Cursinhos gratuitos para alunos da rede pública de ensino

Convênio com a Unesp foi assinado nesta segunda-feira, 30, em São Paulo

ter, 31/07/2007 - 14h33 | Do Portal do Governo

O governador José Serra assinou nesta segunda-feira, 30, convênio com a Unesp (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho) para ampliar em 57% o número de vagas dos cursinhos pré-vestibulares oferecidos pela universidade aos alunos da rede de ensino do Estado.

Boa tarde a todos e a todas. Quero cumprimentar o secretário de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti; o reitor da Unesp, Marcos Macari, o deputado federal Marco Aurélio Ubiali; Samuel Moreira e Jonas Donizette, deputados estaduais; a todos os diretores e professores da Unesp e membros aqui da Secretaria.

Bem, esta é uma iniciativa, do ponto de vista do volume hoje, pequena, mas que na verdade se destina a criar um novo modelo de igualdade de acesso, de maior igualdade de acesso à universidade, e que vai prosperar bastante no futuro. 

Eu queria agradecer à Unesp por ter oferecido uma resposta imediata a esta nossa demanda. A meu ver, o papel da universidade também é facilitar o acesso a ela própria. Hoje, se fala muito de cotas, se fala muito de acesso dos alunos da escola pública, ações afirmativas. Sem excluir quaisquer outras iniciativas, eu não tenho dúvida de que a possibilidade do cursinho gratuito é um elemento muito forte no sentido de favorecer o acesso daqueles que vêm da escola pública e que têm menores condições econômicas. Como disse também o Macari, a Unesp também tem a vantagem da descentralização. Um aluno que é de família mais modesta e que é do interior do Estado não conseguiria provavelmente disputar ou mesmo viver aqui na Capital. Quer dizer, ele pode estar mais próximo da sua cidade e, se nós tivermos este cursinho funcionando gratuito, ele vai ter mais possibilidades também.

Portanto, eu fico feliz que tenha começado pela Unesp, que tem campus em 23 cidades. É um modelo original, eu não conheço nenhuma universidade no mundo assim descentralizada – não sei se existe, mas tenho a impressão de que não – e isso acaba sendo uma vantagem para este projeto.

E eu quero que isto se expanda no futuro, inclusive vendo a possibilidade de fazer aqui na Capital. O problema é que isto fica distante dos alunos-professores, dos que podem dar aula. Mas, quem sabe, a gente pense em modelos semelhantes no futuro.

Eu queria cumprimentar o Pinotti pela rapidez com que este programa pôde começar. A gente tem que comemorar mesmo é o começo, não é o tamanho. Começa pequeno, mas vai crescer depressa. É uma boa parceria que nós fazemos agora, e tomara que ela possa também prosperar junto às outras universidades.

É isso. Muito obrigado.