Defesa da Floresta Amazônica

Serra discursou no Parque Vila Lobos, na Capital, na sexta-feira, 26

sex, 26/10/2007 - 16h22 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado formalizou apoio ao “Pacto Nacional pela Valorização da Floresta e pelo Fim do Desmatamento na Amazônia Brasileira”, de iniciativa da ONG Greenpeace. A adesão foi oficializada pelo governador José Serra no final da manhã desta sexta-feira, 26. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Bem, eu vim aqui para o Movimento de Defesa da Amazônia. Não conheço o documento em detalhes para avaliar a factibilidade dele. Mas sei que um elemento fundamental é a vontade política – que é o que tem faltado no Brasil nessa matéria.

Do ponto de vista econômico, a destruição da Amazônia é de uma irracionalidade total. Já seria, mesmo que fosse rentável economicamente. Traz muito pouco para o País em matéria de emprego, em matéria de divisas, em matéria de desenvolvimento.

Na verdade, é uma minoria do quadro econômico que faz essa exploração predatória. Uma minoria que sabe ser truculenta, como se expressou, no caso do cerco ao pessoal do Greenpeace para impedir que esse cadáver de uma castanheira percorresse o País.

Isso mostra bem a sua truculência e o que nós temos que fazer é juntar forças. Do ponto de vista de consumidores, o Estado e a Prefeitura estão dando passos inéditos aqui em São Paulo.

A Prefeitura já avançou nessa matéria, o Estado está começando agora a dar passos concretos. Os valores, as quantidades aqui ainda são modestas, mas este é o começo.

Eu queria, a propósito, sugerir ao Xico que criasse um selo verde para as madeireiras. Aquelas madeireiras que trabalhassem direito teriam o selo verde e as outras, que transgridem, não o teriam. Isso facilitaria o controle e a fiscalização, fazer essa espécie de cadastro nacional a esse respeito.

Agora, a questão da floresta, da flora e da fauna não é importante somente por causa do aquecimento global. Às vezes, a gente só fica concentrado nisso – que é correto, é um perigo, temos todos que dar batalha – mas elas são também um patrimônio em si. Elas têm um valor imenso que está sendo destruído. É uma floresta, no nosso horizonte de vida, de muitas girações, só acontece uma vez.

Depois da destruição, a recuperação é penosíssima, e jamais será feita nessa escala, da mesma maneira que a destruição da nossa fauna, que vive da floresta. Eu mesmo às vezes fico aflito andando pelo céu, por avião ou helicóptero. A gente vai vendo reservas de Mata Atlântica, mas todas como ilhas. Isto inviabiliza boa parte da nossa fauna. Nem sequer a preservação na forma de arquipélagos funciona, do ponto de vista de parte importante da questão ambiental que está relacionada com os animais.

Portanto, eu vim aqui para expressar a minha solidariedade política, do governo e da minha pessoa.

Vocês podem contar comigo agora no governo e no futuro, onde quer que seja. Podem contar mesmo com um aliado.