Cerimônia de aniversário da Casa Militar

Governador: Queria dar meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o general de Exército Antonio Gabriel Esper, comandante militar do Sudeste. O major brigadeiro do ar José Roberto […]

ter, 23/09/2008 - 20h00 | Do Portal do Governo

Governador: Queria dar meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o general de Exército Antonio Gabriel Esper, comandante militar do Sudeste. O major brigadeiro do ar José Roberto Scher, comandante do 4º Comando Aéreo Regional. O vice-almirante Terenilton Sousa Santos, comandante do 8º Distrito Naval.

Queria cumprimentar nosso amigo, vice-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Márcio Rodrigues, de Minas Gerais. Queria cumprimentar o coronel da PM e secretário-chefe da Casa-Militar, Luiz Massao Kita. O coronel da PM Roberto Antonio Diniz, comandante-geral da corporação no Estado de São Paulo. O delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Maurício José Lemos Freire. O superintendente da Polícia Técnico–Científica do Estado, Celso Periolli.

Queria cumprimentar todos os secretários de Estado aqui presentes: Luiz Antonio Marrey, da Justiça. Aloysio Ferreira. Aqui puseram Aloysio Ferreira Pinto, viu, Aloysio? Hem? É uma mistura estranha. O secretário de Administração Penitenciária, Antonio Ferreira Pinto. O secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas. Da Segurança, Ronaldo Marzagão. De Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna. De Comunicações, Bruno Caetano. De Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo. De Gestão Pública, Sidney Beraldo. E a todos os condecorados com a medalha da Casa Militar. Oficiais e praças da Polícia Militar. Senhoras e senhores.

A Casa Militar foi criada em um momento muito agitado da vida nacional, pouco mais de um ano depois da Revolução de 30 e às vésperas do Movimento Constitucionalista de 1932. Ela, desde então, tem acompanhado muito de perto a história de São Paulo, às vezes ajudando, até, a escrever parte dessa história.

Ao longo de 77 anos de existência, ela se consolidou como uma instituição cada vez mais relevante ao bom funcionamento do governo pelo exercício de serviços como os de telecomunicações dos palácios do governo, de ajudância de ordens ou coordenação, de segurança.

Relativamente a este último ponto, cabe ressaltar que ao se empenhar na segurança pessoal do governador, a Casa Militar está, em última análise, empenhada na segurança de toda uma instituição, que é a do Poder Executivo.

Nesse sentido, ela atua não apenas na segurança do governador, mas também na segurança do conjunto dos cidadãos e das instituições. Pela sua disciplina, pelo rigoroso planejamento de suas ações, pela precisão até cronométrica com que as executa, a Casa Militar é um exemplo de organização. Ainda mesmo quando se defronta com atrasos decorrentes não da sua atuação, mas da sobrecarga da agenda do governador. Disso eu peço desculpa, mas sinto muita dificuldade de me comprometer a emendar.

Na verdade, o pessoal da Casa Militar é quase parte da família, tão presente está na minha vida, na vida dos meus, na vida do governo. Por isso, sempre nos entendemos. A Casa Militar tem uma atuação discreta. Talvez exatamente por isso, ela é ainda mais eficiente, mas há momentos em que ela se deixa iluminar por holofotes. Momentos em que os necessita bem fortes, para organizar e mobilizar a população. São os momentos em que a Defesa Civil, sem aguardar qualquer chamado, mas atenta à sua urgência, toma iniciativa e se põe à frente do processo de articulação da sociedade para salvar vidas, assistir a população afetada por fenômenos naturais, por acidentes, e recuperar estradas, moradias, escolas afetadas por calamidades públicas.

Como se sabe, a palavra jubileu se refere à comemoração de uma data e deriva de júbilo, que significa alegria. Por tudo o que a Casa Militar representa, é com grande alegria que eu recebi hoje a medalha comemorativa do Jubileu de Brilhante – é brilhante mesmo? – que generosamente me foi concedida hoje. Meu júbilo, certamente, se repete nas demais personalidades aqui homenageadas, bem como das medalhas Casa Militar e da Defesa Civil.

A Casa Militar é uma instituição que, de fato, honra a Polícia Militar, a qual honra o governo. Há duas semanas, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, me transmitiu a opinião dos comandos das Forças Armadas de Brasília a respeito da nossa Polícia Militar. Eu não contei ao secretário, nem ao coronel Diniz, mostrando que o conjunto das Forças Armadas, nos seus comandos supremos, aprecia muito a Casa Militar, a Polícia Militar de São Paulo.

Para mim, foi motivo de muito orgulho e satisfação saber pelo Ministro da Defesa a opinião – general – dos principais comandantes militares do País, a respeito da nossa Polícia.

Portanto, o secretário da Casa Militar, a Casa Militar honra a Polícia Militar e esta honra o governo, que honra os brasileiros de São Paulo. É por isso que a festejamos no seu septuagésimo-sétimo ano de vida.

Muito obrigado.