Discurso de Serra no “Climate Leaders Summit”

Confira o discurso do governador em evento paralelo da 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU (UNFCCC)

ter, 15/12/2009 - 11h11 | Do Portal do Governo

Senhoras e Senhores, bom dia.

É um prazer estar aqui nesse fórum de líderes climáticos regionais e apresentar os nossos compromissos de redução de emissões.

Em São Paulo nós aprovamos recentemente a Lei de Mudanças Climáticas, a qual nós esperamos que sirva como um marco efetivo para que se alcance os objetivos da Convenção do Clima.

Nosso Estado é localizado no Sudeste do Brasil, e é a mais industrializada região do país. Tem uma área comparável à do Reino Unido, e a população à da Argentina.

Nossa matriz energética é consideravelmente limpa, com baixas emissões de gases estufa e alta participação de energias renováveis. Se considerado como um país, seria o terceiro maior produtor de etanol, logo após os EUA e o Brasil.

O território de São Paulo é parcialmente coberto por Mata Atlântica, e essas áreas vem crescendo, como resultado de ações de fiscalização e recuperação. Temos políticas avançadas de biocombustíveis, de pesquisas relacionadas a mudanças climáticas, facilitamos recursos financeiros para as cidades verdes e estão em andamento grandes investimentos em transportes públicos.

Nossa lei de Mudanças climáticas tem uma meta ambiciosa de redução de emissões de gases de efeito estufa: 20% em 2020. Consideramos 2005 como nosso ano de base, não uma tendência de crescimento futuro de emissões.

Essa meta é agora uma exigência legal. Além da meta de emissão, a Lei Estadual prevê um zoneamento econômico-ecologico, um fundo de adaptação, o mapeamento das vulnerabilidades territoriais, um programa de recuperação florestal, um plano de transportes sustentáveis e a criação de mecanismos de financiamento para encorajar expansão de processos econômicos de baixo carbono.

Nos esperamos que outras regiões e países juntem-se a nossos esforços na direção de uma economia verde e pela integridade do clima global.

Governos subnacionais têm um papel crescente nas negociações sobre o clima e estamos firmemente decididos a colaborar nesse sentido.

Muito obrigado.