Discurso de José Serra em homenagem às mulheres

Pronunciamento aconteceu no dia 8 de março no Palácio dos Bandeirantes

qui, 08/03/2007 - 16h34 | Do Portal do Governo

Durante almoço com 35 prefeitas nesta quinta-feira, 8, no Palácio dos Bandeirantes, o governador José Serra pronunciou discurso em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres:

Almoço comemorativo do Dia Internacional da Mulher.

“Aqui há tantas mulheres e tão poderosas que algum desavisado poderia imaginar que se trata de um complô para restaurar o matriarcado que, segundo antropólogos, teria dado início à civilização. Na realidade, este encontro é expressão de uma das maiores conquistas da democracia, que foi a incorporação da mulher na vida política das nações, o seu avanço no mercado de trabalho, a sua realização cada vez maior nas artes, na ciência, no conhecimento. Muitos estudiosos apontam esse processo como a mais profunda e mais definitiva transformação social ocorrida ao longo do século 20. Em nosso país, por exemplo, verifica-se hoje que:

– o nível educacional das mulheres é 37% mais alto que o dos homens;

– 58% das mulheres entre 16 e 60 anos participam do mercado de trabalho ou querem nele ingressar – ou seja, quase 20 pontos percentuais a mais do que 30 anos atrás;

– 30% das mulheres que trabalham são responsáveis pelo domicílio e, entre estas, 50% moram sozinhas com os filhos, sem a presença de um companheiro.[1]

No âmbito do governo do Estado de São Paulo, a presença da mulher é igualmente ou até mais expressiva: dos cerca de 12 mil cargos ou funções de confiança, mais de dois terços são ocupados por mulheres. E nessa conta não estão incluídos cargos de comando de provimento efetivo como os de Diretor de Escola, supervisor de Ensino, Delegado de Polícia e Oficialato Militar.[2]

Alguns fatos, porém, empanam o brilho dessa realidade. Assim, no mercado de trabalho, as mulheres ganham cerca de 30% a menos do que os homens. Por outro lado, na divisão de tarefas domésticas é ínfima a participação masculina. Desta forma, a jornada de trabalho da mulheré sempre dupla, quando não tripla.

A luta das mulheres tem sido um debate árduo. Porque ela se desenvolve em dois campos:

– no campo ideológico, pela superação de padrões de comportamento e de cultura.

– no campo profissional.

Não há dúvida de que vivemos em uma sociedade onde ainda existem muitos preconceitos contra a mulher. Mas uma das melhores maneiras para que ela os enfrente e vença está na maneira como encara sua profissão.[3]

Ela deve e pode exercitar sua capacidade técnica com seriedade profissional. A competência da mulher é a melhor ferramenta para afirmá-la.

Se ela é uma professora, será uma boa professora, se é uma engenheira, há de ser uma boa engenheira. E se for prefeita, há de ser não uma boa, mas uma ótima prefeita, como é o caso das prefeitas aqui presentes.

De fato, o espaço da mulher está cada vez mais garantido. Há preconceito, há concorrência, mas a mulher não precisa colocar isso na sua agenda, porque nessa agenda está, sobretudo, o compromisso com a justiça. Parece mesmo ser uma característica feminina, um fator essencial da personalidade da mulher sua capacidade de se insurgir contra a injustiça. Então, as mulheres têm muitas lições a dar a todos.

A melhor maneira de se comemorar o Dia Internacional da Mulher é trabalhando pela mulher. E nós começamos a comemorar de véspera, como no Natal, lançando o programa Saúde da Mulher. Ele contempla iniciativas que vão:

– do planejamento familiar ao controle do câncer;

– do atendimento à mulher vítima da violência, pela ampliação do programa Bem-Me-Quer, à implantação de 20 Centros de Referência em Especialidades, com áreas específicas para o atendimento à mulher;

– da implantação de 250 leitos exclusivos para a saúde feminina, no Instituto Dr. Arnaldo, a ações nos 79 municípios com os maiores índices de mortalidade materna, passando pela capacitação de profissionais para o atendimento à saúde da mulher, especialmente o pré-natal.

O desenvolvimento desse programa deverá ser feito em grande parte em parceria com os municípios. E é para essa tarefa que eu conclamo as senhoras, propondo que, como mulheres chefes do Executivo, estejam à frente na promoção da saúde da mulher.

Seus municípios devem liderar a implantação do programa, devem dar o exemplo do cuidado com a atenção à saúde da mulher, de modo geral. As senhoras busquem na Secretaria da Saúde as parcerias necessárias para efetivar esse cuidado.

Agradecendo a presença de todas, dou meus parabéns por esta data e pelas conquistas efetivadas pela mulher. E que sigam em frente, porque ainda há muito para ser conquistado. Muito obrigado.”

José Serra

Governador do Estado de São Paulo