Alckmin inaugura Unidade de Apoio Hospitalar São José

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Dizer da alegria de estarmos aqui juntos, no 81º – este é o hospital de nº 81 do governo do Estado […]

sex, 09/12/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Dizer da alegria de estarmos aqui juntos, no 81º – este é o hospital de nº 81 do governo do Estado de São Paulo; um hospital público para atender gratuitamente à população, com os princípios da universalidade, da equidade, da gratuidade, feliz; um hospital de servidores públicos. E nós vamos valorizar o serviço público, os nossos servidores. Geralmente, no primeiro ano, um ano de mais dificuldade, essas questões de carreira ficam mais para frente, mas nós já mandamos um projeto de lei pra Assembleia, já foi aprovado, a carreira e o aumento de salário, a partir de 1º de julho, então, nós vamos pagar todo o atrasado: julho agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro… A questão dos médicos, também, é mais questão aí de dias, nós vamos ter também pronto o nosso trabalho, e tenho certeza de que o Hospital São José será um importante apoio aqui para toda a região onde nós já temos aqui o hospital do Mandaqui, que é um grande hospital, um hospital terciário, e vamos inaugurar este mês toda a reforma lá do Hospital do Mandaqui.

Temos também o Hospital de Vila Nova Cachoeirinha, que foi feita toda a reforma da parte de UTI, UTI adulta, UTI infantil. O pronto-socorro geral de Vila Penteado, também, todo ele reformado. Temos também o Hospital de Taipas, enfim, dotar a região norte aqui das melhores condições de saúde. Agradecer ao professor Giovanni Cerri, à sua equipe; ao deputado Celino Cardoso, aqui da região; ao vereador de São Paulo, o Claudinho… Vereador na capital é senador, não é? Senador Claudinho… O Nelson Costa, representando o nosso prefeito Gilberto Kassab; o doutor Antônio Jorge Martins, diretor aqui da unidade do Hospital São José; o doutor Seme Abdala, diretor clínico do Hospital Vila Nova Cachoeirinha; a doutora Vânia Azevedo Tardelli, coordenadora de saúde da região norte; padre Paulo; a Márcia Rodrigues Janota, presidente da Comissão Pró-Resgate aqui do hospital. Estou vendo aqui Ferreira… as voluntárias aqui do hospital…

O Mário Covas, quando chegava num hospital, a primeira coisa que ele queria ver… Falava: “Olha, não me mostrem ressonância, ultrassom, aparelho… Eu quero saber se tem trabalho voluntário. Se tiver trabalho voluntário, o voluntariado presente no hospital, o hospital caminha”. Então, muito obrigado às nossas voluntárias aqui do hospital. Meus colegas e minhas colegas profissionais de saúde… Médico gosta de visitar hospital, não é? Amigas, amigos aqui da comunidade. Nós estamos muito felizes de estarmos entregando aqui essa bela obra, não só física, mas o que ela vai trazer de benefício para população. E esse é um modelo inovador de nós termos hospitais de apoio.

Quer dizer, você tem… O Mandaqui é um hospital do trauma, não é? Um hospital cirúrgico, de alta complexidade; temos lá, no Vila Nova Cachoeirinha, moléstias infecciosas, não é isso? Taipas, aliás, qual que é? O de queimados? Penteado, queimados; álcool e drogas, Taipas; então, nós temos hospitais aqui em várias áreas, e este é um hospital de apoio. Então, casos que não necessitam de cirurgia, que não necessitam de terapia intensiva, mas que o paciente precisa estar internado para se recuperar, você dá aqui um bom apoio e ajuda a desafogar os hospitais; complementam o modelo de saúde aqui da região, tendo mais eficiência e melhor trabalho.

Eu vou acompanhar muito de perto aqui, porque a maioria dos hospitais novos e das AMES, das novas unidades, elas são todas por OS, e aqui não é. Não é isso? Aqui é administração direta. Nós vamos dar um apoio grande para vocês, viu? E eu sou um defensor do serviço público, viu? Nós vamos acompanhar aqui com grande empenho. Queremos que seja um modelo de qualidade, de prestação de atendimento.

Mas eu quero deixar um grande abraço, me desculpar pelo atraso, mas ontem eu casei meu último filho, perdi a hora, para ser sincero. Mas eu quero deixar um abraço muito carinhoso aqui e vim tomar o cafezinho aqui de vocês.

Bom trabalho!