Anúncio de construção de Fatecs e Etecs em Osasco

O governador José Serra anunciou no final da manhã desta segunda-feira, 28, a construção de três Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e nove Etecs (Escolas Técnicas) na região metropolitana da capital. […]

seg, 28/04/2008 - 19h35 | Do Portal do Governo

O governador José Serra anunciou no final da manhã desta segunda-feira, 28, a construção de três Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e nove Etecs (Escolas Técnicas) na região metropolitana da capital. O anúncio foi feito em Osasco, durante cerimônia de início de obras do governo federal.  Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Senhor presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ministros da Educação, das Cidades e do Turismo. Prefeito Emídio de Souza, em nome de quem eu cumprimento todos os prefeitos presentes. Senhores deputados federais, deputados estaduais. Presidentes de federações e associações. Lideranças comunitárias.

Eu creio que é bastante oportuna a idéia da criação de instituições de ensino superior, de universidades aqui na região e no cinturão da Grande São Paulo. São Paulo era praticamente o único Estado do Brasil cujas universidades públicas são do Governo do Estado, como é o caso da USP, da Unicamp e da Unesp. É onde a presença do ensino superior federal era mais acanhada no Brasil.

E nós vemos, no Governo do Estado, com muito bons olhos que o Governo Federal, o Ministério da Educação, expanda o ensino superior em São Paulo, o ensino federal e especialmente na Grande São Paulo.

Quero dizer que para nós, presidente, ministro Fernando Haddad, a questão do ensino ocupa papel central na política estadual. Nós temos, hoje, nesta região oeste, 2 mil alunos de Fatecs, faculdades de tecnologia, e de Etecs, escolas de tecnologia. Nós estamos fazendo uma expansão, agora, que vai levar, em 2010, nós termos 16 mil alunos aqui nesta região, também com a criação de um Faculdade de Tecnologia aqui em Osasco, que deve começar a funcionar no ano que vem, na Vila dos Remédios.

Tem um dado impressionante, Fernando Haddad. É que o aluno que termina uma Fatec, uma faculdade de tecnologia, que são três anos, 90% deles já têm emprego assim que termina a faculdade. É realmente impressionante.

Nós vamos criar aqui na região outra Fatec, além da de Osasco, e vamos fazer escolas técnicas em Várzea Paulista, Cotia, Embu, Francisco Morato, Caieiras, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Santana de Parnaíba e Barueri, além de  outra Fatec em Barueri.

Com isso, nós estamos melhorando o emprego, porque, às vezes, uma indústria se instala e não tem gente qualificada para o trabalho. O que nós vamos fazer é que qualquer empresa que se instale, vai encontrar trabalhadores e assalariados qualificados, porque falta emprego no Brasil e, às vezes, quando se investe, não tem gente qualificada para isso.

Estamos na frente, para que se tenha uma idéia, elevando o número de alunos de escolas técnicas de 70 mil, que tem hoje, para 170 mil, em São Paulo.

E o número de faculdades de tecnologia de 26 para mais de 52. Mas há outras parcerias importantes de serem mostradas, de serem sublinhadas.

Quero dizer que o Emídio e eu somos – presidente Lula – de partidos diferentes. Mas nós temos uma coisa em comum: o Emídio, como eu, é palmeirense. Vocês vêem que ninguém é perfeito. Mas olha aqui, tanto ele como eu vemos com a maior simpatia o Corinthians, e torcemos para que o Corinthians possa voltar à primeira divisão.

Mas o Emídio me dizia uma coisa muito importante, agora há pouco. Ele disse: Governador, neste ano, não tivemos enchentes em Osasco. Por que não tivemos enchentes? Porque fizemos dois piscinões. Um em Rochdale e outro no Jardim Bonança, que eu mesmo vim inaugurar. E também uma coisa que é importante, deve fazer uns três meses: a canalização do córrego do Ribeirão Vermelho e a construção do túnel.

Estas obras, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura e com o Governo Federal, para se ter uma idéia, presidente Lula – talvez o senhor não saiba – esta canalização do Córrego do Ribeirão Vermelho custou R$ 19,5 milhões e nós dividimos metade Governo Federal, metade Governo do Estado.

Em governo, tem que ser assim. Em eleição, os partidos disputam um contra o outro. Tem briga. Tem atrito. Tem disputa democrática. No governo, nós temos que governar para todos e para todas.

Ninguém pode ser discriminado ou privilegiado, nem perseguido, nem premiado por pertencer a este ou àquele partido. Nós governamos para a população. Perseguir um prefeito significará prejudicar a população. Por isso, nós damos força para todos os prefeitos do Estado de São Paulo e trabalhamos também em parceria com a Assembléia Legislativa, onde todos os deputados têm emendas para serem apresentadas – e elas são respeitadas pelo Governo do Estado.

No meu governo, deputado não nomeia diretor de empresa nem secretário, mas ajuda a definir para onde vão os recursos governamentais, independentemente do seu partido.

Muito obrigado, presidente, ministro da Educação, ministro Márcio Fortes pelas coisas que trazem para São Paulo. Tudo que vem para São Paulo é somado àquilo que o governo, àquilo que as Prefeituras fazem em prol do nosso desenvolvimento, do desenvolvimento do Estado e do nosso País.

Muito obrigado.