Cadastro Estadual de Animais

Discurso aconteceu nesta quinta-feira, 4, no Zoólogico de São Paulo

qui, 04/10/2007 - 18h11 | Do Portal do Governo

O governo do Estado anunciou nesta quinta-feira, 4, duas importantes ações de preservação da fauna e meio ambiente.  José Serra assinou no Zôo o Decreto que institui o Cadastro Estadual da Fauna Silvestre, Nativa e Exótica (Cadfauna). Na seqüência, o governador inaugurou um sistema integrado de tratamento de água e efluentes da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Boa tarde a todos e a todas.

Creio que o essencial já foi dito aqui pelo Paulo Bressan e pelo Xico. Também ficou a pergunta no ar, que eu estava me fazendo: Por que nós ficamos do lado da onça, aqui?

Mas é com muita alegria que assino hoje esse decreto criando esse cadastro. Como disse o Xico, é um cadastro da iniciativa do Governo do Estado que vai dar maior apoio à nossa batalha pela preservação. Não apenas da flora, mas também da fauna.

O Zoológico é o primeiro da América Latina que recebeu a certificação de qualidade, a ISO 14001. Do ponto de vista da extensão, é um dos maiores, não é, Paulo ? É o maior de todos.

E hoje nós acionamos um sistema que faz parte do Riacho do Ipiranga e vai recuperar a qualidade dos lagos que nós temos nesta área. Por isso mesmo, nós lançamos, aliás há algum tempo, junto com o prefeito Gilberto Kassab, o programa Córrego Limpo, para despoluir 40 córregos da Capital, em um trabalho feito em parceria com a Sabesp.

 

Esse sistema, além da despoluição, vai permitir o reuso da água, trazendo economia para o parque, e tendo um sentido ecológico mais amplo. O cadastro, por sua vez, vai ajudar a normatizar a proteção da fauna silvestre; instalar locais adequados para o recebimento de animais silvestres capturados – uma coisa que é importantíssima – e combater o comercio ilegal de animais, que, normalmente envolve maus tratos e até mesmo crueldade.

É famosa aquela música do Luís Gonzaga, Assum Preto, que é um pássaro cujos olhos são furados para que ele cante melhor. Talvez seja o símbolo da tortura e da crueldade sobre os animais que se faz em nosso País.

No ano passado, foram apreendidos 30 mil aves e animais que estavam em cativeiro irregular. Nada mais irônico que se dizer às vezes livre como um passarinho. Os pássaros apreendidos não estavam nada livres. Muito pelo contrário.

Queria dar aqui meus parabéns à Fundação do Parque Zoológico. O Paulo Bressan era meu subprefeito na Lapa. Foi um excelente subprefeito. A Lapa é das regiões mais difíceis para uma subprefeitura. Foi um ótimo subprefeito, mas vivia querendo voltar para cá. Mesmo depois que eu assumi o Governo do Estado, eu não deixei, porque a Lapa precisava dele.

Finalmente ele venceu e voltou aqui, franciscanamente. Ele é franciscano, não daqueles do Congresso Nacional. É o franciscano do funcionalismo, uma vez que São Francisco é considerado uma espécie de patrono da vida animal.  

Queria cumprimentar também o Xico Graziano por estas novas conquistas, que continuam se multiplicando. Há muitas coisas que nós estamos tocando na área do meio ambiente. Não é fácil tocar, porque exige organização, exige estrutura, exige dinheiro – e não tem muito apoio da opinião pública.

Não é que as pessoas estejam contra. Mas ninguém, ou muita pouca gente, se motiva a valorizar tanto a questão do meio ambiente. Se for feito um plebiscito, é todo mundo a favor. Mas na luta social, no apoio, na mobilização, é muito complicado. Nós precisamos – para isso – ter um ativismo maior de todos aqueles ligados à questão ambientalista. Até para que o governo possa ter respaldo para continuar ações, como é o caso da recuperação, por exemplo, da Serra do Mar, que é a mais difícil e mais cara de todas que nós estamos empreendendo hoje. Das ocupações da Serra do Mar, no município de Cubatão.

Quando a gente lembra que 40% dos eleitores do município moram nas regiões ilegais, mesmo com risco de vida, porque é um lugar perigoso para morar, pelos deslizamentos e pelas estradas, a gente tem mais claro qual é até a  dificuldade política, para se fazer isso. E, às vezes, tem-se que enfiar pela goela dos políticos locais um trabalho que é em beneficio do Estado, do País e da Humanidade. Como é o da preservação ambiental.

Mas vamos lá que a gente vai avançar.

Muito obrigado.