Campanha do Mês da Consciência Negra

Serra discursou após o lançamento da campanha nesta quarta-feira, 7, em São Paulo

qua, 07/11/2007 - 20h32 | Do Portal do Governo

O governador José Serra lançou nesta quarta-feira, 7, a

campanha Mês da Consciência Negra. A campanha, orçada em cerca de R$ 1 milhão, será lembrada na Capital e em 15 municípios do interior onde se comemora o feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com uma grande exposição ao ar livre em homenagem aos homens e mulheres negros que contribuíram para a construção do país. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Bom dia a todos e a todas.

Queria cumprimentar o prefeito Kassab; o secretário Sayad; Maria Lucia Amary, que é deputada e líder da bancada do PSDB; secretários da Cultura, Carlos Augusto Calil, e da Habitação, Orlando de Almeida, do município; Elisa Lucas, presidente do Conselho Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra; Leandro Rosa, assessor de cultura para gêneros e etnias; demais representantes de associações e entidades etno-raciais; profissionais da imprensa.

Bem, eu, dessa lista, não sabia que tinham origem negra o Nilo Peçanha e o Carlos Gomes. Para mim, foram novidades. Eu só sei que outros tinham porque, há uns dois anos, eu escrevi um artigo e pesquisei que o André Rebouças, o Teodoro Sampaio, que é fundador da escola onde eu estudei, a Escola Politécnica, também tinham origem negra.

E de fato, dessas personalidades todas, eu nunca tinha ouvido falar, por ser uma área muito distante da minha formação, que do Juliano Moreira e Virgínia Bicudo, da Sociedade de Psiquiatria e de Psicanálise. Mas é interessante a gente tomar conhecimento. Muito mais do que nós, é interessante a população tomar conhecimento a esse respeito.

O Dia da Consciência Negra tem uma dupla dimensão: a consciência dos próprios negros e seus descendentes, das suas origens, da sua dignidade, dos seus direitos; e, ao mesmo tempo, a consciência da sociedade a respeito da origem, dos direitos e da dignidade dos brasileiros que vieram da África.

Eu queria dar os meus parabéns à Secretaria pela iniciativa na parceria com o município e esperar que, a partir deste ano, a gente tenha criatividade em cada ano, ao longo do nosso mandato, para renovar e inovar nesse Mês da Consciência Negra. O problema é o que se vai fazer de novo no ano que vem.  Então, é melhor já ir pensando a esse respeito.

Muito obrigado.