Alckmin entrega moradias da CDHU em Itaquequecetuba

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito de Itaquaquecetuba, o Armando da Farmácia. O Armando diz que “meu nome é trabalho, mas pode chamar de hora […]

seg, 30/05/2011 - 7h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito de Itaquaquecetuba, o Armando da Farmácia. O Armando diz que “meu nome é trabalho, mas pode chamar de hora extra”. Quero cumprimentar a deputada estadual, a Heroilma Tavares; deputado federal Roberto de Lucena; deputado Edson Giriboni, secretário de Saneamento de Recursos Hídricos; deputado estadual João Caramez, está aqui do nosso lado; secretário-adjunto da Habitação, Marcos Penido; presidente da SABESP, doutora Dilma Pena; o vereador Celso Reis, proponente do nosso título de cidadania, muito obrigado, Celso; os vereadores, o Donizete Santos, Oscar Cabrera, Donizeti Pereira, Maria Aparecida Fonseca, Mário Charutinho; saudar também o Juracy, de Ferraz de Vasconcelos; a Maraísa Lúcia Reis de Souza, que preside o Movimento Pró-Moradia aqui de Itaquá; a Elisete Lima dos Reis, também do Movimento Pró-Moradia; a Cristiane Jesus dos Reis Lopes, também aqui do Movimento; o José Carlos Garcez Soares dos Santos, da Associação das Mulheres pela Moradia; coronel Emanuel Uemada; o João Seleção, presidente do meu partido, na pessoa de quem quero saudar todos os partidos; o Cuco, vice-prefeito de Mogi das Cruzes, nos alegra aqui com a presença; o Wilson Garcia, presidente do PV aqui de Itaquá; o Eduardão, de Poá; o Abel Larini, prefeito de Arujá, amigas e amigos, uma palavra breve.

Lideranças comunitárias, mutuários que vão receber hoje a chave do apartamento, mas é para mim um dia duplamente alegre, aliás, três vezes alegre. Primeiro por receber o título de Cidadão Itaquaquecetubense. Agora, quem nasceu na minha cidade, Pindamonhangaba, como é que chama? Pindamonhangabense. Empatou, com itaquaquecetubense. Mas fiquei muito honrado, Itaquaquecetuba é uma das maiores cidades do Brasil, uma das que mais cresce, campeã do desenvolvimento e nós vamos investir, Armando, 24 horas aqui para melhorar a qualidade de vida da população.

E aí diz que a gente na vida vive de sonho, não é isso? Quando é criança a gente sonha com a bola, a boneca, chocolate. Depois o sonho do jovem, de todo, a namorada, o namorado, os filhos. Eu que já sou avô, os netos, não é? O meu filho, a esposa dele deu à luz, anteontem, gêmeos. O avô não é fraco não, hein? E o sonho da família é a casa, é ter o abrigo, sair do aluguel, deixar de morar com parente para poder ter o sonho da casa própria. Então nós estamos muito felizes. Hoje são 160 famílias que estão recebendo a chave da casa própria. Apartamentos novinhos, com qualidade, bem feitos e da melhor maneira, que é o mutirão. É 160 de 640, são os últimos 160, mas nós temos para entregar aqui mais 580 em Itaquaquecetuba.

Vamos em junho lançar o edital de mais 620 aqui em Itaqua. Então, 580, 160 hoje, de um total de 640. 580 em obra, vai dar 1.220. Mais 620, o edital sai agora, 1.840. E a hora que nós viemos para cá… Nós descemos no Campo do Brasil e quando viemos para cá, ali do lado da creche tem um terreno grande ali. Então o prefeito ficou… Que é do mesmo conjunto, ele ficou de desapropriar lá o terreno… Terreno grande, vai dar setenta e tantos mil… Ah, já é do município? Cadê o Penido? Penido, 70 mil m², mais ou menos, cabem quantos apartamentos? Olha aí.

