Discurso de José Serra no VI Prêmio de Qualidade de Gestão

Pronunciamento aconteceu na noite de quinta-feira, 12, no Palácio dos Bandeirantes

seg, 16/07/2007 - 18h20 | Do Portal do Governo

Pronunciamento do governador José Serra aconteceu na noite de quinta-feira, 12, durante solenidade de entrega do VI Prêmio de Qualidade de Gestão, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. 

A eficiência em seu modelo administrativo e no relacionamento com seus funcionários rendeu a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, entregue pelo governador José Serra, Meu boa noite a todos e a todas. Muito bem vindos, aqui a cede do Governo de São Paulo, ficamos muito orgulhosos de poder abrigar no dia de hoje essa solenidade de premiação e também de receber todas as jovens e os jovens do Projeto Guri.

Queria cumprimentar o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, e através dele os deputados presentes; o José Ricardo Roriz Coelho, presidente do Instituto Paulista de Excelência na Gestão, o IPEG e, através dele também todos os dirigentes de entidades que congregam estudos, avaliações e métodos de excelência na gestão em nosso país; o deputado Sidney Beraldo, que é secretário do estado da Gestão Pública, através de quem eu saúdo os secretários presentes; o Vitor Lippi, prefeito de Sorocaba, através de quem eu saúdo os prefeitos que aqui vieram; particularmente queria cumprimentar o Gesner, presidente da SABESP; o João Henrique Caldeiras, gerente geral da (inaudível), em nome deles dois eu cumprimento todos os premiados dessa noite e os presidentes e representações de empresas, fundações, associações, integrantes da Polícia Militar, aqui através do seu comandante, do Exército Brasileiro; à garotada do Projeto Guri; às autoridades presentes.

Esse prêmio tem, ele mesmo, uma grande qualidade, que é de exigir o atributo da eficiência, não apenas na área privada, mas também na área pública. A nossa Polícia Militar, a SABESP, Corpo de Bombeiros, a IMESP, do estado, a subprefeitura do Campo Limpo, apenas para dar exemplos, sempre arriscado destacar alguns exemplos e não mencionar outros. São entidades da área pública e, nesse sentido, é uma inovação do IPEG também avaliar essas entidades, isso é um estímulo para a eficiência da máquina administrativa do Brasil, da máquina da administração direta ou da indireta, como é o caso da SABESP, que é uma empresa. Há seis anos esse instituto vem se dedicando a uma espécie de ação missionária, de difundir o conceito da qualidade de gestão, reconhecer aqueles que mais se destacam, estimular a universalização dessa prática no território paulista e, para isso, reúne a colaboração voluntária de quase 200 examinadores e 5 juizes, um trabalho exaustivo. Isso mostra a importância, o volume de trabalho que é feito e a importância que todos esses colaboradores atribuem à questão da eficiência da gestão em nosso estado.

Na verdade são 40% das organizações admitidas na primeira fase do concurso, órgãos que integram administração pública que é, sem dúvida, a área onde mais é necessário, hoje, o progresso em matéria de qualidade de gestão, onde a qualidade de gestão é mais atrasada em nosso país e, portanto, tem uma relevância extrema o investimento nessa área em toda administração pública. Portanto, quero aqui expressar a minha alegria, a minha satisfação, lembrar que a SABESP é uma empresa do estado de São Paulo, uma empresa grande, a maior empresa de serviços, ao lado da Caixa Econômica e da CESP, do estado de São Paulo, a Imprensa Oficial é do estado, além, evidentemente, de toda a rede da nossa Polícia Militar e é interessante também destacar que não apenas a Imprensa Oficial ganha o prêmio como também a divisão de biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luis de Queiros, que mostra bem a persistência e a dedicação dos colaboradores todos, a ponto de detectar a eficiência de gestão em uma biblioteca de uma faculdade da nossa Universidade de São Paulo.

Portanto, fico aqui bastante, inclusive, agradecido ao trabalho desse instituto pelo estímulo que ele trás à qualidade de administração pública no estado de São Paulo. Na verdade, a qualidade é um vício positivo. Quanto mais se tem, mais se quer. Um círculo virtuoso de qualidade ele, inclusive, acaba criando estímulo para que a qualidade não se detenha, para que a progressão não se contenha e que continue sempre acontecendo ao longo do tempo. Esse, além disso, é um compromisso do nosso governo e para isso estamos trabalhando. Eu quero lembrar que isso, tanto para a administração privada quanto para a pública, não há qualidade sem ética.

A falta de ética é incompatível com a qualidade, qualidade de gestão sem ética não é qualidade nem é gestão. É irresponsabilidade e até crime e esse tem sido um problema bastante grave no nosso país e, por sorte, estamos assistindo São Paulo entrar na contracorrente desse rio de problema que vem infelicitando o Brasil, em todos os setores da administração pública.

É isso que eu queria aqui registrar a todos e a todas, trazendo novamente os meus cumprimentos, o meu agradecimento e meu incentivo para que no ano que vem nós possamos também apreciar mais resultados bons para são Paulo, tenhamos mais colaboradores, mas esforços ao longo desse período. Muito obrigado e um grande abraço a todos e a todas.