Beneficiários do Ação Jovem terão acesso ao Sesc

Queria cumprimentar o Rogério Amato, nosso secretário de Desenvolvimento e Assistência Social; Guilherme Afif, que é do Emprego e do Trabalho; Luiz Antonio Marrey, que é da Justiça; o Abram, […]

ter, 10/03/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Queria cumprimentar o Rogério Amato, nosso secretário de Desenvolvimento e Assistência Social; Guilherme Afif, que é do Emprego e do Trabalho; Luiz Antonio Marrey, que é da Justiça; o Abram, nosso amigo, presidente dos Conselhos Regionais do Sesc, Senac e Sebrae. Parece o Ulisses Guimarães, não é?… Danilo Miranda…
Voz: Não recebo aposentadoria…

Governador: Ah, não recebe aposentadoria… Mas eu troco com você, a minha aposentadoria pelas suas outras… (risos) Danilo Miranda, nosso grande diretor regional do Sesc. O Abram trouxe… foi o Abram que trouxe o Danilo para o Sesc. Foi uma das melhores aquisições. O Danilo tem sotaque carioca. Não sei se ele é carioca. Ele fala pesquisa, mis, essas coisas (reproduz o sotaque carioca, carregando nos esses)… mas é um grande diretor. O Abram e o Danilo fizeram um trabalho extraordinário aqui em São Paulo, com os Sescs culturais alastrados aqui na Capital. Sem eles, inclusive, nós não teríamos feito a Virada Cultural no alcance que ela teve. São grandes parceiros nessa área.

Queria também cumprimentar o nosso diretor-superintendente do Sebrae, o Ricardo Tortorella, nosso parceiro. E um abraço muito especial a Nicete Bruno, ao Paulo Goulart e ao Paulo Goulart Filho, parceiros da Rede Social de São Paulo. O Paulo é mais alto que você, hem? Não é? Não? O Paulo fez um filme que eu só vi depois, com o Guarnieri. Como é que é o nome? Hem? O Grande Momento, que se passou na Radial Leste, quando a Radial Leste estava terminando. Era o lugar que eu brincava. Eu identifiquei porque foi na rua, não foi em estúdio, em que ele fazia um mecânico comuna… comunista. Hem?… Uma interpretação incrível.

Os prefeitos que estão aqui… De Caconde, o Fordinho… E eu gostaria de saber porque é que ele foi apelidado Fordinho… o prefeito de Caconde. De Tupi Paulista, João Carlos Ferracini. Queria também saudar os representantes dos beneficiados: Jéssica Toledo Rodrigues Mineiro, Karen Martins das Neves, Taís Ribeiro Santos e Alexandre Dias da Silva. Queria saudar também os vereadores, secretários municipais aqui presentes, os parceiros do programa Ação Jovem, representantes da Rede Social de São Paulo, associações e entidades de classe.

Bem… hoje nós estamos avançando mais naquilo que, para o governo, é uma questão prioritária: a investida sobre a formação dos jovens. Nós já temos o braço do governo na área do ensino técnico e tecnológico sendo expandido em comprimento – não é? – que é o Centro Paula Souza, uma autarquia. Estamos expandindo o ensino técnico, mais do que duplicando o número de vagas no ensino técnico e no ensino tecnológico.

Aumentando de 26 para mais de 52 Faculdades de Tecnologia. E o ensino técnico nas Etecs é dado no nível do aprendizado médio, colegial. Portanto, não é nem para formados no ensino médio. É gente que faz o curso de um ano e meio – e quatro em cada cinco conseguem trabalho.
Estamos fazendo o trabalho do reforço do ensino técnico através da Secretaria da Educação, também, que tem firmado convênios com a Paula Souza, que é do governo, com o Senac e com o Senai – e em alguns municípios é um trabalho que vai se expandir.

Estamos proporcionando cursos de formação profissional, de aperfeiçoamento, para pessoas que estão no seguro-desemprego, que estão fora do mercado de trabalho… feito na Secretaria de Relações do Trabalho. Já são quantos, Guilherme? Neste ano serão…
Guilherme Afif Domingos, secretário estadual de Relações de Trabalho e Emprego 60 mil.

Governador: 60 mil. Eu fui assistir alguns cursos… hem?

Voz: No Senac.

Governador: No Senac. Mas o Senai também entra e a Paula Souza também.

Voz: (Inaudível)

Governador: Como?

Voz: (Inaudível)

Governador: Exatamente, foi na unidade da Penha… E esse é um terceiro plano das nossas atuações. E… quarto lugar, este convênio de hoje. Aqui pega pelo menos 100 mil jovens, que são de um programa chamado Ação Jovem, que foi criado na época do Alckmin. Dá uma ajuda mensal a praticamente 100 mil jovens no Estado de São Paulo, para que compareçam à escola – não é? – jovens de 14 a 20 anos… não é, Rogério? Hem, Rogério? É jovens de 14 a 20 anos. Hem?

Voz: 13 a 24.

Governador: Até 24, perdão… para que compareçam à escola. A contrapartida é o comparecimento à escola e é…

Voz: (Inaudível)

Governador: … renda mínima de meio salário por mês. Mas é também a participação em outras atividades. E aqui temos um ponto de partida importante. Esses 100 mil jovens terão acesso ao SESC – todo, na rede estadual, com todas as suas iniciativas.

Portanto, estamos atuando, de uma maneira gradualística, no sentido de que não é tudo de uma vez… descentralizada. Infelizmente, sem muita propaganda… – eu queria mais para que as pessoas soubessem, mais de maneira efetiva que é o mais importante de tudo… E queria agradecer aqui a parceria da Federação do Comércio e do seu braço na área cultural, esportiva, de lazer, que também chega a ser docente, que é o Sesc… não é apenas o Senac que cumpre essa função.

Para nós, é uma parceria que reforça muito o nosso trabalho. Reforça o nosso programa de governo. Mas, acima de tudo, reforça o futuro da nossa juventude. Nós estamos construindo um Estado novo, São Paulo, que no dia de amanhã será feito pelos jovens de hoje. E nós temos obrigação de que o futuro não seja vítima de um presente de omissão ou de trololó, marketing e pouca coisa concreta. Então, estamos trabalhando para o futuro.

Uma vez convidaram o Groucho Marx, que aqui acho que só umas cinco pessoas sabem quem era… Se eu fizer um teste aqui vai ser um vexame, não é?… Mas era um humorista muito engraçado. Até foi homenageado por um filme do Woody Allen, que talvez alguns viram quem era. Mas é um sujeito genial, que tinha grandes tiradas… E, aí, os ambientalistas o procuraram para que ele se engajasse no movimento ambientalista para salvar o futuro da Terra. E ele disse: “Não vou me engajar. Porque é que eu vou trabalhar pelo o futuro, se o futuro não fez nada para mim?”.

Eu só queria dizer que ele falou brincando… Eu só queria dizer que nós somos o contrário do Goucho Marx. Se soubermos que o mundo vai acabar amanhã, e tiver que plantar um carvalho hoje, nós plantamos. Essa é a nossa perspectiva de trabalho. E não plantamos sozinhos. Plantamos junto com vocês e com entidades como a Federação do Comércio.

Muito obrigado!