Alckmin fala sobre entregas de casas da CDHU em Cubatão

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos. Uma alegria estarmos juntos aqui. Comecei bem o sábado. Mas é uma alegria abraçar todos vocês. Dizer da […]

sáb, 19/11/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos. Uma alegria estarmos juntos aqui. Comecei bem o sábado. Mas é uma alegria abraçar todos vocês. Dizer da alegria de termos conosco aqui o governador Serra, que nos alegra aqui com sua presença. A prefeita anfitriã, a prefeita de Cubatão, Márcia Rosa; vice-prefeito, Arlindo Fagundes Filho; os vereadores aqui de Cubatão, meu xará Geraldo Guedes, Severino Doda, o Dinho, o Bigode. Tenho um amigo muito querido, o João Ivaniel, foi vereador, amigo de 30 anos, uma alegria revê-lo. Deputado Silvio Torres, que é o secretário de Estado da Habitação; deputado Márcio França, secretário de Estado do Turismo; Coronel Admir Gervásio, chefe da Casa Militar. Nosso Coiuíra, que nos alegra aqui com sua presença, cadê o Coiu? O Coiu, vem aqui Coiu. Vem aqui, dar um pulinho aqui. O Coiuíra, o Marcelo Bueno, o engenheiro Fernando Chucre, que coordena aqui o projeto; Francisco Prado, nosso sempre secretário; Max Penido, secretário-adjunto de Habitação; Edmur Mesquita, secretário-adjunto de Desenvolvimento Metropolitano; Paulinho Viazovski, prefeito de Mongaguá; o Passarelli, ex-prefeito aqui de Cubatão, José Osvaldo Passarelli; doutor Antônio Carlos do Amaral Filho, presidente da CDHU; o Marco Aurélio Adegas; diretor-executivo da Agem. Padre N. Roque, N. Roque ou é Valdecir. N. Roque, que é da paróquia de São Judas; o Ademário, nosso companheiro. Secretários municipais, mas, especialmente, os novos moradores dos nossos três residenciais.

Vocês conhecem a história de um prefeito, não é a Márcia não, de um prefeito que fazia muitas citações? Diz que tinha um governador, viu Serra, lá atrás, que estava com pressa, e o prefeito citações: Governador, senador, deputado, prefeito, vereador, diretor, presidente, não tinha fim. O governador com pressa, chamou e falou: Prefeito, aprenda o seguinte: duas citações. Economia processual, vamos ganhar tempo. Você vai num hospital, profissionais de saúde e pacientes. Você vai numa escola, professores e alunos. Você vai num local com muita gente, senhoras e senhores. Olha, duas. Aí o prefeito ouviu e tal, passado uns meses, padre, houve uma solenidade no cemitério municipal. Aí a secretária já veio com aquele pacote de fichas e tal, o prefeito guardou as fichas, pensou, pensou, pensou, aí falou: “Meus conterrâneos e meus subterrâneos”.

Amigas e amigos, é uma alegria estarmos aqui hoje na antevéspera do Natal, está chegando aí o Natal. É um sonho a gente poder ter a casa nova, ter a casa própria, local seguro; para entregar as chaves, aí já organizam as mudanças. E aqui foi muito bem colocado: são as melhores casas. Nós já fizemos, o Governo de São Paulo, 400 mil unidades habitacionais, casas e apartamentos, desde o início da CDHU. O Governo do Estado de São Paulo é o único que põe dinheiro do orçamento para moradia para as pessoas, é o único. Nós colocamos 1% do ICMS todo mês, isso vai dar mais de 1 bilhão por ano só em moradia. Não tem nenhum conjunto dos 645 municípios do estado que tenha o capricho, a qualidade, a infraestrutura, o investimento que foi feito aqui em Cubatão.

Só nessas 481 moradias, foram, ao todo, R$ 82,2 milhões investidos. Aqui tem moradias com o terceiro dormitório, tem com dois e também tem com o terceiro dormitório, azulejo, cozinha, banheiro. Medidor individual de gás e água, piso cerâmico em todos os cômodos. Aquecimento solar, então a conta de luz vai cair, despencar. Porque o que a gente gasta luz… é chuveiro, é banheiro, e aqui todos têm aquecimento solar. Ajuda o meio ambiente e reduz a conta de luz. As pessoas fazem economia. Pé direito mais alto, centros comercias. Uma parte das unidades já vem com o Ponto Comercial, com local de comércio. A infraestrutura do entorno, as escolas que o Governo já fez e vai fazer. Vamos ajudar a prefeitura, prefeita Márcia Rosa, na outra infraestrutura que precise. Enfim, todo mundo com a sua escritura, dono do imóvel, deixar para os filhos, ser dono do imóvel. Ter a segurança jurídica do seu imóvel, não ter nenhum risco de natureza jurídica. Enfim, ter um local seguro, que não tenha risco dos problemas ambientais, época de chuva. Um investimento importante aqui para a população. Fruto de um trabalho coletivo e eu quero começar agradecendo ao governador Serra, que foi quem deu o início, deu o pontapé inicial. E é um craque, acho que ele deu um pontapé inicial, não sei se é do Neymar ou do Ganso, mas é um craque.

Agradecer aqui o secretário Silvio Torres, o Silvinho. Cadê o Silvinho? Está fazendo aí um grande trabalho na Secretaria da Habitação. O presidente da CDHU, doutor Amaral. Dá um passinho pra frente, doutor Amaral, que preside aqui a CDHU. Agradecer ao Fernando Chucre, dá um passo pra frente Fernando. O Fernando é arquiteto e é o responsável. Então, Márcia, é com ele que você tem que estar permanente conversando aí pra ter um bom… É o Serra chamou de engenheiro, mas é arquiteto, engenheiro e arquiteto. Então o Chucre é o coordenador do projeto, mantém o contato aqui com a nossa prefeita. Agradecer os nossos secretários, está aqui o Márcio França, dá um passinho aqui, Márcio. O Márcio França que é um entusiasta do turismo, turismo é emprego. Emprego, renda, trabalho para a população. Um lutador aqui pela região da Baixada Santista, foi um grande prefeito de São Vicente, e um grande secretário.

Agradecer aqui o Edmur Mesquita que dirigiu aqui a Agem. Foi muito bem lembrado do Lara, nosso queridíssimo Rubens Lara. Agradecer ao Castelo Branco, que está aqui conosco também. O coronel Admir Gervásio; Coronel Gervásio é o secretário-chefe da Casa Militar. Então toda Defesa Civil é o coronel Gervásio. Toda parte de Defesa Civil, o trabalho é ele que comanda. Agradecer a prefeita Márcia Rosa. Dizer para a Márcia que conte conosco. Passe a mão no telefone se tiver algum problema. Liga pra gente trabalhar juntos, integrados aqui em parceria. Agradecer a todos aqui e especialmente a cada um de vocês. Que a casa nova traga muita alegria. Porque a gente na vida vive de sonhos, não é isso? Quando é criança sonha a menina com a boneca, o menino com a bola, o chocolate. Depois sonha com a namorada, sonha com o namorado. Sonha com os filhos. Eu sonho com os netos, né, além dos filhos. Enfim, a vida é sonho e um dos sonhos da família é poder ter a casa, casa com qualidade, casa nova, o documento, a segurança para poder ter uma qualidade de vida melhor. Essa é a nossa obrigação e a gente fica feliz de fazer isso junto com vocês. Muitas felicidades!