Cultura entra no currículo das escolas estaduais

Anúncio foi feito por José Serra nesta quinta-feira, 24, em São Paulo

qui, 24/07/2008 - 19h16 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado inicia neste semestre um ambicioso programa de democratização cultural que vai atingir um milhão de estudantes. O Cultura é Currículo, lançado nesta quinta-feira, 24, pelo governador José Serra, vai levar os alunos da rede estadual de ensino a teatros, museus e demais instituições culturais de São Paulo gratuitamente, além de promover a exibição de filmes em sala de aula. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Boa tarde a todos e a todas. Queria cumprimentar os deputados Said Murad e o Ferrarini, aqui presentes. A nossa secretária Maria Helena. A Milu Vilela. O Paulo Markun. O Luis Nogueira. Está, também, aqui, o vereador José Rolim. Instituições ligadas à educação e à cultura. Os professores e alunos e alunas da Escola Estadual Recanto Verde Sol.

Hoje é um belo programa que está começando. Um programa complexo, que a Secretaria da Educação organizou por intermédio do Fundo de Desenvolvimento da Educação, FDE, que é tão competentemente presidido pelo Bonini. A Cláudia, que é da sua equipe, foi a organizadora mais direta.

É um belo trabalho que a Iara tinha começado, porque os alunos e alunas vão percorrer 27 instituições, principalmente museus, mas como parte do seu aprendizado.

Quer dizer, a professora vai se capacitar para isso. Há materiais escritos. Isso não vai ser separado da sala de aula e os alunos vão poder ter facilitado o caminho para o acesso à cultura, às diferentes formas de cultura. Cinema, pintura, escultura e outras coisas. Vão aprender a gostar disso, porque não é algo meio óbvio.

Aliás, o teste, agora, é aqui pelo Museu de Arte Moderna, que é a arte mais abstrata. Mas toda ela tem um grande significado e, nesse sentido, a orientação seguida foi correta.

Inicialmente, quando me falaram da idéia, eu pensei: Bom, é melhor ir fora do período de aula. Mas depois eu concluí que era melhor no período de aula, com a professora integrada. Fora do período letivo, teria de contratar alguém, ficaria separado da sala de aula, ficaria só um programa de recreio. Sair, não ter aula, sair para passear, olhar um lugar ou outro lugar, mas isso acabaria não tendo maiores conseqüências.

Dessa forma, não. Os professores e as professoras vão ficar capacitados para os próximos anos, também. Eu não sei que idade terão as crianças. Serão todo mundo? Todas. Dos oito anos do ensino fundamental. Como?

Voz: Ensino médio.

Governador: Ensino médio também. Sem dúvida, será uma bela introdução. Eu bem que gostaria de ter tempo para fazer isso. Eu nunca fiz isso de percorrer todas as instituições.

Voz: É só acordar cedo.

Governador: O que significa que é impossível. Realmente, acordar cedo eu não consigo. Então, nesse sentido, estou muito contente, aqui, com essa programação, com este início. Eu acho que vai dar certo. Nunca se fez uma coisa como esta, não é? Está custando algum dinheiro. São R$ 4,5 milhões, mas se a gente for olhar para o benefício que isto traz, a gente vê que não é muita coisa, pelo número de alunos. Quantos alunos vão ser mobilizados? Um milhão. É como se saísse quatro reais e meio por aluno, para ter um tremendo programa cultural como este.

Então, é um programa, também, econômico. Dá gosto de fazer um programa que seja econômico e não envolva desperdício. Vocês sabem que governo costuma desperdiçar muito – não é? – dinheiro que arrecada das pessoas e a gente tem trabalhado bastante para usar esse dinheiro da melhor forma, com mais rendimento. Este aqui é um exemplo típico.

Queria, também, agradecer ao MAM e à Milu pela cooperação. Esta fundação, o Museu de Arte Moderna, é uma fundação privada. Tem contribuição de recursos públicos, mas é, basicamente, privada e vou dizer a vocês que funciona melhor para o público que a maioria das fundações públicas de São Paulo. O MAM funciona melhor e com recursos privados.

Este auditório, mesmo, é um exemplo. Isto aqui era um buraco, que não tinha nada. Foi a administração do MAM que conseguiu fazer. Realmente, são parceiros de primeira categoria.

Muito obrigado. Queria dar aqui o meu abraço a todos e a todas, à garotada. Parece que tem bastante palmeirense aí, não é? Tinha um lá na segunda fila. Você tem vergonha? Pode levantar o braço. A maioria é corintiana? Não, eu sou palmeirense, mas não precisa ficar inibido, não. Pode abrir o jogo. Tem outros ali também. Mas essa espécie de virada cultural é para todo mundo. Corintiano, são-paulino, palmeirense. É para todo mundo.

Está bom? Então, vamos em frente.