Alckmin participa de inauguração de unidade do Senac Santo Amaro

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito da capital, Gilberto Kassab, Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio, a Fecomercio, e dos conselhos regionais do […]

sáb, 20/08/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito da capital, Gilberto Kassab, Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio, a Fecomercio, e dos conselhos regionais do SESC e do SENAC, deputado federal Júlio Semeghini, secretário do Estado de Gestão Pública, Luiz Francisco Salgado, diretor-regional do SENAC São Paulo, Danilo Santos de Miranda, diretor-regional do SESC, Sidney Zaganin Latorre, magnífico reitor aqui do Centro Universitário do SENAC, Euclides Carli, primeiro vice-presidente da Fecomercio, Antônio Carlos Borges, diretor-executivo da Fecomercio, coronel Ailton Araújo Brandão, subprefeito, todos os conselheiros, superintendentes, professores, colaboradores, alunos, amigas e amigos. Eu não sei se você sabe, Abram Szajman, tinha um prefeito no interior que fazia muitas citações, aí o governador com pressa falou: ‘Prefeito, sempre faça uma economia processual, você sempre cite duas só. Você faz uma, ganha tempo. Você vai numa escola, professores e alunos; você vai num hospital, profissionais da saúde e pacientes; você vai num local com muita gente, senhoras e senhores’. Olha, duas, né?  O prefeito guardou e tal. Passado uns meses, houve uma solenidade no cemitério municipal, aí a secretária já veio com aquele pacote de fichas, tal, ele lembrou do governador, guardou as fichas, pensou, pensou, pensou e falou: ‘Meus conterrâneos e meus subterrâneos!’.

Amigas e amigos, é dizer da alegria de nos reunimos hoje aqui. Eu e o prefeito Gilberto Kassab temos uma agenda só pra acompanhar o Abram Szajman. Em maio, foi Aclimação e agora já tem mais uma aqui, olha que é só boa notícia. Ah, tem mais duas aqui ó, ainda tem agosto, setembro. Mas é sempre uma alegria, porque essa é uma instituição generosa, né, que traz, faz coisa boa. Primeiro, com padrão de excelência. Aliás, os arquitetos aqui estão de parabéns, é muito bonito, né, e a qualidade, que é a marca do SENAC e do SESC. E a importância social e econômica do centro universitário. O setor primário da atividade econômica, que é agricultura, ela cada vez se mecaniza mais. Ela desemprega, porque naquilo que trabalhava muita gente, a máquina vai substituindo. São Paulo tem o maior canavial, é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo o estado de São Paulo. Então, você tinha novela, né, de história de cortador de cana, tal, isso desaparece, porque é tudo mecanizado, essas máquinas modernas, o emprego desaparece e surge outro. Nós criamos um curso na Fatec de Pompéia, ao lado de Marília, chamado Tecnólogo em Mecânica de Agricultura de Precisão. Então, você vai mudando, desaparece uma profissão, aparece outra. É muito rápido, né, o nosso tempo é o tempo da mudança e da velocidade da mudança.

Eu sou de uma região de café, colhia café. Era papai, mamãe, compadre, avô, vizinho, todo mundo colhendo café. Hoje, passa uma máquina, dá uma chacoalhada, uma rede embaixo colhe, tudo mecanizado. O setor secundário, que é a indústria, ela robotiza. Se pegar uma fábrica de automóveis, indústria automobilística na década de 70, uma delas aqui em São Bernardo chegou a ter 40.000 funcionários, hoje tem 14.000 e fábrica muito mais carro. Você robotiza, você repete, né, com máquinas. Qual o emprego que vai garantir emprego, salário, oportunidade? É o setor terciário da atividade econômica. São bens, serviços, comércio, turismo. Esse é o grande empregador. Já é hoje e vai ser cada vez mais, e é exatamente a esse, a essa necessidade do presente e do futuro que o SENAC trabalha com cursos os mais modernos, né. Essa é a casa da modernidade, da tecnologia, do design, da criatividade, estimular empreendedores, né? Estimular empreendedores. Então, a gente fica muito feliz, é de grande importância, é para toda a região metropolitana e capital. 

E uma boa notícia também, a Linha-5 do metrô, ela já está em obras, então Santo Amaro fica ligada a toda região sul, Capão Redondo, Campo Limpo com o trem vai até Grajaú, até Osasco e com a Linha-5 vai integrar com a norte-sul em Santa Cruz e com a Linha-2 em Chácara Klabin. Então, vai, todo mundo vai poder chegar aqui rapidamente num transporte metroferroviário rápido e de qualidade. Mas quero é trazer um grande abraço, dizer do capricho, né, do Abram Szajman em tudo que faz. Nós, até em Águas de São Pedro caiu uma ponte na enchente do comecinho ano, e o Abram Szajman me ligou lá do problema, dei uma corrida lá, já está pronta. É a ponte Abram Szajman, aliás, no padrão, no padrão SENAC, SESC, viu, porque a ponte lá é… A ponte é caprichada, viu, não cai de jeito nenhum. Mas, nós viemos é trazer um grande abraço, dizer que São Paulo está em festas, né, uma obra de tanta importância social e econômica. Parabéns!