da cana-de-açúcar. O Mauro me dizia que já tem caminhões que estão chegando a 100 toneladas, e não há estrada vicinal que agüente, não é?

Então nós temos que induzir, se não forçar, a entrada dos produtores rurais de cana, de álcool e açúcar. Em alguns lugares entram, em outros não, embora eles sejam os principais usuários. Acredito que aqui seriam os principais usuários também, prefeito Tarcísio?  Não. Mas eu estou vendo cana lá, já. Não é o básico, mas em outros lugares de São Paulo é, basicamente, cana-de-açúcar. Vamos cuidar disso.

Mas tem outra coisa que eu queria dizer aqui. É que nós decidimos fazer a duplicação da SP-95, que liga Jaguariúna, Pedreira e Amparo. Nós vamos fazer a estrada do Circuito das Águas, ampliando, e o trecho que vai de Itatiba, Morungaba, Amparo mesmo, Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindóia nós fazer a recuperação dessas estradas, criar terceira pista, acessos, etc. Com isso, vamos ficar com o Circuito das Águas completo.

Enfim, estamos trabalhando. Tem muita coisa encaminhada aqui na região. É o que todo mundo me diz: para qualquer lugar do Estado que se vai, está o governo lá investindo. Os prefeitos nem precisam vir pedir. Nós é que os pressionamos para funcionarem, para poderem gastar os recursos existentes. Foi assim desde o primeiro dia de governo e vai ser assim até o último dia.

Muito obrigado.