Anúncio da nova unidade da Etec Cidade Tiradentes

Governador fez o pronunciamento neste sábado, 20, na zona leste de Capital

sáb, 20/10/2007 - 18h27 | Do Portal do Governo

Os moradores da região de Cidade Tiradentes, zona leste da Capital, vão ganhar uma Etec (Escola Técnica). O anúncio foi feito pelo governador José Serra neste sábado, 20, após acompanhar o prefeito Gilberto Kassab na inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) Água Azul. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Boa tarde a todos e a todas.

O Kassab e eu tivemos que ir a um velório de um político importante de Minas Gerais que morreu ontem. Então, nós fomos a Belo Horizonte, mas voltamos correndo para cá.

Eu vim com muita alegria participar da inauguração deste CEU que nós começamos em dezembro de 2005, quando eu ainda estava na Prefeitura. Estava no comecinho. O Gilberto Kassab não apenas concluiu, como está espalhando outros CEUs por toda a cidade de São Paulo.

Outro dia, inauguramos um hospital – que eu espero que esteja funcionando bem. Ou não? Vocês sabem há quantos anos esse negócio se arrastava. Terminamos.

Eu estava chegando agora e comentando para o Kassab. Eu me lembro quando eu vinha aqui, várias vezes na campanha de 2004, era uma Cidade Tiradentes. Hoje, é outra. Melhorou muito.

Então, é um dia de festa. Quero dizer para vocês: continuem contando com a gente. A gente vai continuar trabalhando juntos – o Governo do Estado e a Prefeitura – em benefício da população mais necessitada de São Paulo.

Agora, eu quero dar duas belas notícias aqui. Uma é a seguinte: nós vamos construir aqui atrás, neste terreno, uma Escola Técnica. Uma Etec do Estado. Quem estuda na Escola Técnica do Estado é um ano e meio de curso. Já sai com emprego, 80%, 90% têm emprego quando se forma.

Então, nós vamos fazer uma Etec aqui que vai ter 1.280 alunos. Vocês imaginam o que isso representa para a nossa juventude aqui. Junto com isso, vai ter também ensino médio: 640 alunos para poderem fazer o ensino médio.

Eu quero dizer que o ensino médio da Paula Souza … a Paula Souza é uma fundação do Governo do Estado que é a que toca, que faz, administra as Escolas Técnicas e as Faculdades de Tecnologia. Mas ela tem também ensino médio e, nos exames nacionais, o ensino médio da Paula Souza é o melhor que tem em São Paulo.

É o melhor que tem. E isto vai estar aqui dentro da Cidade Tiradentes. Vão ser, portanto, nada, nada, 1.900 alunos entre ensino médio e a Escola Técnica. Aqui neste mesmo terreno. Gente freqüentando…

Fala, Goldman. O Goldman é vice-governador e é secretário do Desenvolvimento. Então, é ele quem cuida do ensino técnico e do ensino tecnológico.

Os cursos que vão ser dados aqui são: de administração, de logística, de contabilidade, de farmácia, de auxiliar de enfermagem e de designer de interiores. Tudo profissão para estudar e já sair com emprego. Pode continuar estudando, aliás. Mas, enquanto estuda, vai ter um bom emprego, porque se formou pela Escola Técnica.

Esse é um trabalho que a gente faz, em cooperação com a Prefeitura. Vocês vêem como é vantajoso, como é bom para a cidade ter o Governo e Prefeitura trabalhando juntos. Isto é muito importante.

É uma grande coisa que nós estamos fazendo. Isso já valeu para o hospital, isso vale … Agora, as Irmãs Marcelinas estão pegando os postos de saúde, as unidades básicas. Pouco a pouco, elas vão melhorar bastante. A distribuição de remédios já melhorou e vai continuar melhorando ainda mais. Mas junto com ela, vem a escola, vem o lazer que esse CEU possibilita. Vem também o ensino técnico e tecnológico para a nossa juventude poder ter progresso na vida, poder ter mais oportunidades na vida.

E quero dizer o seguinte – todo mundo sabe disso: o CEU não foi inventado por nós. Foi da Prefeitura anterior, da Marta Suplicy, que é do PT. E que eu derrotei na eleição de 2004.

O que nós fizemos na cidade? Nós fizemos o seguinte: o que for bom, o que valer a pena a gente toca. O que for ruim a gente muda. Mas não vamos mudar as coisas, só porque muda partido. Interromper as coisas, deixar de fazer nada. Pelo contrário, vamos fazer e vamos fazer melhor.

Este CEU aqui custou 15% menos e tem 25% mais alunos do que o modelo original. Portanto, cabe mais gente, com menos dinheiro.

E tem mais: a gente olhou os CEUs anteriores e viu o que tinha de errado. Por exemplo: o esporte era em cima do teatro. Então, quando tinha jogo, não podia ter teatro, porque era barulheira. Agora, foi tudo separado. Tudo com muito cuidado.

Por isso, eu vim hoje aqui com muito orgulho como cidadão desta cidade, como governador, participar desta festa.

Queria agradecer a vocês que, na verdade, são os principais personagens aqui do dia de hoje. Desejar boa sorte para o Corinthians, porque vocês sabem que eu sou palmeirense.

O Dalton e o Gilson que vêm pegar votos, aqui com vocês, são corintianos. Agora, hoje, o Palmeiras vai ganhar do Paraná para ajudar o Corinthians.

Outro dia na ESPN, perguntaram o que eu quero no campeonato. Eu disse: – Olha, eu quero que o Palmeiras vá para a Libertadores e que o Corinthians não vá para a segunda divisão, porque se não, não tem graça. A gente sempre precisa estar sempre disputando para poder falar. Ela de camisa verde lá é corintiana? Sampaulina?

Agora, nós temos aqui também hoje um deputado baiano. Quem veio da Bahia ou tem parentes da Bahia aqui? Olha aí, Jutaí, oito municípios da Bahia ele já encontrou.

Bom, avisando aqui, o prefeito Kassab vai fazer mais duas AMAs – Atendimento Médico Ambulatorial – aqui na Cidade Tiradentes.   

Eu vou dizer uma coisa para vocês. Quando eu venho aqui, eu me sinto bem, porque eu vejo que nós cumprimos aquilo que nós dizíamos na campanha. Vocês podem procurar. Podem procurar aquilo que a gente dizia. Vocês vão ver como nós cumprimos.

Agora, não estamos fazendo mais do que a obrigação. Nós estamos cumprindo é com a obrigação. É que, no Brasil, político cumpre tão pouco a obrigação que quando alguém cumpre, tem que contar vantagem. Por isso, eu estou fazendo isso aqui. Mas, na verdade, é a nossa obrigação.

Muito obrigado. Um grande abraço.