Alckmin lança o Programa de Intercâmbio Cultural 2013 do Centro Paula Souza

Palácio dos Bandeirantes, 24 de abril de 2013

qua, 24/04/2013 - 22h43 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos! Quero saudar a professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, doutor Luciano Almeida, criador aqui, idealizador desse programa aqui Inglês sem Fronteiras, preside a nossa agência Investe SP, prefeita de Santa Cruz das Palmeiras, a Rita Zanata, o Michel Franklin, que é o coordenador do programa Inglês sem Escalas, o Hector Ferronato, aluno intercambista de 2011, deu um belíssimo depoimento aqui para todos nós, o Rogério Frizzi, diretor comercial da Terramar Turismo e Eventos, empresa responsável aqui pela operação do intercâmbio, Cristiano Martins, diretor comercial da Egali Intercâmbios, diretores, coordenadores, professores, pais e alunos, intercambistas, amigas e amigos.

Dizer da alegria… É a terceira turma, não é isso? Terceira turma. Esse programa, eu entendo que ele estimula, ele premia e ele aprimora, ele é um grande estímulo para os alunos estudarem mais, se destacarem nas suas escolas, tanto as Etecs como as Fatecs. E o estímulo também para os professores apresentarem bons projetos, terem boa proficiência e também premia, é uma bela oportunidade de vida, o intercâmbio e também aprimora os estudos, é um avanço importante nos estudos e como é importante hoje o inglês na vida profissional no mundo globalizado. Essa é uma experiência que vocês vão constatar, inesquecível, inesquecível. Eu fui estudante, fiz faculdade em 1973, faz, portanto, 40 anos, né? 40 anos. E fiz Projeto Rondon, exatamente um mês, quatro semanas, não fui para Honolulu, fui para Itauçu, em Goiás, e fui de ônibus e fiquei no porão da prefeitura dormindo lá um mês, inesquecível. Até hoje, inesquecível. E boas recordações, ótimas recordações.

Aqui, o Inglês sem Fronteiras é outro estágio. Quem vai para Boston, quem vai aqui? Então, Massachusetts, sei lá, uma bela região. Chicago, Honolulu? Lá atrás, ali… Glendora, Ranchos Palos Verdes? São Francisco, Londres? Hum, olha aí. Nova Zelândia, Auckland? Olha que maravilha. Eles vão agora em várias turmas. E outro aspecto importantíssimo é a experiência de vida, é uma experiência inesquecível. Depois, o aprimoramento também do inglês. Tem uma historinha muito interessante que mostra a importância do inglês hoje no mundo moderno. Diz que um ratinho… A Laura já conhece a história. Um ratinho está no canto, assim, da sala, correndo e um gato grandão vai devorar o ratinho, então o ratinho não tem escapatória, vai ser devorado pelo gato. O que faz o ratinho? Ele começa a latir, e a hora que ele começa a latir, o gato foge, então, moral da história: se ele não soubesse uma segunda língua, estava frito, né? Então, caprichem lá no inglês. Um mês faz uma diferença e se vocês praticarem mesmo, não pode falar em Português, tem que falar em Inglês. Se praticarem lá, isso vai ser extraordinário no sentido do aprimoramento da língua inglesa, que na carreira profissional, no dia-a-dia, no trabalho de todos nós, é uma ajuda espetacular. Apertem os cintos, boa viagem!