Alckmin inaugura Delegacia do Porto de Santos

Santos, 13 de junho de 2013

qui, 13/06/2013 - 17h31 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde! Boa tarde a todas e a todos! Quero cumprimentar o prefeito anfitrião, Paulo Barbosa, vice-prefeito, dr. Eustásio, vereador Sadao Nakai, presidente da Câmara, dra. Tatiana Brabo, diretora do Fórum, juíza de Direito, secretário de Estado de Segurança Pública, dr. Fernando Grella, secretário do Meio Ambiente, deputado Bruno Covas, da Agricultura, Mônika Bergamaschi, do Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, deputado Luciano Batista, nosso sempre deputado João Leite Neto, Américo Andrade, procurador-chefe, dr. Maurício Blazeck, delegado geral de polícia, dr. Reinaldo Campos Sperandio, chefe da Polícia Federal, João Paulo Tavares Papa, nosso ex-prefeito, amigo, o Ézio Borghetti, superintendente da Guarda Portuária, dr. Marco Antônio Desgualdo, diretor do Decade, dr. Aldo Galiano Júnior, diretor do Deinter 6, coronel Savioli, comandante da CPI 6, Antônio Álvares Monteiro, diretor da polícia Técnico Científica aqui de Santos, dr. Francisco Norberto Rocha de Moraes, dr. Osvaldo Nico Gonçalves, ambos da Deatur, delegada dra. Martha Luzia Mendonça Vergine, delegada da 5ª Delegacia do Turista aqui do Porto de Santos que estamos inaugurando, Renato Barco, presidente da Codesp, Rubens Viegas, amigo aqui da Unimes, a Vera Rafaele, a nossa presidente da Fundação de Memória aqui de Santos, delegados de polícia, policiais operacionais, representantes de associações e entidades de classe, amigas e amigos.

Estamos muito felizes, hoje estamos inaugurando mais uma delegacia de polícia e uma delegacia especializada no maior porto do Brasil e no maior porto da América do Sul, que é o Porto de Santos, porta de entrada, de saída, importação, exportação, esse é o principal instrumento de desenvolvimento de São Paulo e do Brasil. Nós teremos aqui dois delegados, escrivães, três escrivães, seis investigadores, auxiliar de papiloscopista. Aqui foi destacado que são bilíngües, a sua especialização também, conhecimento marítimo, náutico. Por aqui vêm turistas, o ano passado foram mais de um milhão de turistas do mundo todo, que vêm a Santos. Aliás, essa é a história de Santos, porta aberta ao mar, recebendo gente do mundo todo, e essa delegacia especializada vai trazer mais condições e melhores condições de trabalho. Também autorizamos o nosso diretor do Deinter, dr. Grella já autorizou a reforma completa da sede da Polícia Civil, o Palácio da Polícia, na avenida São Francisco, será inteirinho reformado. E hoje assinamos o decreto criando o Gabinete de Segurança Metropolitano para a Baixada Santista. Mas quero, Paulo Barbosa, estando aqui na sua terra, dizer, destacar o empenho coletivo das polícias, dos órgãos de governo e da sociedade civil. Nós somos o único Estado brasileiro que, todo dia 25, a gente põe na internet, portanto, é público, nós somos o Estado mais transparente do Brasil, somos o primeiro dos 27 Estados avaliados pela ONG Contas Abertas, o Estado mais transparente do País, nós publicamos a estatística do mês anterior. Então, 25 de maio publicamos abril; 25 de junho publicaremos maio. Então, comparando janeiro a abril de 2013, na cidade de Santos, redução de homicídios, 36%, comparando com o mesmo período do ano passado. O ano passado foram 11, este ano sete casos. Roubo a banco: zero, nenhum caso. Estupro: redução de 26%, comparado com o ano passado, janeiro a abril. Latrocínio na cidade de Santos: zero, nenhum caso até o dia 30 de abril. Deinter 6, Santos, a região. Homicídio: queda de 14%, em 2011, 112 homicídios de janeiro a abril no Deinter 6; em 2012, 90; este ano, 77, três anos de queda. Furtos: queda de 12%; em 2011, 1.769; 2012, 1.537; este ano, 1.360. Roubo de carga: 2011, 111; 2012, 103; este ano; 79. Roubo a banco: 2011, zero; 2012, três; este ano, um caso; 67% a menos. Estupro: 2012, 280; este ano, 232; 17% a menos. Latrocínio: o ano passado, oito casos; este ano, cinco casos; 38% a menos.

E todos os indicadores de eficiência da polícia aumentaram. Aliás, o maior indicador do trabalho da polícia é o número de criminosos presos. Não há, se juntar o Brasil inteiro, não dá o que nós fizemos de 1º de janeiro até agora. Nós prendemos e mantivemos presos, não é que prendeu e soltou, aumentou a população carcerária em 11 mil presos, saímos de 195 mil para 206 mil presos. Identificar, elucidar crime, investigar, esclarecer e prender os criminosos. A polícia está trabalhando 24 horas a serviço da sociedade, nós somos servidores públicos e quero, como servidor público de São Paulo, agradecer esse trabalho, esse empenho, e que eu tenho certeza, vai crescer ainda mais e agora com o fortalecimento da polícia aqui na Baixada, com a inauguração de uma nova delegacia de polícia, carros, blazers 0 Km, delegados, investigadores, escrivães, agentes, policiais e faremos um aumento de recursos humanos, um fortalecimento de recursos humanos recorde na Polícia Civil, polícia investigativa e judiciária. Mas quero desejar aqui um bom trabalho à nossa delegada, dra. Martha, ela que salvou o Paulinho, o Paulinho disse que não ia bem na faculdade, ela dava uma ajudinha para ele, dava um empurrão. Quero cumprimentar aqui a doutora, cumprimentar o dr. Grella, todos vocês. Parabéns! Bom trabalho!