Anúncio de unidade da Fatec em Franca

Discurso de José Serra foi proferido na terça-feira, 31

sex, 03/08/2007 - 13h37 | Do Portal do Governo

O governador José Serra discursou na terça-feira, 21, em Franca, interior do Estado, após anunciar que o munícipio terá uma nova unidade da Faculdade de Tecnlogia (Fatec).

Queria dar o meu boa tarde a todas e a todos. Cumprimentar os organizadores desta feira pelo sucesso que já tem, a feira está começando hoje, mas está claro o sucesso, houve uma expansão de 15 por cento em relação ao ano anterior, e aqui são 450 marcas, 223 expositores, na realidade da produção de todos os insumos que são necessários para os calçados de qualidade que esta região, que a cidade, que o Brasil produz.

Queria cumprimentar o prefeito, Sidnei Franco da Rocha; o Arsênio, que é o presidente desta feira; o Ary Pedro Balieiro, vice-prefeito de Franca; queria cumprimentar o deputado federal Renato Molling, presidente da Frente Parlamentar do Setor Coureiro, Calçadista e Moveleiro, do Rio Grande do Sul.

Queria também dizer que o setor perdeu um grande defensor, batalhador, o deputado Júlio Redecker, nosso companheiro, de Novo Hamburgo, que aliás é a outra grande feira, maior que do que esta.

São duas grandes feiras que o Brasil faz, a de Novo Hamburgo, que é a maior, e esta, que é a segunda do Brasil. O Júlio era de Novo Hamburgo. E um grande batalhador que morreu num desastre da TAM na outra semana,

em São Paulo.

Queria cumprimentar outros deputados aqui presentes, o Marco Aurélio Ubiali, que é deputado federal; os deputados estaduais Gilson de Souza, Roberto Engler e Luís Carlos Gondin. E aqui estão também os prefeitos de municípios vizinhos: Pedregulho, Jeriquara, Buritizal, Restinga, Cristais Paulista, Rifaina, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Batatais e Itirapuã.

Queria cumprimentar também o presidente do Sindicato da Indústria do Calçado, daqui de Franca.

Mas, como eu tenho dito sempre, este é um setor eficiente no Brasil. O setor calçadista é um setor que venceu pela sua competência e pela capacidade de enfrentar as adversidades.  E hoje estamos enfrentando, nesse setor, uma situação muito adversa que é dada pela taxa de câmbio, pelo dólar excessivamente barato, que barateia as importações e encarece as exportações. O mundo é de concorrência, e o Brasil vai perdendo sua posição relativa por causa disto. Na verdade, é uma responsabilidade da política econômica federal.  O Estado, na gestão do Alckmin, reduziu, na indústria diretamente, o ICMS de 18 por cento para 12 por cento.

E, mais ainda, temos uma Fatec em Jaú e um campus da Unesp em Bauru, que se voltam para a indústria de calçados. A de Jaú envolve o treinamento em design de calçados. A Fatec é uma faculdade pública do Centro Paula Souza, do Estado. Vamos fazer também uma Fatec em Franca, que vai estar ligada ao setor, para que a gente possa continuar se aprimorando em matéria de qualidade.

O que eu tenho a dizer a vocês é que nós contamos com a sua persistência, a sua teimosia em sobreviver e em progredir, apesar do clima econômico adverso. E vocês têm também, do seu lado, o governador de São Paulo. Não é apenas por uma questão de posição pessoal. É também como governador nossa obrigação defender aqueles que produzem

em nosso Estado.

Aqueles que produzem com competência, com seriedade, com dedicação, como é o caso do setor calçadista.

Vocês me têm junto nesta batalha – é o que eu mais posso dizer aqui.

Muito obrigado, parabéns e vamos fazer esta abertura.