Então esse terreno, que é aqui do lado, que a Prefeitura vai nos doar, cabe aí de 700 a 800 apartamentos. Mutirão, hein? Mutirão. Vamos fazer mutirão. Então nós temos 160 chaves, entrega hoje; 580 em obra; 620 licitamos agora em junho, é obra, não é mutirão, e com a doação desse terreno dá para fazer mais aí de 700 a 800 apartamentos aqui para as famílias aqui. É casa para quem não tem casa, para quem não tem casa e prioridade para as famílias de menor renda. Então, dar prioridade para quem mais precisa, combinado Armando?

Então está aqui o Penido, fechado aí o entendimento, passou, já pode ir preparando já o projeto e já preparando todo o trabalho. E houve um cadastramento para mutirão esta semana, né? Aqui na região foram 1.600; 1.600 não só em Itaquá, mas na região. Nós vamos fortalecer o mutirão, porque o mutirão, a gente faz casa, faz com mais economia e constrói cidadania. E não tem… Mário Covas dizia que não tem mutirão sem mulher, as mulheres é que seguram a peteca e tocam para frente.

Eu queria aqui também destacar as obras de saneamento básico. A gente às vezes não valoriza muito o saneamento, mas água, a hora que falta água é aquele sufoco e água é vida. Nós temos que beber todo dia um 1/30 do nosso peso. Quem pesa 60 kg, tem que tomar 2 litros de água, 8 copos de água. Quem pesa 90 kg, 3 litros de água, 12 copos de água; 60% do corpo humano é água. Um bebê, 70% do bebê é água. Então, água. Quando a gente vai ficando mais velho, vai ficando mais enxuto, né?

Tomar água e, de outro lado, coletar esgoto. Infelizmente Itaquá ainda não tinha uma boa rede de coleta e muito pouco tratamento. Então, com esse… Itaquá vai ser a cidade que mais vai receber investimento em saneamento básico. É muita obra, muito emprego aqui na região, quase 300 milhões em saneamento. Começa hoje, a ordem de serviço está sendo dada já hoje, tudo licitado, contratado e Itaquá vai passar de 47% de coleta para 71% de coleta e o tratamento, que era só 7%, para 60% de esgoto tratado. O rio chama… Como é que chama o rio? Rio Três Pontes, Rio Perobá, limpeza de… Limpeza… Rio do Una, limpeza dos rios, então, rede de coleta de esgoto, receptores, toda a parte de emissários e colocar o esgoto dentro das estações de tratamento de esgoto, seja em Suzano, seja também em São Paulo, aqui em São Miguel.

Mas quero é deixar um grande abraço, o Armando essa semana vai lá tomar um café comigo, tem outras questões aqui da cidade que nós vamos investir muito e eu falei que ele… Perguntei se a Heroilma deixava ele lá. Ela autorizou, então ela vai levá-lo lá, vai levar o Armando lá. Agradecer a deputada Heroilma, nossa parceira na Assembleia Legislativa de São Paulo, muito obrigado deputada. Agradecer ao João Caramez, ele é um deputado que foi secretário de Estado com Mário Covas, comigo, faz um grande trabalho também, muito obrigado Caramez, foi prefeito também; agradecer o Roberto de Lucena, deputado federal pelo PV, aqui também da região, trabalha muito lá em Brasília no Congresso, muito obrigado pelo trabalho.

Cumprimentar o Armando da farmácia, o Armando do trabalho, né Armando? Agradecer os vereadores aqui a homenagem, o título, e especialmente desejar muita felicidade às famílias que estão recebendo hoje as suas chaves. E quem ainda não chegou lá, pode confiar que nós vamos trabalhar 24 horas para fazer mais casas, mais apartamentos, mais mutirão, para que mais famílias possam realizar o sonho da casa própria. Esse é o único programa do Brasil que quem ganha um salário mínimo pode ter acesso a casa própria, porque não passa de 15% da renda familiar a prestação. Se ganhar pouco, o Governo paga o subsídio, fica por nossa conta, mas não pode passar de 15% da renda. Então, quem ganha um salário, a prestação do apartamento, para ser dono, é R$ 81. Quanto é o aluguel de uma casa, de um apartamento em Itaqua? Quanto? 300? 250? 350? Quem ganhar um salário, R$ 81,00. Se aumenta o salário, aumenta um pouco, mas nunca passa de 15% da receita da família.

Parabéns, Itaquaquecetuba!